A postura da orientação educacional face ao problema do fracasso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Itamar Mazza de
Data de Publicação: 1987
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/61615
Resumo: Orientadora: Profª Lilian Anna Wachowicz
id UFPR_b9adb2bc5510d0486df16ae5857f42ca
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61615
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Farias, Itamar Mazza deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoWachowicz, Lilian Anna, 1939-2022-08-22T18:48:25Z2022-08-22T18:48:25Z1987https://hdl.handle.net/1884/61615Orientadora: Profª Lilian Anna WachowiczDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 135-137Resumo: A preocupação do presente trabalho foi com o fracasso escolar, ou seja, a evasão e a reprovação, enquanto problema político social, pois são, comprovadamente, os alunos provindos das classes menos favorecidas, os atingidos por ele. Entretanto, a preocupação não foi de analisar ou falar sobre o problema do fracasso escolar, pois a questão já foi discutida, analisada e divulgada por vários educadores. A intenção foi a de chamar atenção, dos educadores em geral acerca do problema e, em particular, dos especialistas da área de Orientação Educacional-OE, e, ainda, identificar as alternativas que esses especialistas têm apresentado para superação do problema. Para tanto, procurou-se buscar a origem do problema no processo histórico, a fim de se situar o especialista em OE no contexto histórico da educação brasileira, buscando-se encontrar as raízes da ideologia que tem fundamentado as teorias sobre OE e que também estaria subjacente ã atuação desse especialista. O estudo foi então dividido em duas partes: uma para fundamentação teórica e outra para comprovação empírica. Através da fundamentação teórica identificou-se, já no final do século XV, o nascimento de uma ideologia que surgiu como expressão histórica e necessária do modo de produção capitalista, não só na sua fase de estruturação e consolidação, como também nas fases seguintes, quando a burguesia necessitou de uma ideologia que legitimasse como naturais certas ideias, tais como: progresso, desenvolvimento, democracia, liberdade etc. Tal ideologia, denominada liberalismo, fundamentou-se num sistema de convicções cujos pressupostos básicos eram: a individualidade, a liberdade, a igualdade, a propriedade e a democracia, que foram analisados no decorrer do trabalho. Constatou-se a influência que o liberalismo tem exercido sobre a educação através de importantes teóricos, como: Locke, Rousseau e Dewey, evidenciando-se que a pedagogia liberal, tanto na sua forma tradicional como travestida de escolanovismo, é ideológica, pois reinterpreta e transverte as origens, o funcionamento e os objetivos do processo educativo real. Foi analisado o período de crise, tanto econômico como institucional, vivido pelo país nas décadas de 20 e 30, e que trouxe como decorrência novas exigências para o sistema educacional. Uma dessas decorrências foi a vinda da OE para o Brasil, oriunda dos EE.UU., trazida no bojo das discussões sobre o "escolanovismo" e fundamentada na ideologia das aptidões naturais (liberal) e na psicologia das diferenças individuais, reforçando a ideia de igualdade de oportunidades. Tanto no plano teórico como no empírico, identificou-se que a OE, fundamentada na ideologia liberal, tem se preocupado em preparar o indivíduo, através de sondagem de aptidões, de Interesses e informação profissional para ocupar o seu lugar na escala social. A sua preocupação tem sido no sentido de prevenir ou corrigir os desajustamentos, na aplicação de testes psicológicos, objetivando a seleção dos- mais aptos, onde as diferenças sociais foram justificadas como diferenças individuais. Dessa forma, o fracasso escolar tem sido percebido e tratado pela OE como o resultado de problemas psicológicos, emocionais e morais, falta de inteligência, etc. Quanto ao plano empírico, foram analisados planejamentos e relatórios dos Serviços de Orientação Educacional (SOE) , de escolas de ensino de 1° Grau do Estado do Paraná, no período de 1979 a 1982, constatando-se que os orientadores não identificam nem refletem com os demais educadores as contradições sócio-econômicas da formação social em que a escola está inserida. Os alunos foram identificados como portadores de todas as formas de carências, sendo responsabilizados pelos seus fracassos. O clima da escola foi caracterizado como propício para a aprendizagem, não se evidenciando a fragmentação da prática pedagógica. Através da análise dos objetivos propostos nas várias áreas de atuação da O.E. constatou-se a extrema fragmentação de tarefas que esses especialistas desenvolvem no interior da escola, realizando um trabalho paralelo ao processo pedagógico, sem a preocupação com o sistema de triagem que ali se desenvolve. Conclui-se, no final deste trabalho, que atualmente, existe um grupo de orientadores que teoricamente estariam repensando a sua prática, preocupados com a democratização da escola pública e como decorrência com a superação do problema do fracasso escolar. Contudo, observa-se que essa preocupação está ainda, muito arraigada com a redefinição de papéis, resvalando assim, para um sentido corporativista. No entanto, a superação do fracasso escolar, como problema e compromisso político, é uma questão complexa e contraditória que deverá ir além das questões corporativistas, tornando-se finalmente o centro das preocupações de todo educador.Abstract: This paper is concerned with school failure, viz.Dropping out and failing as a socio-political problem, since the students most affected by it are those in the lower-classes. The concern however, was not to analyse or discuss the school failure problem, which has already been discussed, analysed and explained by several educators. The purpose has been to call the attention of educators in general and particularly of specialists in the area of Educational Guidance - EG to the problem, as well as identify the alternatives these specialists have put forward to overcome it. To this effect, the origin of the problem in the historical process was investigated aiming to place the EG specialist in the historical context of Brazilian education, in an attempt to trace the roots of the ideology underlying the theories on EG, and the performance of the specialist. The study has been divided into two parts: the first part dealing with theoretical basis and the second with empirical corroboration. The theoretical basis allowed the identification, as early as from the end of the 15th. Century, of an ideology appearing as a historical and necessary expression of the capitalist way of production, not only in its structuring and consolidating phase, but also in the following stages when the bourgeoisie needed an ideology to legitimate as natural certain ideas such as progress, development, democracy, liberty and the like. This ideology, called liberalism, was based on a system of convictions with the following presuppositions: individuality, liberty, equality, property and democracy, which are analysed in this paper. The influence liberalism has exercised over education through renowned theorists like Locke, Rousseau and Dewey has been confirmed, indicating that liberal pedagogy, whether in its traditional form or travestied as "new-schoolism", remains ideological, for it reinterprets and disturbs the origins, the performance and the objectives of the real educational process. The period of crisis, both economic and institutional ocurring in the country in the twenties and thirties which has as consequence new demands on the educational system, has also been analysed. One such consequence was the introduction of EG in Brazil, originating from the USA amidst the discussions on "new-schoolism", and with foundation on the ideology of natural aptitudes (liberal) and on the psychology of individual differences, reinforcing the idea of equal opportunities. Both in the theoretical and empirical aspects, it was found that EG based on the liberal ideology has been concerned in preparing the individual, through aptitude probing into interests and professional information, to occupy his position in the social scale. Its intent has been towards preventing or correcting maladjustment, in applying psychological tests aiming at the selection of the fittest, where social differences were justified as individual ones. In this way, school failure has been considered and treated by EG as the result of psychological, emotional or moral problems, lack of intelligence, and the like. As for the empirical study, plannings and reports of the Services of Educational Guidance (SEG) of the state of Parana primary schools in the period 1979-1982 were analysed, revealing that supervisors neither identify nor debate with other educators the socioeconomic contradictions of the social grouping in which the school is inserted. Students were identified as bearers of all sorts of destitution, responsible for their failure. The school environment, on the other hand, was seen as favorable for learning with no observed fragmentation of the pedagogical practice. The analysis of the proposed objectives in the various areas of activity of EG has revealed the extreme fragmentation of tasks its specialists develop within the school, performing a job parallel to the pedagogical process, disregarding the system of selection which is being developed in the school. The conclusion of this study is that there exists, at present, a group of orientators who would, in theory, be rethinking their practice, concerned with the democratization of the public school, and consequently with overcoming the problem of school failure. It can, however, be noticed that such concern is still much linked to a redefinition of roles, tending thus to a corporativist sense. To overcome school failure as a political problem and commitment however, is a complex and contradictory question which will exceed mere corporative biases, becoming eventually the focus of concern of every educator.152 f.application/pdfDisponível em formato digitalOrientação educacionalRedação acadêmicaEducaçãoA postura da orientação educacional face ao problema do fracasso escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - ITAMAR MAZZA DE FARIAS.pdfapplication/pdf6538583https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61615/1/D%20-%20ITAMAR%20MAZZA%20DE%20FARIAS.pdfb0591f17c09ef0191f69fc6372f71328MD51open access1884/616152022-08-22 15:48:25.208open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61615Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-22T18:48:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A postura da orientação educacional face ao problema do fracasso escolar
title A postura da orientação educacional face ao problema do fracasso escolar
spellingShingle A postura da orientação educacional face ao problema do fracasso escolar
Farias, Itamar Mazza de
Orientação educacional
Redação acadêmica
Educação
title_short A postura da orientação educacional face ao problema do fracasso escolar
title_full A postura da orientação educacional face ao problema do fracasso escolar
title_fullStr A postura da orientação educacional face ao problema do fracasso escolar
title_full_unstemmed A postura da orientação educacional face ao problema do fracasso escolar
title_sort A postura da orientação educacional face ao problema do fracasso escolar
author Farias, Itamar Mazza de
author_facet Farias, Itamar Mazza de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Itamar Mazza de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wachowicz, Lilian Anna, 1939-
contributor_str_mv Wachowicz, Lilian Anna, 1939-
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação educacional
Redação acadêmica
Educação
topic Orientação educacional
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Profª Lilian Anna Wachowicz
publishDate 1987
dc.date.issued.fl_str_mv 1987
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-22T18:48:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-22T18:48:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/61615
url https://hdl.handle.net/1884/61615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 152 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61615/1/D%20-%20ITAMAR%20MAZZA%20DE%20FARIAS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b0591f17c09ef0191f69fc6372f71328
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860589505478656