Processo avaliativo e participativo do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludmila Sellos Plácido
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCJ5M
Resumo: O presente trabalho delimita-se em analisar criticamente o processo avaliativo, dentro da proposta político-pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral. Assim, este trabalho objetivou refletir sobre as formas existentes de avaliar, apontando as modalidades e os instrumentos da avaliação com o objetivo de analisar sua contribuição no processo de aprendizagem, apresentando diversas concepções de avaliação, bem como tratar dos critérios e instrumentos de avaliação à luz de teóricos, confrontando com a prática docente explicitada no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição e ainda refletir sobre a importância da avaliação para o avanço da aprendizagem na Educação Infantil. Sendo necessário compreender que a avaliação na Educação Infantil tem especificidades próprias devido ao público atendido nessa etapa da Educação Básica.
id UFMG_458acf046dd8c0bad2e4c868fdd7a13c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCJ5M
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Laisa Kelly VilanovaLudmila Sellos Plácido2019-08-10T14:20:21Z2019-08-10T14:20:21Z2015-08-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCJ5MO presente trabalho delimita-se em analisar criticamente o processo avaliativo, dentro da proposta político-pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral. Assim, este trabalho objetivou refletir sobre as formas existentes de avaliar, apontando as modalidades e os instrumentos da avaliação com o objetivo de analisar sua contribuição no processo de aprendizagem, apresentando diversas concepções de avaliação, bem como tratar dos critérios e instrumentos de avaliação à luz de teóricos, confrontando com a prática docente explicitada no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição e ainda refletir sobre a importância da avaliação para o avanço da aprendizagem na Educação Infantil. Sendo necessário compreender que a avaliação na Educação Infantil tem especificidades próprias devido ao público atendido nessa etapa da Educação Básica.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalAvaliaçãoProjeto político pedagógicoEducação infantilProcesso avaliativo e participativo do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_ludmila_sellos_placido_turma_13.pdfapplication/pdf555923https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCJ5M/1/tcc_ludmila_sellos_placido_turma_13.pdf66e1756b7f7ebcc92bdd26af13ede128MD51TEXTtcc_ludmila_sellos_placido_turma_13.pdf.txttcc_ludmila_sellos_placido_turma_13.pdf.txtExtracted texttext/plain112021https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCJ5M/2/tcc_ludmila_sellos_placido_turma_13.pdf.txtf21f1bd64aa35431a07ccf1d225a4f74MD521843/BUBD-9ZCJ5M2019-11-14 07:45:47.877oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCJ5MRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:45:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processo avaliativo e participativo do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral
title Processo avaliativo e participativo do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral
spellingShingle Processo avaliativo e participativo do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral
Ludmila Sellos Plácido
Avaliação
Projeto político pedagógico
Educação infantil
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
title_short Processo avaliativo e participativo do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral
title_full Processo avaliativo e participativo do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral
title_fullStr Processo avaliativo e participativo do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral
title_full_unstemmed Processo avaliativo e participativo do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral
title_sort Processo avaliativo e participativo do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral
author Ludmila Sellos Plácido
author_facet Ludmila Sellos Plácido
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Laisa Kelly Vilanova
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludmila Sellos Plácido
contributor_str_mv Laisa Kelly Vilanova
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Projeto político pedagógico
Educação infantil
topic Avaliação
Projeto político pedagógico
Educação infantil
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
description O presente trabalho delimita-se em analisar criticamente o processo avaliativo, dentro da proposta político-pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral. Assim, este trabalho objetivou refletir sobre as formas existentes de avaliar, apontando as modalidades e os instrumentos da avaliação com o objetivo de analisar sua contribuição no processo de aprendizagem, apresentando diversas concepções de avaliação, bem como tratar dos critérios e instrumentos de avaliação à luz de teóricos, confrontando com a prática docente explicitada no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição e ainda refletir sobre a importância da avaliação para o avanço da aprendizagem na Educação Infantil. Sendo necessário compreender que a avaliação na Educação Infantil tem especificidades próprias devido ao público atendido nessa etapa da Educação Básica.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T14:20:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T14:20:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCJ5M
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCJ5M
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCJ5M/1/tcc_ludmila_sellos_placido_turma_13.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCJ5M/2/tcc_ludmila_sellos_placido_turma_13.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 66e1756b7f7ebcc92bdd26af13ede128
f21f1bd64aa35431a07ccf1d225a4f74
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589559098802176