Prospecção e gestão de design : busca da inovação guiada pelo significado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/61380 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Virginia Borges Kistmann |
id |
UFPR_9f39c5b9b8addf6286d63914423b3beb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61380 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Fialkoski, Valkiria Pedri, 1975-Kistmann, Virginia Souza de Carvalho Borges, 1952-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design2019-09-12T15:40:50Z2019-09-12T15:40:50Z2019https://hdl.handle.net/1884/61380Orientadora: Profa. Dra. Virginia Borges KistmannDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 19/02/2019Inclui referências: p.222-233Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo exploratório, descritivo e com a realização de uma abordagem participativa e consensual, sobre o uso da pesquisa prospectiva aplicada à gestão de design para gerar inovação guiada pelo significado. A inovação tem sido usada como estratégia ao crescimento e manutenção das empresas no mercado competitivo. Porém o desenvolvimento da inovação está normalmente calcado apenas em mudança tecnológica e não em se antecipar às necessidades do consumidor, gerando inovações de significado. Além disso, as pesquisas tradicionais de mercado também se apoiam apenas nas necessidades articuladas pelos consumidores de hoje, não refletindo sobre quais são as necessidades não explicitas e latentes do futuro. Esta busca de oportunidade emergente pode ser feita com o uso de pesquisas de prospecção, que visam orientar o trabalho do designer, traduzindo essas informações para o mercado, em produtos ou serviços inovadores. Assim, esta dissertação teve como objetivo propor requisitos que possam ser utilizadas para o uso da pesquisa prospectiva na gestão de design, para fomentar a inovação guiada pelo significado. Para tanto, se apoiou em uma revisão bibliográfica com fases sistemática e assistemática para posterior interpretação e análise dos resultados alcançados em uma proposta previa de diretrizes. Com elas, uma validação foi realizada junto a especialistas e aprimorada. Como resultado, esta dissertação definiu requisitos que possibilitem o uso da pesquisa prospectiva dentro da gestão de design, para gerar inovação guiada pelo significado. Os resultados poderão sugerir o geral reconhecimento, pelos autores e profissionais da área, da importância do tema da pesquisa. Apesar desse reconhecimento, a pesquisa prospectiva não é incorporada de forma sistemática aos processos de design e nem é procurada como geradora de inovações de significado, indicando aí um potencial a ser explorado para o aperfeiçoamento das atividades do designer como desenvolvedor de soluções futuras. Palavras-chave: Gestão de design. Pesquisa prospectiva. Design de produto. Inovação. Inovação de significado.Abstract: This dissertation presents an exploratory and descriptive study, with the accomplishment of a participative and consensual approach on the use of the prospective research applied to the design management to generate innovation guided by the meaning. Innovation has been used as a strategy for growth and maintenance of companies in the competitive market. However, the development of innovation is usually based only on technological change and not on anticipating consumer needs, generating innovations of meaning. In addition, traditional market research also relies only on the needs articulated by today's consumers, not reflecting on the unexplained and latent needs of the future. This search for emerging opportunity can be done through the use of prospecting surveys, which aim to guide the designer's work, translating this information to the market, into innovative products or services. Thus, this dissertation aimed to propose requirements that can be used for the use of prospective research in design management, to foster innovation guided by meaning. To that end it was based on a bibliographical review with systematic and unsystematic phases for further interpretation and analysis of the results achieved in a previous proposal of guidelines. From them, a validation was conducted with experts and enhanced. As a result, this dissertation defined requirements that allow the use of prospective research within design management, to generate innovation guided by meaning. The results may suggest the recognition by the main authors and professionals of the area of the importance of prospective research to generate innovation. It will be argued that, despite this recognition, trend research is not systematically incorporated into design processes and is not sought as a generator of meaning innovations, indicating a potential to be explored in order to improve the designer's activities as a developer of future solutions. Keywords: Trends. Design management. Product design. Innovation. Innovation of meaning.296 p. : il. (algumas color.).application/pdfDesign de produtoDesign - Gestão de empresasInovaçãoPesquisa de mercadoProspecção e gestão de design : busca da inovação guiada pelo significadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VALKIRIA PEDRI FIALKOWSKI.pdfapplication/pdf18887115https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61380/1/R%20-%20D%20-%20VALKIRIA%20PEDRI%20FIALKOWSKI.pdf54f5a42f248341243a157a06122f09d2MD51open access1884/613802019-09-12 12:40:50.482open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61380Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-09-12T15:40:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Prospecção e gestão de design : busca da inovação guiada pelo significado |
title |
Prospecção e gestão de design : busca da inovação guiada pelo significado |
spellingShingle |
Prospecção e gestão de design : busca da inovação guiada pelo significado Fialkoski, Valkiria Pedri, 1975- Design de produto Design - Gestão de empresas Inovação Pesquisa de mercado |
title_short |
Prospecção e gestão de design : busca da inovação guiada pelo significado |
title_full |
Prospecção e gestão de design : busca da inovação guiada pelo significado |
title_fullStr |
Prospecção e gestão de design : busca da inovação guiada pelo significado |
title_full_unstemmed |
Prospecção e gestão de design : busca da inovação guiada pelo significado |
title_sort |
Prospecção e gestão de design : busca da inovação guiada pelo significado |
author |
Fialkoski, Valkiria Pedri, 1975- |
author_facet |
Fialkoski, Valkiria Pedri, 1975- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Kistmann, Virginia Souza de Carvalho Borges, 1952- Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fialkoski, Valkiria Pedri, 1975- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de produto Design - Gestão de empresas Inovação Pesquisa de mercado |
topic |
Design de produto Design - Gestão de empresas Inovação Pesquisa de mercado |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Virginia Borges Kistmann |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-12T15:40:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-12T15:40:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/61380 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/61380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
296 p. : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61380/1/R%20-%20D%20-%20VALKIRIA%20PEDRI%20FIALKOWSKI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
54f5a42f248341243a157a06122f09d2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860686919237632 |