Parâmetros e indicadores de qualidade na educação infantil : uma análise dos resultados nos centros municipais educação infantil do município de Curitiba no ano de 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Fabiane da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70738
Resumo: Orientador : Prof. Msc. Marcus Quintanilha da Silva
id UFPR_a158779ad670f8da29ed36f60808dd5b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70738
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Marta Fabiane daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas EducacionaisSilva, Marcus Quintanilha da, 1984-2021-05-17T13:09:53Z2021-05-17T13:09:53Z2019https://hdl.handle.net/1884/70738Orientador : Prof. Msc. Marcus Quintanilha da SilvaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas EducacionaisInclui referênciasResumo : Neste artigo apresentam-se dados referentes aos resultados dos parâmetros e indicadores de qualidade da educação infantil dos centros municipais de educação infantil do município de Curitiba no ano de 2015. As avaliações institucionais na educação infantil é um campo novo para pesquisa, porém de grande valia para nortear os possíveis caminhos para educação infantil de qualidade, mesmo que esta "qualidade" perpasse por diferentes critérios e indicadores. Encontram-se hoje algumas lacunas no que se refere às avaliações institucionais em âmbito escolar, mas todas estas avaliações almejam chegar a um denominador comum: contribuir de modo significativo na qualidade da educação. Desse modo esta pesquisa tem como objetivo analisar e refletir a cerca resultados tabulados nas Avaliações dos Parâmetros e Indicadores de Qualidade dos Centros Municipais de Educação Infantil no município de Curitiba. A metodologia utilizada constituiu-se do uso de pesquisa bibliográfica tendo como base os documentos norteadores dos Parâmetros e Indicadores de Qualidade na Educação Infantil de Curitiba (2009) e os autores Dias (2003), Sousa (1995), Alavarse et al. (2013), Moro et al. (2014). A pesquisa viabilizou percepções entre os dados coletados nas avaliações institucionais, bem como aspectos reais das instituições, indicando que a hipótese é que, não necessariamente, essa avaliação representa a real condição da escola, gerando problemas inclusive na formulação e execução de políticas educacionais.Abstract : This article presents data regarding the results of the parameters and indicators of quality of pre-school education in the municipal schools of the city of Curitiba in the year 2015. The institutional evaluations in the education of children is a new field for research, but of great value to guide the possible paths to quality child education, even if this "quality" goes through different criteria and indicators. There are now some gaps in school-based institutional assessments, but all these evaluations aim to reach a common denominator: to make a significant contribution to the quality of education. Thus, this research aims to analyze and reflect on the results tabulated in the Assessments of Parameters and Quality Indicators of the Municipal Centers of Early Childhood Education in the city of Curitiba. The methodology used consisted of the use of bibliographical research based on the guiding documents of Parameters and Quality Indicators in Early Childhood Education in Curitiba (2009) and the authors Dias (2003), Sousa (1995), Alavarse et al. (2013), Moro et al. (2014). The research enabled perceptions between the data collected in the institutional evaluations, as well as real aspects of the institutions, indicating that the hypothesis is that, not necessarily, this evaluation represents the real condition of the school, generating problems even in the formulation and execution of educational policies.1 arquivo (39 p.).application/pdfAvaliação educacionalEducação infantilParâmetros e indicadores de qualidade na educação infantil : uma análise dos resultados nos centros municipais educação infantil do município de Curitiba no ano de 2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARTA FABIANE DA SILVA.pdfapplication/pdf438635https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70738/1/R%20-%20E%20-%20MARTA%20FABIANE%20DA%20SILVA.pdf13a579affd13765e3cf15b37e6779493MD51open access1884/707382021-05-17 10:09:53.312open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70738Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-17T13:09:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Parâmetros e indicadores de qualidade na educação infantil : uma análise dos resultados nos centros municipais educação infantil do município de Curitiba no ano de 2015
title Parâmetros e indicadores de qualidade na educação infantil : uma análise dos resultados nos centros municipais educação infantil do município de Curitiba no ano de 2015
spellingShingle Parâmetros e indicadores de qualidade na educação infantil : uma análise dos resultados nos centros municipais educação infantil do município de Curitiba no ano de 2015
Silva, Marta Fabiane da
Avaliação educacional
Educação infantil
title_short Parâmetros e indicadores de qualidade na educação infantil : uma análise dos resultados nos centros municipais educação infantil do município de Curitiba no ano de 2015
title_full Parâmetros e indicadores de qualidade na educação infantil : uma análise dos resultados nos centros municipais educação infantil do município de Curitiba no ano de 2015
title_fullStr Parâmetros e indicadores de qualidade na educação infantil : uma análise dos resultados nos centros municipais educação infantil do município de Curitiba no ano de 2015
title_full_unstemmed Parâmetros e indicadores de qualidade na educação infantil : uma análise dos resultados nos centros municipais educação infantil do município de Curitiba no ano de 2015
title_sort Parâmetros e indicadores de qualidade na educação infantil : uma análise dos resultados nos centros municipais educação infantil do município de Curitiba no ano de 2015
author Silva, Marta Fabiane da
author_facet Silva, Marta Fabiane da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marta Fabiane da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Marcus Quintanilha da, 1984-
contributor_str_mv Silva, Marcus Quintanilha da, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Educação infantil
topic Avaliação educacional
Educação infantil
description Orientador : Prof. Msc. Marcus Quintanilha da Silva
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-17T13:09:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-17T13:09:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/70738
url https://hdl.handle.net/1884/70738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (39 p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70738/1/R%20-%20E%20-%20MARTA%20FABIANE%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 13a579affd13765e3cf15b37e6779493
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860472601837568