Investigação em Educação Histórica: análises da temática religião em textos didáticos de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26782 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é apresentar as análises sobre a temática religião, a partir do conteúdo Reforma Protestante e Contrarreforma, da obra didática Projeto Araribá, destinado ao ensino fundamental. Para tanto, selecionaram se as narrativas históricas de alunos do 7º ano de uma escola da rede municipal de Goiânia. O foco central da pesquisa foi averiguar se os textos didáticos influenciam o desenvolvimento de uma “consciência histórica” dos alunos. |
id |
UFPR-4_6c48882e85bde4c436d0f4b42ac33a75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/26782 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigação em Educação Histórica: análises da temática religião em textos didáticos de HistóriaEnsino-aprendizagemEducação hsitórica, ensino de história, religiãoO objetivo desta pesquisa é apresentar as análises sobre a temática religião, a partir do conteúdo Reforma Protestante e Contrarreforma, da obra didática Projeto Araribá, destinado ao ensino fundamental. Para tanto, selecionaram se as narrativas históricas de alunos do 7º ano de uma escola da rede municipal de Goiânia. O foco central da pesquisa foi averiguar se os textos didáticos influenciam o desenvolvimento de uma “consciência histórica” dos alunos. UFPRSilva, Maria Conceição2012-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26782Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 259-272Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 259-272Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 259-2721984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26782/19425https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26782/30828https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/26782/12006info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:46:10Zoai:revistas.ufpr.br:article/26782Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:46:10Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação em Educação Histórica: análises da temática religião em textos didáticos de História |
title |
Investigação em Educação Histórica: análises da temática religião em textos didáticos de História |
spellingShingle |
Investigação em Educação Histórica: análises da temática religião em textos didáticos de História Silva, Maria Conceição Ensino-aprendizagem Educação hsitórica, ensino de história, religião |
title_short |
Investigação em Educação Histórica: análises da temática religião em textos didáticos de História |
title_full |
Investigação em Educação Histórica: análises da temática religião em textos didáticos de História |
title_fullStr |
Investigação em Educação Histórica: análises da temática religião em textos didáticos de História |
title_full_unstemmed |
Investigação em Educação Histórica: análises da temática religião em textos didáticos de História |
title_sort |
Investigação em Educação Histórica: análises da temática religião em textos didáticos de História |
author |
Silva, Maria Conceição |
author_facet |
Silva, Maria Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Conceição |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Educação hsitórica, ensino de história, religião |
topic |
Ensino-aprendizagem Educação hsitórica, ensino de história, religião |
description |
O objetivo desta pesquisa é apresentar as análises sobre a temática religião, a partir do conteúdo Reforma Protestante e Contrarreforma, da obra didática Projeto Araribá, destinado ao ensino fundamental. Para tanto, selecionaram se as narrativas históricas de alunos do 7º ano de uma escola da rede municipal de Goiânia. O foco central da pesquisa foi averiguar se os textos didáticos influenciam o desenvolvimento de uma “consciência histórica” dos alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26782 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26782/19425 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26782/30828 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/26782/12006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 259-272 Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 259-272 Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 259-272 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1788989825222705152 |