PROEM : Programa Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio do Paraná : uma política de ensino adequada à nova forma de acumulação capitalista
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/68392 |
Resumo: | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Dativa de Salles Gonçalves |
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Silva, Sandra Teresinha daGonçalves, Maria Dativa de Salles, 1943-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-02-03T00:06:03Z2021-02-03T00:06:03Z1999https://hdl.handle.net/1884/68392Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Dativa de Salles GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 201-212Resumo: Acompanhando a tendência nacional e internacional, o Paraná tem passado nos últimos anos por uma série de modificações nos planos econômico, político e institucional. O governo do Estado vem implantando uma série de medidas para redefinir a matriz econômica do Estado. Paralelamente, vem introduzindo mudanças de ordem institucional e de gestão do poder Executivo, com o objetivo de atender às demandas geradas com o novo perfil econômico. No âmbito educacional, está se desencadeando uma reestruturação no ensino médio e educação profissional do Estado, por meio do Programa Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio do Estado do Paraná - PROEM, que conta com recursos no valor de US$ 222 milhões, advindos do Tesouro do Estado e de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. Buscou-se com este estudo avaliar a política de ensino médio e educação profissional expressa no PROEM, por meio da análise de seus documentos e proposições e pela verificação da forma como ele está sendo implantado na Rede Estadual da Educação. O método de análise adotado foi o dialético. Utilizaram-se as categorias de método contradição, totalidade e mediação e as de conteúdo qualificação profissional, ensino médio e escola unitária. Para avaliar a implantação do Programa, realizou-se pesquisa em Colégios Estaduais que aderiram e não aderiram ao PROEM e entrevistas com Conselheiros do Conselho Estadual da Educação do Paraná. Ao longo da realização do estudo, pôde-se verificar como o PROEM se insere na conjuntura econômica e política do estado, nacional e internacional e constatar o quanto ele é orgânico à atual fase de acumulação do capital, aos pressupostos do Estado Neoliberal e às mudanças econômicas e institucionais realizadas pelo governo do Estado nos últimos cinco anos.212 f.application/pdfDisponível em formato digitalDesenvolvimento econômicoEducação e EstadoCapitalismoEducação - FinanciamentoInvestimentos na educaçãoDissertações - EducaçãoEducaçãoPROEM : Programa Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio do Paraná : uma política de ensino adequada à nova forma de acumulação capitalistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - SANDRA TERESINHA DA SILVA.pdfapplication/pdf11053836https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68392/1/D%20-%20SANDRA%20TERESINHA%20DA%20SILVA.pdf603cddd59b503f3a0af46c9ef40d2eb8MD51open access1884/683922021-02-02 21:06:03.392open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68392Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-02-03T00:06:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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