Educação histórica e religião : aproximações a partir de um estudo da consciência histórica de jovens alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nechi, Lucas Pydd
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/26631
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
id UFPR_9dd1323da86bf615698de6bafdbee2c1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26631
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Nechi, Lucas PyddSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-23T17:12:21Z2020-09-23T17:12:21Z2011https://hdl.handle.net/1884/26631Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos SchmidtDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba,27/05/2011Bibliografia: fls. 156-159Resumo: Este trabalho discute questões teóricas no campo do ensino de história através de um estudo em um caso específico de uma escola confessional particular na cidade de Curitiba. Fundamentando-se nos argumentos da sociologia da experiência de Dubet (1996, 1998, 2006), sociólogo francês, e da teoria da história de Jörn Rüsen (1992, 2001, 2007, 2010), procurou-se responder a seguinte questão: De que maneira os conceitos históricos, relacionados a temas religiosos, estão presentes na consciência histórica de jovens alunos de uma escola confessional? Para isto, foi realizada a leitura analítica dos livros didáticos de história utilizados nesta escola da 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Os dados coletados foram tabelados de modo a verificar a quantidade de citações referentes à religião e a maneira pela qual elas aparecem nos livros. Estes dados foram determinantes para a produção de questionários aplicados em 172 jovens da primeira série do ensino médio, sujeitos principais da pesquisa, e nos 04 professores de história da escola. Os questionários buscaram coletar, além de outros dados, narrativas produzidas pelos jovens a fim de apontar o desenvolvimento de suas consciências históricas especificamente no caso de temas religiosos, tomados como conceitos históricos. A análise das narrativas demonstrou que os jovens possuem divergentes compreensões da relação entre religião e história. Para muitos deles, a história é compreendida como disciplina desvinculada da vida prática e ligada estritamente ao passado longínquo. Nas narrativas de conceitos históricos de temas religiosos, houve um amplo predomínio das tipologias de consciência histórica tradicional e exemplar, com poucas respostas dos tipos críticos e genéticos. Notou-se que, da maneira pela qual o ensino destes temas foram realizados até aqui, os estudantes em geral não conseguem identificar e se relacionar com os conceitos históricos de temas religiosos presentes em sua vida. Quanto aos educadores, não há clareza das formas pelas quais os temas religiosos devam ser ensinados. Conclui-se este trabalho indicando o conceito de humanismo moderno de Rüsen como fundamentação para estruturar o desenvolvimento da consciência histórica das crianças e jovens, fornecendo elementos para que eles compreendam o mundo em sua temporalidade.Abstract: This paper discusses theoretical issues in teaching history through a study in a specific case of a particular confessional school in the city of Curitiba.Basing on the arguments of the sociology of experience by Dubet (1996, 1998, 2006), French sociologist, and the theory of history Jorn Rusen (1992, 2001, 2007, 2010), we sought to answer the following question: What way the historical concepts related to religious themes, are present in the historical consciousness of young students in a confessional school? For this, we performed analytical reading of history textbooks used in this school from 5th to 8th grade. The collected data were tabulated in order to check the amount of citations related to religion and the way they appear in books. These data were crucial to the production of questionnaires applied in 172 young people from the first grade of secondary school, the primary research subjects, and 04 history teachers from the same school. The questionnaires collect, among other data, the narratives produced by young people to point the development of their historical consciousness specifically in the case of religious subjects, taken as historical concepts. The analysis of the narratives showed that young people have differing understandings of the relationship between religion and history. For many, history is understood as a subject detached from practical life and strictly linked to the distant past. In the narratives of historical concepts of religious subjects, there was a wide prevalence of the typologies of traditional and exemplary historical consciousness, with few responses from critics and genetic types. It was noted that the manner in which the teaching of these topics were conducted until now, students generally can not identify and relate the concepts of historical and religious themes presents in their lives. As regards the educators, there is no clarify about the ways in which religious themes should be taught. We conclude this paper pointing the Rusen.s concept of modern humanism as reasons for structuring the development of historical consciousness of children and youth, providing evidence that they understand the world in its temporality.167 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoHistoria - Estudo e ensinoReligião - Estudo e ensinoEnsino religiosoReligião e sociologiaEducaçãoEducação histórica e religião : aproximações a partir de um estudo da consciência histórica de jovens alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLucas Pydd Nechi dissertacao.pdfapplication/pdf1578020https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26631/1/Lucas%20Pydd%20Nechi%20dissertacao.pdfe17972bcbb13e0193aed3fb4e00600a7MD51open accessTEXTLucas Pydd Nechi dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain388617https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26631/2/Lucas%20Pydd%20Nechi%20dissertacao.pdf.txt59dccec1d808370502acf42af2d217fbMD52open accessTHUMBNAILLucas Pydd Nechi dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26631/3/Lucas%20Pydd%20Nechi%20dissertacao.pdf.jpg5e4cc95387e905862efbbfd1c8267ab0MD53open access1884/266312020-09-23 14:12:21.923open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26631Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-23T17:12:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação histórica e religião : aproximações a partir de um estudo da consciência histórica de jovens alunos
title Educação histórica e religião : aproximações a partir de um estudo da consciência histórica de jovens alunos
spellingShingle Educação histórica e religião : aproximações a partir de um estudo da consciência histórica de jovens alunos
Nechi, Lucas Pydd
Dissertações - Educação
Historia - Estudo e ensino
Religião - Estudo e ensino
Ensino religioso
Religião e sociologia
Educação
title_short Educação histórica e religião : aproximações a partir de um estudo da consciência histórica de jovens alunos
title_full Educação histórica e religião : aproximações a partir de um estudo da consciência histórica de jovens alunos
title_fullStr Educação histórica e religião : aproximações a partir de um estudo da consciência histórica de jovens alunos
title_full_unstemmed Educação histórica e religião : aproximações a partir de um estudo da consciência histórica de jovens alunos
title_sort Educação histórica e religião : aproximações a partir de um estudo da consciência histórica de jovens alunos
author Nechi, Lucas Pydd
author_facet Nechi, Lucas Pydd
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Nechi, Lucas Pydd
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Historia - Estudo e ensino
Religião - Estudo e ensino
Ensino religioso
Religião e sociologia
Educação
topic Dissertações - Educação
Historia - Estudo e ensino
Religião - Estudo e ensino
Ensino religioso
Religião e sociologia
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-23T17:12:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-23T17:12:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/26631
url https://hdl.handle.net/1884/26631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 167 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26631/1/Lucas%20Pydd%20Nechi%20dissertacao.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26631/2/Lucas%20Pydd%20Nechi%20dissertacao.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26631/3/Lucas%20Pydd%20Nechi%20dissertacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e17972bcbb13e0193aed3fb4e00600a7
59dccec1d808370502acf42af2d217fb
5e4cc95387e905862efbbfd1c8267ab0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699014140887040