Contando estórias para pesquisar: autoetnografia e implicações para o estudo de ensino-aprendizagem de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Rodrigo Calatrone
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/192
Resumo: Resumo: O presente artigo apresenta uma reflexão a respeito da abordagem metodológica de pesquisa denominada autoetnografia, descrevendo o local em que se insere no que diz respeito à sua natureza qualitativa e paradigma interpretativista, sua origem na crise de representação nas ciências sociais, suas denominações e definições, sua aplicabilidade para a investigação na área de ensino-aprendizagem de línguas, além de suas críticas e divergências. Além de expor tal trajetória e particularidades, o artigo apresenta em certos pontos de sua construção, a fim de familiarizar os leitores, características da abordagem em questão, como aspectos de escrita literária, redação em primeira pessoa e divisão de seções distintas daquelas esperadas em trabalhos acadêmicos tradicionais.Palavras-chave: Autoetnografia; Crise de Representação; Pós-Estruturalismo; Ensino-Aprendizagem de Línguas. Telling stories in order to research: autoethnography and its implications to the study of language learning and teachingAbstract: A reflection about the methodological research approach named autoethnography is presented in this paper, which describes its place in what refers to its qualitative nature and interpretivist paradigm, its origin in the crisis of representation in the social sciences, its different names and definitions, its applicability in the research area of language teaching and learning, and its criticisms and disagreements. Besides dealing with such trajectory and particularities, the paper features in its own construction some characteristics of the research approach such as literary writing aspects, first person writing, and sections separation uncommon to traditional academic writing aiming at familiarizing the reader with the approach.Keywords: Autoethnography; Crisis of Representation; Post-Structuralism; Language Learning and Teaching. 
id SE&PQ-1_e05f4cc0fa9ace465a39a62779ef4fd8
oai_identifier_str oai:editora.sepq.org.br:article/192
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository_id_str
spelling Contando estórias para pesquisar: autoetnografia e implicações para o estudo de ensino-aprendizagem de línguasResumo: O presente artigo apresenta uma reflexão a respeito da abordagem metodológica de pesquisa denominada autoetnografia, descrevendo o local em que se insere no que diz respeito à sua natureza qualitativa e paradigma interpretativista, sua origem na crise de representação nas ciências sociais, suas denominações e definições, sua aplicabilidade para a investigação na área de ensino-aprendizagem de línguas, além de suas críticas e divergências. Além de expor tal trajetória e particularidades, o artigo apresenta em certos pontos de sua construção, a fim de familiarizar os leitores, características da abordagem em questão, como aspectos de escrita literária, redação em primeira pessoa e divisão de seções distintas daquelas esperadas em trabalhos acadêmicos tradicionais.Palavras-chave: Autoetnografia; Crise de Representação; Pós-Estruturalismo; Ensino-Aprendizagem de Línguas. Telling stories in order to research: autoethnography and its implications to the study of language learning and teachingAbstract: A reflection about the methodological research approach named autoethnography is presented in this paper, which describes its place in what refers to its qualitative nature and interpretivist paradigm, its origin in the crisis of representation in the social sciences, its different names and definitions, its applicability in the research area of language teaching and learning, and its criticisms and disagreements. Besides dealing with such trajectory and particularities, the paper features in its own construction some characteristics of the research approach such as literary writing aspects, first person writing, and sections separation uncommon to traditional academic writing aiming at familiarizing the reader with the approach.Keywords: Autoethnography; Crisis of Representation; Post-Structuralism; Language Learning and Teaching. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/19210.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.192Qualitative Research Journal ; Vol. 7 No. 15 (2019); 326-355Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7 n. 15 (2019); 326-3552525-82221809-025710.33361/RPQ.v.7.n.15reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/192/165Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Rodrigo Calatrone2019-12-24T01:46:20Zoai:editora.sepq.org.br:article/192Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2019-12-24T01:46:20Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false
dc.title.none.fl_str_mv Contando estórias para pesquisar: autoetnografia e implicações para o estudo de ensino-aprendizagem de línguas
title Contando estórias para pesquisar: autoetnografia e implicações para o estudo de ensino-aprendizagem de línguas
spellingShingle Contando estórias para pesquisar: autoetnografia e implicações para o estudo de ensino-aprendizagem de línguas
Paiva, Rodrigo Calatrone
title_short Contando estórias para pesquisar: autoetnografia e implicações para o estudo de ensino-aprendizagem de línguas
title_full Contando estórias para pesquisar: autoetnografia e implicações para o estudo de ensino-aprendizagem de línguas
title_fullStr Contando estórias para pesquisar: autoetnografia e implicações para o estudo de ensino-aprendizagem de línguas
title_full_unstemmed Contando estórias para pesquisar: autoetnografia e implicações para o estudo de ensino-aprendizagem de línguas
title_sort Contando estórias para pesquisar: autoetnografia e implicações para o estudo de ensino-aprendizagem de línguas
author Paiva, Rodrigo Calatrone
author_facet Paiva, Rodrigo Calatrone
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Rodrigo Calatrone
description Resumo: O presente artigo apresenta uma reflexão a respeito da abordagem metodológica de pesquisa denominada autoetnografia, descrevendo o local em que se insere no que diz respeito à sua natureza qualitativa e paradigma interpretativista, sua origem na crise de representação nas ciências sociais, suas denominações e definições, sua aplicabilidade para a investigação na área de ensino-aprendizagem de línguas, além de suas críticas e divergências. Além de expor tal trajetória e particularidades, o artigo apresenta em certos pontos de sua construção, a fim de familiarizar os leitores, características da abordagem em questão, como aspectos de escrita literária, redação em primeira pessoa e divisão de seções distintas daquelas esperadas em trabalhos acadêmicos tradicionais.Palavras-chave: Autoetnografia; Crise de Representação; Pós-Estruturalismo; Ensino-Aprendizagem de Línguas. Telling stories in order to research: autoethnography and its implications to the study of language learning and teachingAbstract: A reflection about the methodological research approach named autoethnography is presented in this paper, which describes its place in what refers to its qualitative nature and interpretivist paradigm, its origin in the crisis of representation in the social sciences, its different names and definitions, its applicability in the research area of language teaching and learning, and its criticisms and disagreements. Besides dealing with such trajectory and particularities, the paper features in its own construction some characteristics of the research approach such as literary writing aspects, first person writing, and sections separation uncommon to traditional academic writing aiming at familiarizing the reader with the approach.Keywords: Autoethnography; Crisis of Representation; Post-Structuralism; Language Learning and Teaching. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/192
10.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.192
url https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/192
identifier_str_mv 10.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/192/165
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Qualitative Research Journal ; Vol. 7 No. 15 (2019); 326-355
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7 n. 15 (2019); 326-355
2525-8222
1809-0257
10.33361/RPQ.v.7.n.15
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron:SE&PQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
collection Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.rpq@gmail.com
_version_ 1798329747749470208