Contando estórias para pesquisar ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de projetos : uma autoetnografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Rodrigo Calatrone
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/55686
Resumo: Orientadora: Clarissa Menezes Jordão
id UFPR_9dec4e63f07e056bb70a0f2359932e27
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55686
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Paiva, Rodrigo CalatroneJordão, Clarissa Menezes, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2019-10-24T16:36:07Z2019-10-24T16:36:07Z2018https://hdl.handle.net/1884/55686Orientadora: Clarissa Menezes JordãoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 28/02/2018Inclui referências: p.170-177Resumo: Nesta pesquisa você terá a oportunidade de ler estórias que visam investigar uma experiência de ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de projetos em um curso de graduação em Letras Português-Inglês no qual lecionei, apresentando um foco na agência dos participantes deste processo. Algumas destas estórias estão mais de acordo com o que se espera na pesquisa científica tradicional que costumamos encontrar neste tipo de trabalho, especialmente no que diz respeito à revisão de literatura que concerne aos temas necessários para fundamentar o objeto de investigação, quer sejam: aprendizagem baseada em projetos (ABP), autoetnografia e agência. Já outras estórias fogem propositalmente de tal formato, visando explicitar a crise de representação na qual se questiona a pesquisa social tradicional em que se tem por objetivo buscar verdades universais e na qual se vê a possibilidade de se produzirem afirmações de conhecimento estáveis e seguras a respeito de seres humanos, relacionamentos, experiências e aspectos relacionados, além de se proibir o uso de estórias como fontes válidas de conhecimento e vetar o afeto e a emoção, entre outros aspectos (ADAMS, et al., 2015). A investigação que apresento busca seguir tais questionamentos através da abordagem de pesquisa chamada autoetnografia, por meio da qual é possível expor tais questionamentos através de relatos que são diversos em forma (apresentando características da escrita literária) e pretensões (partindo-se do pressuposto da impossibilidade de se encontrarem verdades universais e estáveis, além de generalizáveis) se comparados com aqueles da pesquisa tradicional. Em vista disso, você vai encontrar neste trabalho uma revisão de literatura sobre autoetnografia; aprendizagem baseada em projetos, em que conto também como cheguei a começar a trabalhar com este tipo de abordagem; e agência, conceito este que engloba outros, como identidade, propiciamento, investimento e relações de poder. Por fim, você poderá ler meus relatos, que expõem tais conceitos e aspectos no contexto investigado, buscando construir significados a respeito de tal experiência. Palavras-chave: ensino-aprendizagem de língua inglesa; aprendizagem baseada em projetos; autoetnografia.Abstract: In this research you will have the opportunity to read stories that have the objective of investigating one experience of project-based English language learning and teaching in an undergraduate Portuguese-English course in which I taught, focusing on the agency of the participants in this process. Some of these stories are more aligned with what is expected in traditional scientific research which we are used to find in this kind of work, especially in what refers to the literature review related to the necessary topics to base the object of the investigation, which are: project-based learning, autoethnography, and agency. Other stories don't follow that format on purpose seeking to bring to light the crisis of representation which questions the traditional social research in which the goal is to seek universal truths and in which the possibility of producing stable and safe knowledge claims about human beings, relationships, experiences, and other related aspects is accepted, besides prohibiting the use of stories as valid sources of knowledge and forbidding affect and emotion (ADAMS, et al., 2015). The study I present tries to follow those questionings through the research approach named autoethnography, an approach in which it is possible to expose those questionings through accounts which are diverse in form (presenting characteristics of literary writing) and intentions (considering the assumption of the impossibility to find universal, stable, and generalizable truths) if compared to those of traditional research. Thus, in this work you will find a literature review about autoethnography; project-based learning in which I also describe how I came to work with this kind of approach; and agency, a concept which encompasses other ones, such as identity, affordances, investment, and power relations. In the end you will be able to read my accounts which show those concepts in the research context in which I try to construct meanings about that experience. Keywords: English language learning and teaching; project-based learning; autoethnography.179 p. : il.application/pdfXLíngua inglesaEtnografia educacionalContando estórias para pesquisar ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de projetos : uma autoetnografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - RODRIGO CALATRONE PAIVA.pdfapplication/pdf3489311https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55686/1/R%20-%20T%20-%20RODRIGO%20CALATRONE%20PAIVA.pdfca4d341cbcabff791b2641328a6911dcMD51open access1884/556862019-10-24 13:36:07.424open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55686Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-10-24T16:36:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contando estórias para pesquisar ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de projetos : uma autoetnografia
title Contando estórias para pesquisar ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de projetos : uma autoetnografia
spellingShingle Contando estórias para pesquisar ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de projetos : uma autoetnografia
Paiva, Rodrigo Calatrone
X
Língua inglesa
Etnografia educacional
title_short Contando estórias para pesquisar ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de projetos : uma autoetnografia
title_full Contando estórias para pesquisar ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de projetos : uma autoetnografia
title_fullStr Contando estórias para pesquisar ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de projetos : uma autoetnografia
title_full_unstemmed Contando estórias para pesquisar ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de projetos : uma autoetnografia
title_sort Contando estórias para pesquisar ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de projetos : uma autoetnografia
author Paiva, Rodrigo Calatrone
author_facet Paiva, Rodrigo Calatrone
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Jordão, Clarissa Menezes, 1963-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Rodrigo Calatrone
dc.subject.por.fl_str_mv X
Língua inglesa
Etnografia educacional
topic X
Língua inglesa
Etnografia educacional
description Orientadora: Clarissa Menezes Jordão
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-24T16:36:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-24T16:36:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/55686
url https://hdl.handle.net/1884/55686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 179 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55686/1/R%20-%20T%20-%20RODRIGO%20CALATRONE%20PAIVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ca4d341cbcabff791b2641328a6911dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860272707600384