Influência dos sincronizadores sociais na expressão do ciclo vigília/sono em indivíduos com diferentes preferências diurnas
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/12717 |
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Korczak, Anna LigiaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e MolecularLouzada, Fernando Mazzilli2018-04-20T19:58:49Z2018-04-20T19:58:49Z2007http://hdl.handle.net/1884/12717Orientador: Fernando LouzadaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografia e anexosÁrea de concentração: FisiologiaExistem diferenças individuais na fase dos ritmos circadianos. Indivíduos com a fase circadiana adiantada são chamados matutinos; aqueles com a fase circadiana atrasada são chamados vespertinos. O questionário frequentemente usado para acessar o cronotipo foi desenvolvido por Horne e Östberg (HO) (HORNE e ÖSTBERG,1976). A pontuação do HO é influenciada por diversos fatores, como o gênero, idade, latitude e hábitos sociais. Os objetivos deste trabalho foram analisar o efeito das mudanças dos sincronizadores sociais sobre as variáveis do ciclo vigília-sono de diferentes cronotipos e realizar a descrição de voluntários classificados como indiferentes e que apresentam um padrão bimodal de respostas ao questionário HO, denominados de bimodais. Os indivíduos foram selecionados a partir da pontuação do HO. 8 matutinos, com idade média de 20,62(±2,77), 8 vespertinos, com idade média de 19,87(±1,36), 8 indiferentes com idade média de 19,0(±1,41) e 6 bimodais, com idade média de 19,5(±2,07), tiveram seus dados do ciclo vigília-sono obtidos a partir do uso do actimetro por uma semana em duas ocasiões: aulas e férias. As médias do horário de início do sono, horário de acordar, duração do sono e eficiência do sono foram comparadas através da análise de variância (one-way ANOVA), separadamente, nas aulas e nas férias, tendo como fator o cronotipo. Os dados de aulas e férias, para cada variável, dentro de cada cronotipo, foram comparados através do teste de Wilcoxon. A regularidade do sono foi analisada a partir da comparação das médias dos coeficientes de variação de cada variável dependente nas duas situações, aulas e férias. Os sujeitos matutinos são aqueles que dormem e acordam mais cedo e têm a maior duração de sono. Os sujeitos vespertinos dormem e acordam mais tarde e têm a menor duração do sono. Situações de maior imposição social foram associadas a uma redução da duração total de sono, em situações de menor imposição social as diferenças individuais na expressão do ciclo vigília/sono manifestaram-se com maior clareza. Nas férias, os sujeitos bimodais apresentaram um comportamento mais irregular, o que poderia sustentar a hipótese de que esses sujeitos apresentariam maior plasticidade do ciclo vigíliasono.Inter-individual differences in the phase of the endogenous circadian rhythms has been established. Individuals with a relatively early circadian phase are called morning-types; those with a relatively late circadian phase are evening-types. The most frequently used questionnaire to assess the individual chronotype is the one developed by Horne and Östberg–HO (HORNE e ÖSTBERG,1976). The distribution of HO scores is likely to be biased by several factors, such as gender, age, latitude and social habits. The aim of this study were to analyze the effect of changes of social synchronizers on the sleep wake-cycle of different chronotypes and to describe classified volunteers like intermediate that showed a bimodal standard of answers to questionnaire HO, called of bimodals. Individuals were selected from HO scores. 8 morning-type, mean age 20,62(±2,77), 8 evening-type, mean age 19,87(±1,36), 8 intermediate, mean age 19,0(±1,41) and bimodal, mean age 19,5(±2,07), had their sleep schedules recorded by actigraphy for one week in two occasions: schooldays (S) and vacations (V). Sleep onset, offset, duration and efficiency for each chronotype group in each situation, schooldays and vacation, were compared by means of a one-way ANOVA, considering chronotype as a factor. Comparisons between schooldays and vacations were carried out by means Wilcoxon matched pair test. Sleep regularity was compared by means of variation coefficient. Morning-types was associated to earlier bedtime, earlier waking-up and extended sleep duration. Eveningness was associated to later bedtime, later waking-up time and a reduced sleep duration. The results support the idea that social schedules have an impact on the expression of circadian rhythmicity and reduces inter-individual differences. On vacations, bimodal subjects have a more irregular sleep/wake patterns. The result could support the idea that those subjects show bigger plasticity on the sleep wake-cycle.vi, 80f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesRitmos circadianosSonoCitologia e Biologia CelularBiologia molecularInfluência dos sincronizadores sociais na expressão do ciclo vigília/sono em indivíduos com diferentes preferências diurnasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALannaligiakorczak.pdfapplication/pdf961475https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12717/1/annaligiakorczak.pdf368994acb9e129f3b82785c4cebdfd27MD51open accessTEXTannaligiakorczak.pdf.txtExtracted Texttext/plain143369https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12717/2/annaligiakorczak.pdf.txta44763f4a8a83d4e8b45014d52b6744cMD52open accessTHUMBNAILannaligiakorczak.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1264https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12717/3/annaligiakorczak.pdf.jpg840358386f0555c3308051b13ef95dbdMD53open access1884/127172018-04-20 16:58:49.242open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/12717Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-04-20T19:58:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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