Estratégias de comercialização de grãos de produtores rurais de duas regiões do Centro - Sul do Estado do Paraná
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/25952 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo buscou investigar se a estratégia de comercialização de soja, milho e trigo adotada pelos agricultores é influenciada pela necessidade de efetuar os pagamentos dos gastos gerados com os insumos de produção destes cereais. Para atingir este objetivo foram levantados, para cada produtor analisado e para cada evento ocorrido no período de três anos, dados inéditos referentes à comercialização de grãos e ao endividamento dos produtores associados às duas Cooperativas fixadas em regiões bastante contrastantes, Guarapuava e Manoel Ribas. O procedimento estatístico relacionou a variável dependente, venda, às variáveis explicativas, pagamentos dos insumos e preços. Por meio dos modelos de análise de regressão linear e análise de regressão probit, foi possível definir que variáveis apresentam relação causal com a venda de grãos. Os produtores de grãos associados às Cooperativas estudadas não comercializam sua produção no momento do pagamento dos insumos. Os coeficientes negativos para o preço da soja indicam que a probabilidade de vender a soja diminui à medida que o preço desta oleaginosa aumenta. No caso do milho, as chances de vender este cereal aumentam com o umento do preço, consequentemente, o produtor rural forma mais estoques especulativos de soja do que de milho. Ao estratificar a amostra da Cooperativa A em mini, pequenos e grandes produtores, os valores confirmam os resultados da amostra total. Quando os valores de pagamento do custeio aumentam, as chances de venda diminuem em 32% para mini produtores, 65% para pequenos e 15% para grandes produtores. A variação positiva no preço do milho em uma unidade aumenta a probabilidade de venda em 2,3% para grandes produtores, 3% e 4,4% para médios e mini produtores, respectivamente. O coeficiente do preço da soja é negativo em todos os estratos indicando que, aumentando o preço da soja em uma unidade, as chances de venda desta oleaginosa caem em aproximadamente 2,6% para os três estratos nalisados. |
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Karling, SueliStefanelo, Eugenio LibrelotoKoehler, Henrique Soares, 1953-Guimaraes, Vania Di AddarioWendling, IvarUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Agronomia2011-08-22T13:46:40Z2011-08-22T13:46:40Z2011-08-22http://hdl.handle.net/1884/25952Resumo: O presente estudo buscou investigar se a estratégia de comercialização de soja, milho e trigo adotada pelos agricultores é influenciada pela necessidade de efetuar os pagamentos dos gastos gerados com os insumos de produção destes cereais. Para atingir este objetivo foram levantados, para cada produtor analisado e para cada evento ocorrido no período de três anos, dados inéditos referentes à comercialização de grãos e ao endividamento dos produtores associados às duas Cooperativas fixadas em regiões bastante contrastantes, Guarapuava e Manoel Ribas. O procedimento estatístico relacionou a variável dependente, venda, às variáveis explicativas, pagamentos dos insumos e preços. Por meio dos modelos de análise de regressão linear e análise de regressão probit, foi possível definir que variáveis apresentam relação causal com a venda de grãos. Os produtores de grãos associados às Cooperativas estudadas não comercializam sua produção no momento do pagamento dos insumos. Os coeficientes negativos para o preço da soja indicam que a probabilidade de vender a soja diminui à medida que o preço desta oleaginosa aumenta. No caso do milho, as chances de vender este cereal aumentam com o umento do preço, consequentemente, o produtor rural forma mais estoques especulativos de soja do que de milho. Ao estratificar a amostra da Cooperativa A em mini, pequenos e grandes produtores, os valores confirmam os resultados da amostra total. Quando os valores de pagamento do custeio aumentam, as chances de venda diminuem em 32% para mini produtores, 65% para pequenos e 15% para grandes produtores. A variação positiva no preço do milho em uma unidade aumenta a probabilidade de venda em 2,3% para grandes produtores, 3% e 4,4% para médios e mini produtores, respectivamente. O coeficiente do preço da soja é negativo em todos os estratos indicando que, aumentando o preço da soja em uma unidade, as chances de venda desta oleaginosa caem em aproximadamente 2,6% para os três estratos nalisados.application/pdfTesesEstratégias de comercialização de grãos de produtores rurais de duas regiões do Centro - Sul do Estado do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese Sueli Karling Definitiva.pdfapplication/pdf706729https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25952/1/Tese%20Sueli%20Karling%20Definitiva.pdf6c189a94f305e605ecc86e0ce52e6f8eMD51open accessTEXTTese Sueli Karling Definitiva.pdf.txtTese Sueli Karling Definitiva.pdf.txtExtracted Texttext/plain131835https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25952/2/Tese%20Sueli%20Karling%20Definitiva.pdf.txt76abfde3812449a419edaf691269c45dMD52open accessTHUMBNAILTese Sueli Karling Definitiva.pdf.jpgTese Sueli Karling Definitiva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1303https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25952/3/Tese%20Sueli%20Karling%20Definitiva.pdf.jpg198dce5d6ce30337d8dfdc89fded1d23MD53open access1884/259522016-04-08 05:17:08.73open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25952Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-08T08:17:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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