Investigação em Educação Histórica: análises da temática religião em textos didáticos de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Conceição
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26782
Resumo: O objetivo desta pesquisa é apresentar as análises sobre a temática religião, a partir do conteúdo Reforma Protestante e Contrarreforma, da obra didática Projeto Araribá, destinado ao ensino fundamental. Para tanto, selecionaram se as narrativas históricas de alunos do 7º ano de uma escola da rede municipal de Goiânia. O foco central da pesquisa foi averiguar se os textos didáticos influenciam o desenvolvimento de uma “consciência histórica” dos alunos.
id UFPR-4_6c48882e85bde4c436d0f4b42ac33a75
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/26782
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Investigação em Educação Histórica: análises da temática religião em textos didáticos de HistóriaEnsino-aprendizagemEducação hsitórica, ensino de história, religiãoO objetivo desta pesquisa é apresentar as análises sobre a temática religião, a partir do conteúdo Reforma Protestante e Contrarreforma, da obra didática Projeto Araribá, destinado ao ensino fundamental. Para tanto, selecionaram se as narrativas históricas de alunos do 7º ano de uma escola da rede municipal de Goiânia. O foco central da pesquisa foi averiguar se os textos didáticos influenciam o desenvolvimento de uma “consciência histórica” dos alunos. UFPRSilva, Maria Conceição2012-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26782Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 259-272Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 259-272Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 259-2721984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26782/19425https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26782/30828https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/26782/12006info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:46:10Zoai:revistas.ufpr.br:article/26782Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:46:10Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação em Educação Histórica: análises da temática religião em textos didáticos de História
title Investigação em Educação Histórica: análises da temática religião em textos didáticos de História
spellingShingle Investigação em Educação Histórica: análises da temática religião em textos didáticos de História
Silva, Maria Conceição
Ensino-aprendizagem
Educação hsitórica, ensino de história, religião
title_short Investigação em Educação Histórica: análises da temática religião em textos didáticos de História
title_full Investigação em Educação Histórica: análises da temática religião em textos didáticos de História
title_fullStr Investigação em Educação Histórica: análises da temática religião em textos didáticos de História
title_full_unstemmed Investigação em Educação Histórica: análises da temática religião em textos didáticos de História
title_sort Investigação em Educação Histórica: análises da temática religião em textos didáticos de História
author Silva, Maria Conceição
author_facet Silva, Maria Conceição
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Conceição
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Educação hsitórica, ensino de história, religião
topic Ensino-aprendizagem
Educação hsitórica, ensino de história, religião
description O objetivo desta pesquisa é apresentar as análises sobre a temática religião, a partir do conteúdo Reforma Protestante e Contrarreforma, da obra didática Projeto Araribá, destinado ao ensino fundamental. Para tanto, selecionaram se as narrativas históricas de alunos do 7º ano de uma escola da rede municipal de Goiânia. O foco central da pesquisa foi averiguar se os textos didáticos influenciam o desenvolvimento de uma “consciência histórica” dos alunos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26782
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26782/19425
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26782/30828
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/26782/12006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 259-272
Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 259-272
Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 259-272
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1788989825222705152