Educação inclusiva: A inclusão e o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Renata Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67685
Resumo: O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH, assim diagnosticadas geralmente por não conseguir atentar para o que se passa em sua volta, ficam sempre despercebidas, atropelam normas de condutas e não conseguem ficar quietas em seu lugar, apresentando comportamento diferenciado das outras. O TDAH é definido sendo um transtorno neural que manifesta em todas as fases: crianças, jovens e adultos, sendo independente da origem, nível social, religião ou raça. O objetivo geral pesquisar com auxílio de referências bibliográficas a inclusão e o desenvolvimento de ensino aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na escola focando as dificuldades diante do contexto escolar. O trabalho proposto tem como objetivos específicos: abordar breve contextualização sobre o aluno com transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e suas características, apontar pensamentos sobre os educadores que retratam alunos com características hiperativas e de déficit de atenção; descrever as estratégias do professor dentro de sala de aula. Diante disso, o problema de pesquisa foi: Quais as dificuldades encontradas para se desenvolver o ensino e a aprendizagem dos alunos TDAH em sala de aula? A metodologia foi de cunho qualitativo, pois apresenta uma pesquisa bibliográfica É de fundamental importância que os pais e educadores se informem sobre a hiperatividade para que saibam como agir e ajudem a criança estimulando, auxiliando e acompanhando da forma correta e passando segurança e credibilidade.
id Krot_65dc20cedeb5a58562611d2f79c76fea
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/67685
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Educação inclusiva: A inclusão e o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escolaAlunosEducaçãoHiperatividadeProfessoresTDA/HO transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH, assim diagnosticadas geralmente por não conseguir atentar para o que se passa em sua volta, ficam sempre despercebidas, atropelam normas de condutas e não conseguem ficar quietas em seu lugar, apresentando comportamento diferenciado das outras. O TDAH é definido sendo um transtorno neural que manifesta em todas as fases: crianças, jovens e adultos, sendo independente da origem, nível social, religião ou raça. O objetivo geral pesquisar com auxílio de referências bibliográficas a inclusão e o desenvolvimento de ensino aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na escola focando as dificuldades diante do contexto escolar. O trabalho proposto tem como objetivos específicos: abordar breve contextualização sobre o aluno com transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e suas características, apontar pensamentos sobre os educadores que retratam alunos com características hiperativas e de déficit de atenção; descrever as estratégias do professor dentro de sala de aula. Diante disso, o problema de pesquisa foi: Quais as dificuldades encontradas para se desenvolver o ensino e a aprendizagem dos alunos TDAH em sala de aula? A metodologia foi de cunho qualitativo, pois apresenta uma pesquisa bibliográfica É de fundamental importância que os pais e educadores se informem sobre a hiperatividade para que saibam como agir e ajudem a criança estimulando, auxiliando e acompanhando da forma correta e passando segurança e credibilidade.2024-05-24T11:50:23Z2024-05-24T11:50:23Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67685LIMA, Renata Ferreiraporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-24T11:50:23Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/67685Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2024-05-24T11:50:23falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2024-05-24T11:50:23Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: A inclusão e o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escola
title Educação inclusiva: A inclusão e o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escola
spellingShingle Educação inclusiva: A inclusão e o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escola
LIMA, Renata Ferreira
Alunos
Educação
Hiperatividade
Professores
TDA/H
title_short Educação inclusiva: A inclusão e o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escola
title_full Educação inclusiva: A inclusão e o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escola
title_fullStr Educação inclusiva: A inclusão e o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escola
title_full_unstemmed Educação inclusiva: A inclusão e o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escola
title_sort Educação inclusiva: A inclusão e o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escola
author LIMA, Renata Ferreira
author_facet LIMA, Renata Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Renata Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos
Educação
Hiperatividade
Professores
TDA/H
topic Alunos
Educação
Hiperatividade
Professores
TDA/H
description O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH, assim diagnosticadas geralmente por não conseguir atentar para o que se passa em sua volta, ficam sempre despercebidas, atropelam normas de condutas e não conseguem ficar quietas em seu lugar, apresentando comportamento diferenciado das outras. O TDAH é definido sendo um transtorno neural que manifesta em todas as fases: crianças, jovens e adultos, sendo independente da origem, nível social, religião ou raça. O objetivo geral pesquisar com auxílio de referências bibliográficas a inclusão e o desenvolvimento de ensino aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na escola focando as dificuldades diante do contexto escolar. O trabalho proposto tem como objetivos específicos: abordar breve contextualização sobre o aluno com transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e suas características, apontar pensamentos sobre os educadores que retratam alunos com características hiperativas e de déficit de atenção; descrever as estratégias do professor dentro de sala de aula. Diante disso, o problema de pesquisa foi: Quais as dificuldades encontradas para se desenvolver o ensino e a aprendizagem dos alunos TDAH em sala de aula? A metodologia foi de cunho qualitativo, pois apresenta uma pesquisa bibliográfica É de fundamental importância que os pais e educadores se informem sobre a hiperatividade para que saibam como agir e ajudem a criança estimulando, auxiliando e acompanhando da forma correta e passando segurança e credibilidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2024-05-24T11:50:23Z
2024-05-24T11:50:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67685
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672954168410112