Percepção dos professores em relação à formação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54763 |
Resumo: | Orientadora: Profª. Ma. Liliane Schenfelder Salles |
id |
UFPR_9e894a9065c164d792f805a6e01d3aa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54763 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Correia, Maria Vani LopatkoSalles, Liliane SchenfelderUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-07T16:56:42Z2020-01-07T16:56:42Z2016https://hdl.handle.net/1884/54763Orientadora: Profª. Ma. Liliane Schenfelder SallesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este artigo tem como temática a percepção dos professores em relação à formação continuada, cujo desenvolvimento foi através de uma pesquisa qualitativa com entrevistas aos professores de uma escola municipal de Ponta Grossa, que objetivou captar a percepção dos professores sobre a formação continuada que recebem, bem como buscou intencionalmente mostrar o quanto é importante a capacitação para professores, pois enriquece o trabalho pedagógico em sala de aula, bem como proporciona crescimento pessoal e profissional. A pesquisa apresenta em sua fundamentação teórica, autores como Paulo Freire, Moacir Gadotti, Celso Vasconcelos entre outros, os quais compartilham a importância da formação continuada e destacam também o papel de mediação que o coordenador pedagógico possui em todo processo educacional. Durante a análise dos dados observou-se que a formação continuada recebida, apresenta pouca contribuição na prática destes professores e demonstrou também aspectos negativos e positivos percebidos nas formações oferecidas. O artigo ressalta a importância da formação continuada e evidencia a necessidade dos coordenadores pedagógicos incentivarem os professores, conduzindo-os a um processo de contínua busca da formação, vista como um processo, que se constrói ao longo de toda vida profissional, só assim enriquecendo sua prática, propiciando mudanças e melhoria na qualidade do ensino.23 p. : il.application/pdfProfessores - Educação permanenteSupervisão escolarPercepção dos professores em relação à formação continuadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARIA VANI LOPATKO CORREIA.pdfapplication/pdf990666https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54763/1/R%20-%20E%20-%20MARIA%20VANI%20LOPATKO%20CORREIA.pdf497e23c81eef5961390819e6c27c8328MD51open access1884/547632020-01-07 13:56:42.35open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54763Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-07T16:56:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepção dos professores em relação à formação continuada |
title |
Percepção dos professores em relação à formação continuada |
spellingShingle |
Percepção dos professores em relação à formação continuada Correia, Maria Vani Lopatko Professores - Educação permanente Supervisão escolar |
title_short |
Percepção dos professores em relação à formação continuada |
title_full |
Percepção dos professores em relação à formação continuada |
title_fullStr |
Percepção dos professores em relação à formação continuada |
title_full_unstemmed |
Percepção dos professores em relação à formação continuada |
title_sort |
Percepção dos professores em relação à formação continuada |
author |
Correia, Maria Vani Lopatko |
author_facet |
Correia, Maria Vani Lopatko |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Salles, Liliane Schenfelder Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Maria Vani Lopatko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Educação permanente Supervisão escolar |
topic |
Professores - Educação permanente Supervisão escolar |
description |
Orientadora: Profª. Ma. Liliane Schenfelder Salles |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-07T16:56:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-07T16:56:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/54763 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/54763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
23 p. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54763/1/R%20-%20E%20-%20MARIA%20VANI%20LOPATKO%20CORREIA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
497e23c81eef5961390819e6c27c8328 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860928548896768 |