"Não ficarão mais ao Deus dará: já existem as creches"! História da educação infantil em creches públicas de Curitiba : entre normas e práticas - 1977 a 2003.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iuzviak Mantagute, Elisângela Iargas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/47712
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Gizele de Souza
id UFPR_a3ce9f49ff98a89a7fa2147eaccb0354
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/47712
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Iuzviak Mantagute, Elisângela IargasUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSouza, Gizele de, 1970-2022-07-07T14:14:36Z2022-07-07T14:14:36Z2017https://hdl.handle.net/1884/47712Orientadora: Profa. Dra. Gizele de SouzaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2017Inclui referências : f. 286-307Resumo: A pesquisa tem por objeto de estudo a história da educação infantil em creches na cidade de Curitiba, entre os anos de 1977 e 2003. O problema consiste em identificar qual era a função social exercida pela instituição pública de Educação Infantil - creche - na cidade de Curitiba e de que maneira ela foi organizada, estruturada administrativamente e pedagogicamente no que tange às propostas, às estratégias e às normatizações, no arco temporal entre 1977 a 2003. A tese é de a que creche ocupou diferentes funções sociais ao longo do período estudado, e, que tais funções se estruturaram em função das concepções de criança e Educação Infantil em circulação naquele momento histórico e que foram assumidas no trabalho da rede municipal de Curitiba, gerando rupturas e permanências na construção da história do atendimento às crianças pequenas. Também foram determinantes os sujeitos envolvidos e suas redes de interdependência, na construção e efetivação da proposta para a Educação Infantil em creches. Estas nuances da função social da creche, geraram rupturas e permanências na construção da história do atendimento da educação infantil em Curitiba. O objetivo geral para a condução da pesquisa reside em compreender as funções sociais que a creche - como espaço particular de educação infantil - foi assumindo no percurso histórico entre 1977 a 2003 e como se estruturou a rede de creches públicas na cidade de Curitiba, como se contratou e formou seus profissionais, de que modo organizou suas propostas, estratégias e normatizações de atendimento às crianças de 0 a 6 anos. A fim de atender tal finalidade, são propostos os objetivos específicos a seguir: a) Identificar as concepções de Educação Infantil que circulavam neste período histórico e como elas contribuíram para a forma de atendimento oferecido; b) Mapear a configuração político-administrativa de departamentos e instâncias municipais responsáveis pela rede de creches e o contexto de produção e a própria produção das normatizações propostas pela Prefeitura Municipal de Curitiba; c) Analisar de que modo ocorreu a apropriação, por parte dos servidores que atuavam nas creches, das normatizações propostas pela Prefeitura Municipal de Curitiba assim como verificar os usos, circulação e apropriações das proposições pedagógicas; d) Investigar como ocorreu a contratação, qual foi a proposta de atuação e a efetiva atuação dos profissionais que estavam ligados diretamente com a Educação Infantil na rede de creches de Curitiba revelando uma possível constituição da identidade profissional deles. Os conceitos que sustentam a tese são os de práticas, representações, apropriações e lutas de representação (Chartier, 1990, 1991); o conceito de lugar de Certeau (2013). As fontes analisadas foram produzidas pela Prefeitura Municipal de Curitiba e pelos sujeitos que atuaram na história da Educação Infantil curitibana. O texto está organizado em três capítulos que narram essa história. Palavras chave: Creche - Educação Infantil - Curitiba - História da Educação Infantil - Políticas para a Infância.Abstract: The study object of this research paper was the history of Early Childhood Education in daycare centers in the city of Curitiba between 1977 and 2003. The research problem was identifying the social function exercised by the public institution of Early Childhood Education - daycare center - in the city of Curitiba and how it was organized, administratively and pedagogically structured in reference to the proposals, the strategies and the norms between 1977 and 2003. The thesis is that the daycare center had different social functions throughout the studied period, and that these functions were structured in accordance with the conceptions of children and Early Childhood Education in circulation at that historical moment and which were assumed in the work of the Education Network of Curitiba, generating ruptures and continuities in the construction of the history of the caring for young children. The subjects involved and their networks of interdependence were also decisive in the construction and effectiveness of the proposal for Early Childhood Education in daycare centers. These nuances of the social function of the daycare center generated ruptures and continuities in the construction of the history of the caring of Early Childhood Education in Curitiba. The general objective for conducting the research was to understand the social functions that the daycare center - as a particular area of Early Childhood Education - assumed in the historical course between 1977 and 2003 and how the network of public daycare centers was structured in the city of Curitiba, how the professionals were hired and trained, and how the proposals, strategies and norms were organized for the caring for children from 0 to 6 years. In order to achieve this purpose, the following specific objectives were proposed: a) Identifying the conceptions of Early Childhood Education that circulated in this historical period and how they contributed to the way in which the service is offered; b) Mapping the political-administrative configuration of municipal departments and offices responsible for the network of daycare centers and the context of production and the own confection of the regulations proposed by Curitiba City Hall; c) Analyzing how the appropriation of the regulations proposed by Curitiba City Hall were taken by the municipality workers who worked in the day care centers as well as verifying the uses, circulation and appropriations of the pedagogical propositions; d) Investigating how the hiring took place, what the proposal of action was and the effective performance of the professionals who were directly connected with Early Childhood Education in the network of daycare center in Curitiba revealing a possible constitution of their professional identity. The concepts that supported the thesis were: practices, representations, appropriations and struggles for representation (Chartier, 1990, 1991); the concept of place by Certeau (2013). The analyzed sources were produced by the Curitiba City Hall and by the subjects who acted in the history of Early Childhood Education in Curitiba. The text is organized in three chapters that tell this story. Keywords: daycare center - Early Childhood Education - Curitiba - History of Early Childhood Education - Policies for Childhood.316 f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoCrechesEducação de criançasPlanejamento político - Educação"Não ficarão mais ao Deus dará: já existem as creches"! História da educação infantil em creches públicas de Curitiba : entre normas e práticas - 1977 a 2003.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ELISANGELA IARGAS IUZVIAK MANTAGUTE.pdfapplication/pdf8489816https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47712/1/R%20-%20T%20-%20ELISANGELA%20IARGAS%20IUZVIAK%20MANTAGUTE.pdf238a72396a8c17194d09881c02288214MD51open access1884/477122022-07-07 11:14:36.499open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47712Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-07T14:14:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Não ficarão mais ao Deus dará: já existem as creches"! História da educação infantil em creches públicas de Curitiba : entre normas e práticas - 1977 a 2003.
title "Não ficarão mais ao Deus dará: já existem as creches"! História da educação infantil em creches públicas de Curitiba : entre normas e práticas - 1977 a 2003.
spellingShingle "Não ficarão mais ao Deus dará: já existem as creches"! História da educação infantil em creches públicas de Curitiba : entre normas e práticas - 1977 a 2003.
Iuzviak Mantagute, Elisângela Iargas
Educação
Creches
Educação de crianças
Planejamento político - Educação
title_short "Não ficarão mais ao Deus dará: já existem as creches"! História da educação infantil em creches públicas de Curitiba : entre normas e práticas - 1977 a 2003.
title_full "Não ficarão mais ao Deus dará: já existem as creches"! História da educação infantil em creches públicas de Curitiba : entre normas e práticas - 1977 a 2003.
title_fullStr "Não ficarão mais ao Deus dará: já existem as creches"! História da educação infantil em creches públicas de Curitiba : entre normas e práticas - 1977 a 2003.
title_full_unstemmed "Não ficarão mais ao Deus dará: já existem as creches"! História da educação infantil em creches públicas de Curitiba : entre normas e práticas - 1977 a 2003.
title_sort "Não ficarão mais ao Deus dará: já existem as creches"! História da educação infantil em creches públicas de Curitiba : entre normas e práticas - 1977 a 2003.
author Iuzviak Mantagute, Elisângela Iargas
author_facet Iuzviak Mantagute, Elisângela Iargas
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Iuzviak Mantagute, Elisângela Iargas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Gizele de, 1970-
contributor_str_mv Souza, Gizele de, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Creches
Educação de crianças
Planejamento político - Educação
topic Educação
Creches
Educação de crianças
Planejamento político - Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Gizele de Souza
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-07T14:14:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-07T14:14:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/47712
url https://hdl.handle.net/1884/47712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 316 f. : il. algumas color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47712/1/R%20-%20T%20-%20ELISANGELA%20IARGAS%20IUZVIAK%20MANTAGUTE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 238a72396a8c17194d09881c02288214
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898780676718592