Educação inclusiva: A inclusão e o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67685 |
Resumo: | O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH, assim diagnosticadas geralmente por não conseguir atentar para o que se passa em sua volta, ficam sempre despercebidas, atropelam normas de condutas e não conseguem ficar quietas em seu lugar, apresentando comportamento diferenciado das outras. O TDAH é definido sendo um transtorno neural que manifesta em todas as fases: crianças, jovens e adultos, sendo independente da origem, nível social, religião ou raça. O objetivo geral pesquisar com auxílio de referências bibliográficas a inclusão e o desenvolvimento de ensino aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na escola focando as dificuldades diante do contexto escolar. O trabalho proposto tem como objetivos específicos: abordar breve contextualização sobre o aluno com transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e suas características, apontar pensamentos sobre os educadores que retratam alunos com características hiperativas e de déficit de atenção; descrever as estratégias do professor dentro de sala de aula. Diante disso, o problema de pesquisa foi: Quais as dificuldades encontradas para se desenvolver o ensino e a aprendizagem dos alunos TDAH em sala de aula? A metodologia foi de cunho qualitativo, pois apresenta uma pesquisa bibliográfica É de fundamental importância que os pais e educadores se informem sobre a hiperatividade para que saibam como agir e ajudem a criança estimulando, auxiliando e acompanhando da forma correta e passando segurança e credibilidade. |
id |
Krot_65dc20cedeb5a58562611d2f79c76fea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/67685 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva: A inclusão e o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escolaAlunosEducaçãoHiperatividadeProfessoresTDA/HO transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH, assim diagnosticadas geralmente por não conseguir atentar para o que se passa em sua volta, ficam sempre despercebidas, atropelam normas de condutas e não conseguem ficar quietas em seu lugar, apresentando comportamento diferenciado das outras. O TDAH é definido sendo um transtorno neural que manifesta em todas as fases: crianças, jovens e adultos, sendo independente da origem, nível social, religião ou raça. O objetivo geral pesquisar com auxílio de referências bibliográficas a inclusão e o desenvolvimento de ensino aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na escola focando as dificuldades diante do contexto escolar. O trabalho proposto tem como objetivos específicos: abordar breve contextualização sobre o aluno com transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e suas características, apontar pensamentos sobre os educadores que retratam alunos com características hiperativas e de déficit de atenção; descrever as estratégias do professor dentro de sala de aula. Diante disso, o problema de pesquisa foi: Quais as dificuldades encontradas para se desenvolver o ensino e a aprendizagem dos alunos TDAH em sala de aula? A metodologia foi de cunho qualitativo, pois apresenta uma pesquisa bibliográfica É de fundamental importância que os pais e educadores se informem sobre a hiperatividade para que saibam como agir e ajudem a criança estimulando, auxiliando e acompanhando da forma correta e passando segurança e credibilidade.2024-05-24T11:50:23Z2024-05-24T11:50:23Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67685LIMA, Renata Ferreiraporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-24T11:50:23Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/67685Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2024-05-24T11:50:23falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2024-05-24T11:50:23Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva: A inclusão e o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escola |
title |
Educação inclusiva: A inclusão e o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escola |
spellingShingle |
Educação inclusiva: A inclusão e o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escola LIMA, Renata Ferreira Alunos Educação Hiperatividade Professores TDA/H |
title_short |
Educação inclusiva: A inclusão e o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escola |
title_full |
Educação inclusiva: A inclusão e o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escola |
title_fullStr |
Educação inclusiva: A inclusão e o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escola |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva: A inclusão e o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escola |
title_sort |
Educação inclusiva: A inclusão e o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escola |
author |
LIMA, Renata Ferreira |
author_facet |
LIMA, Renata Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Renata Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alunos Educação Hiperatividade Professores TDA/H |
topic |
Alunos Educação Hiperatividade Professores TDA/H |
description |
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH, assim diagnosticadas geralmente por não conseguir atentar para o que se passa em sua volta, ficam sempre despercebidas, atropelam normas de condutas e não conseguem ficar quietas em seu lugar, apresentando comportamento diferenciado das outras. O TDAH é definido sendo um transtorno neural que manifesta em todas as fases: crianças, jovens e adultos, sendo independente da origem, nível social, religião ou raça. O objetivo geral pesquisar com auxílio de referências bibliográficas a inclusão e o desenvolvimento de ensino aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na escola focando as dificuldades diante do contexto escolar. O trabalho proposto tem como objetivos específicos: abordar breve contextualização sobre o aluno com transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e suas características, apontar pensamentos sobre os educadores que retratam alunos com características hiperativas e de déficit de atenção; descrever as estratégias do professor dentro de sala de aula. Diante disso, o problema de pesquisa foi: Quais as dificuldades encontradas para se desenvolver o ensino e a aprendizagem dos alunos TDAH em sala de aula? A metodologia foi de cunho qualitativo, pois apresenta uma pesquisa bibliográfica É de fundamental importância que os pais e educadores se informem sobre a hiperatividade para que saibam como agir e ajudem a criança estimulando, auxiliando e acompanhando da forma correta e passando segurança e credibilidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2024-05-24T11:50:23Z 2024-05-24T11:50:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67685 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672954168410112 |