Orientação Educacional : comparação entre programas de disciplinas de princípios e métodos de orientação educacional e dissertações de mestrado na área

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sponholz, Lealis Baby
Data de Publicação: 1983
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/61741
Resumo: Orientadora: Heloísa Lück
id UFPR_9e4a708bcd634f33055304a58965f789
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61741
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLück, HeloisaSponholz, Lealis Baby2023-06-16T19:29:19Z2023-06-16T19:29:19Z1983https://hdl.handle.net/1884/61741Orientadora: Heloísa LückDissertação (mestrado) -Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 187-193Resumo: O presente trabalho objetivou verificar a relação entre programas de ensino das disciplinas de Princípios e Métodos de Orientação Educacional e dissertações de mestrado concernentes à área de Orientação Educacional. Nesse sentido, foi realizada uma revisão da literatura a respeito dos aspectos da formação do orientador educacional e da pesquisa educacional. Estabeleceu-se um esquema referencial de classificação, embasado na literatura especializada, que resultou em duas categorias diretoras - conteúdo e processo -, desdobradas em unidades específicas. A categoria referente ao conteúdo foi subdividida sob os enfoques filosófico, legal, histórico, sociológico, biopsicoló gico e geral, enquanto que a categoria do processo abarcou as unidades relativas a organização, planejamento, coleta de dados, avaliação, consultoria, orientação grupai, orientação individual e diversos. Este esquema foi submetido à avaliação prévia de especialistas da área, que lhe garantiram tanto a validade aparente quanto a de conteúdo. A população do estudo abrangeu, de um lado, o total de Instituições de Ensino Superior do Paraná que mantém a habilitação de Orientação Educacional, em número de dezenove (19), e, de outro, todas as dissertações de mestrado da área de Orientação Educacional. Os procedimentos metodológicos para o levantamento de dados separaram-se em duas partes distintas: na primeira, elaborou-se um questionário destinado aos docentes de Princípios e Métodos de Orientação Educacional, os quais informaram sobre os tipos de Instituições de Ensino Superior que ofertam a habilitação de Orientação Educacional, conteúdos programáticos e respectivo(s) enfoque(s) conhecimento, habilidade e/ou atitude e os recursos utilizados para definir e reformular os programas de ensino; na segunda parte, foram elaboradas resenhas das 31 dissertações pesquisadas, sintetizando minuciosamente a estrutura e as ideias principais de cada uma, as quais são apresentadas em anexo. Procedeu-se à análise de conteúdo de cada um dos fatores relacionados e à comparação respectiva, através do esquema referencial; esta análise confirmou que tanto os programas de ensino de Princípios e Métodos de Orientação Educacional como as dissertações de mestrado da área em questão se desenvolvem em função de linhas de enfoque comuns, identificando que ambos, têm privilegiado, em particular, o processo de ação na área.Abstract: The purpose of this work was to verify the relationship between teaching programmes of the subject matters in Principles and Methods of Educational Guidance and Dissertations for the Masters degree concerning the area of Educational Guidance. In this direction a literature revision about the graduation of the educational teacher was made and about the educational research. An outline of classification of references based upon the specific literature was made which turned out in two directing categories: - content and process developed in specific-unities. The category referring to content, was subdivided under the philosophic, legal, historical, sociological, bio-psychological: and general aspects. The process category grasped the unities related to organization planning, collecting data, evaluation, counseling group guidance, individual and many others. This outline was subdued to previous evaluation of specialists in the area, who warranted both face validity and content "validity of the study population comprised at one side, all the Graduate schools in Parana which hold the Educational Guidance course, which are nineteen (19) schools, and on the other side, all the Masters degree Dissertations in the area of Educational -Guidance. The methodological procedures for the data collection were separated in two different parts: in the first one, a questionnaire was given to the teachers of Principles arid Methods of Educational Guidance who informed about the kind of graduate schools which offer the qualification in Educational Guidance, program contents and respective focuses, knowledge , skill and/or attitude, and used resources to define and to improve the teaching programmes: in the second part, were made reports of the thirty one Masters degree Dissertations researched, and a detailed synthesis of the structure and of the main ideas of each one was made, and they are annexed in the work. An analysis of contents of each one of the elements related among themselves was made and the respective comparison, through the reference outline. This analysis corroborated that the teaching programmes in Principles and Methods of Educational Guidance, as well as the Masters degree Dissertations in the same area are developed in function of common line of focuses, identifying that both have privileged, specially, the action process in the area.253 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalOrientação educacionalRedação acadêmicaEducaçãoOrientação Educacional : comparação entre programas de disciplinas de princípios e métodos de orientação educacional e dissertações de mestrado na áreainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - LEALIS BABY SPONHOLZ.pdfapplication/pdf218074044https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61741/1/D%20-%20LEALIS%20BABY%20SPONHOLZ.pdf4e3338ac2e1062e8514091f2c6bdd237MD51open access1884/617412023-06-16 16:29:19.177open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61741Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-16T19:29:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Orientação Educacional : comparação entre programas de disciplinas de princípios e métodos de orientação educacional e dissertações de mestrado na área
title Orientação Educacional : comparação entre programas de disciplinas de princípios e métodos de orientação educacional e dissertações de mestrado na área
spellingShingle Orientação Educacional : comparação entre programas de disciplinas de princípios e métodos de orientação educacional e dissertações de mestrado na área
Sponholz, Lealis Baby
Orientação educacional
Redação acadêmica
Educação
title_short Orientação Educacional : comparação entre programas de disciplinas de princípios e métodos de orientação educacional e dissertações de mestrado na área
title_full Orientação Educacional : comparação entre programas de disciplinas de princípios e métodos de orientação educacional e dissertações de mestrado na área
title_fullStr Orientação Educacional : comparação entre programas de disciplinas de princípios e métodos de orientação educacional e dissertações de mestrado na área
title_full_unstemmed Orientação Educacional : comparação entre programas de disciplinas de princípios e métodos de orientação educacional e dissertações de mestrado na área
title_sort Orientação Educacional : comparação entre programas de disciplinas de princípios e métodos de orientação educacional e dissertações de mestrado na área
author Sponholz, Lealis Baby
author_facet Sponholz, Lealis Baby
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lück, Heloisa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sponholz, Lealis Baby
contributor_str_mv Lück, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação educacional
Redação acadêmica
Educação
topic Orientação educacional
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Heloísa Lück
publishDate 1983
dc.date.issued.fl_str_mv 1983
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-16T19:29:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-16T19:29:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/61741
url https://hdl.handle.net/1884/61741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 253 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61741/1/D%20-%20LEALIS%20BABY%20SPONHOLZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e3338ac2e1062e8514091f2c6bdd237
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860765252059136