Percepção dos professores em relação à formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Maria Vani Lopatko
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54763
Resumo: Orientadora: Profª. Ma. Liliane Schenfelder Salles
id UFPR_9e894a9065c164d792f805a6e01d3aa1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54763
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Correia, Maria Vani LopatkoSalles, Liliane SchenfelderUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-07T16:56:42Z2020-01-07T16:56:42Z2016https://hdl.handle.net/1884/54763Orientadora: Profª. Ma. Liliane Schenfelder SallesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este artigo tem como temática a percepção dos professores em relação à formação continuada, cujo desenvolvimento foi através de uma pesquisa qualitativa com entrevistas aos professores de uma escola municipal de Ponta Grossa, que objetivou captar a percepção dos professores sobre a formação continuada que recebem, bem como buscou intencionalmente mostrar o quanto é importante a capacitação para professores, pois enriquece o trabalho pedagógico em sala de aula, bem como proporciona crescimento pessoal e profissional. A pesquisa apresenta em sua fundamentação teórica, autores como Paulo Freire, Moacir Gadotti, Celso Vasconcelos entre outros, os quais compartilham a importância da formação continuada e destacam também o papel de mediação que o coordenador pedagógico possui em todo processo educacional. Durante a análise dos dados observou-se que a formação continuada recebida, apresenta pouca contribuição na prática destes professores e demonstrou também aspectos negativos e positivos percebidos nas formações oferecidas. O artigo ressalta a importância da formação continuada e evidencia a necessidade dos coordenadores pedagógicos incentivarem os professores, conduzindo-os a um processo de contínua busca da formação, vista como um processo, que se constrói ao longo de toda vida profissional, só assim enriquecendo sua prática, propiciando mudanças e melhoria na qualidade do ensino.23 p. : il.application/pdfProfessores - Educação permanenteSupervisão escolarPercepção dos professores em relação à formação continuadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARIA VANI LOPATKO CORREIA.pdfapplication/pdf990666https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54763/1/R%20-%20E%20-%20MARIA%20VANI%20LOPATKO%20CORREIA.pdf497e23c81eef5961390819e6c27c8328MD51open access1884/547632020-01-07 13:56:42.35open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54763Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-07T16:56:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção dos professores em relação à formação continuada
title Percepção dos professores em relação à formação continuada
spellingShingle Percepção dos professores em relação à formação continuada
Correia, Maria Vani Lopatko
Professores - Educação permanente
Supervisão escolar
title_short Percepção dos professores em relação à formação continuada
title_full Percepção dos professores em relação à formação continuada
title_fullStr Percepção dos professores em relação à formação continuada
title_full_unstemmed Percepção dos professores em relação à formação continuada
title_sort Percepção dos professores em relação à formação continuada
author Correia, Maria Vani Lopatko
author_facet Correia, Maria Vani Lopatko
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Salles, Liliane Schenfelder
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Maria Vani Lopatko
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Educação permanente
Supervisão escolar
topic Professores - Educação permanente
Supervisão escolar
description Orientadora: Profª. Ma. Liliane Schenfelder Salles
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-07T16:56:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-07T16:56:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54763
url https://hdl.handle.net/1884/54763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 23 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54763/1/R%20-%20E%20-%20MARIA%20VANI%20LOPATKO%20CORREIA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 497e23c81eef5961390819e6c27c8328
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860928548896768