Estudo exploratório sobre o processo de participaçao de educadores de informática e cidadania da cidade de Curitiba e regiao metropolitana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sewo, Mírian Toshiko, 1972-
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/4766
Resumo: Orientadora: Maria de Fátima Quintal de Freitas
id UFPR_a4415547505173498897cd66fb2f5ba1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/4766
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Sewo, Mírian Toshiko, 1972-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFreitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-2020-09-14T15:42:33Z2020-09-14T15:42:33Z2004https://hdl.handle.net/1884/4766Orientadora: Maria de Fátima Quintal de FreitasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografiaResumo: Esta pesquisa pretendeu investigar a participação dos educadores das Escolas de Informática e Cidadania que atuam na periferia da cidade de Curitiba e na região metropolitana. Estes educadores são pessoas que desenvolvem atividades educativas nas suas comunidades através de um projeto (Escolas de Informática e Cidadania - EIC) com o Comitê para a Democratização da Informática do Paraná (CDI-PR). Este estudo verificou quais são as motivações para que as pessoas se introduzam e participem destes grupos e desenvolvam determinadas atividades. O estudo deste processo permite também verificar como as pessoas desenvolvem as atividades, suas dificuldades e seus encaminhamentos. Este estudo possibilitou verificar o que os educadores pensam sobre seu trabalho e o do grupo. A pesquisa também levou a verificar as repercussões destas atividades em suas vidas. Para desenvolver esta pesquisa foi feito um levantamento das pessoas que atuaram como educadores em Escolas da Informática e Cidadania em Curitiba e na Região Metropolitana no ano de 2003. Foram selecionados 12 educadores para compor o grupo de sujeitos da pesquisa, os quais foram entrevistados. Os dados produzidos foram submetidos à análise qualitativa através da técnica de Análise de Conteúdo. Concluiu-se que a experiência dos educadores no processo da participação provocou modificações na percepção de si, do outro e do mundo, fazendo um movimento de consciência que o conduz à autonomia.Abstract: This research aimed to investigate the participation of educators from Computer Science and Citizenship Schools who work in the suburbs of Curitiba and in its metropolitan region. Those educators are people who have developed educational activities in their own communities, through a project (Computer Science and Citizenship Schools - EIC) together with the Committee for Democracy in Computer Science - Paraná (CDI-PR). The study verified what are those people's motivations to insert themselves and to participate in the groups, and to develop definitive activities. That study of the process also permit to verify how people develop the activities, their difficulties and their directions. And the repercussions of those activities in their lives. This study permitted to check what those educators think about their own work, as well as about the group work. In order to develop this research it was taken a survey of the people who acted as educators in Computer Science and Citizenship Schools in Curitiba and metropolitan region in 2003. To compose the subject group twelve educators were selected and interviwed. The data produced were submitted to qualitative analysis by using the Analysis of Contents method. The research came to the conclusion that the experience of those educators in such participatory process had changed their perception of themselves, of the others and of the world - making a move of conscience that leads to their autonomy.109 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalComunidades sociaisEscolas publicasPsicologia socialEducação - Estudo e ensinoEducadoresInformática - Estudo e ensinoDissertações - EducaçãoEstudo exploratório sobre o processo de participaçao de educadores de informática e cidadania da cidade de Curitiba e regiao metropolitanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALestudo exploratório sobre o processo de participação de ed….pdfapplication/pdf1197190https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/4766/1/estudo%20explorat%c3%b3rio%20sobre%20o%20processo%20de%20participa%c3%a7%c3%a3o%20de%20ed%e2%80%a6.pdf53c8dbba2e88d046d2f482af69adcd44MD51open accessTEXTestudo exploratório sobre o processo de participação de ed….pdf.txtExtracted Texttext/plain250478https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/4766/2/estudo%20explorat%c3%b3rio%20sobre%20o%20processo%20de%20participa%c3%a7%c3%a3o%20de%20ed%e2%80%a6.pdf.txt9b2192b720dfd5f833f7424763ac2543MD52open accessTHUMBNAILestudo exploratório sobre o processo de participação de ed….pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1282https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/4766/3/estudo%20explorat%c3%b3rio%20sobre%20o%20processo%20de%20participa%c3%a7%c3%a3o%20de%20ed%e2%80%a6.pdf.jpg7e35907388ad7be61c2f40355942ef9aMD53open access1884/47662020-09-14 12:42:33.334open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/4766Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-14T15:42:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo exploratório sobre o processo de participaçao de educadores de informática e cidadania da cidade de Curitiba e regiao metropolitana
title Estudo exploratório sobre o processo de participaçao de educadores de informática e cidadania da cidade de Curitiba e regiao metropolitana
spellingShingle Estudo exploratório sobre o processo de participaçao de educadores de informática e cidadania da cidade de Curitiba e regiao metropolitana
Sewo, Mírian Toshiko, 1972-
Comunidades sociais
Escolas publicas
Psicologia social
Educação - Estudo e ensino
Educadores
Informática - Estudo e ensino
Dissertações - Educação
title_short Estudo exploratório sobre o processo de participaçao de educadores de informática e cidadania da cidade de Curitiba e regiao metropolitana
title_full Estudo exploratório sobre o processo de participaçao de educadores de informática e cidadania da cidade de Curitiba e regiao metropolitana
title_fullStr Estudo exploratório sobre o processo de participaçao de educadores de informática e cidadania da cidade de Curitiba e regiao metropolitana
title_full_unstemmed Estudo exploratório sobre o processo de participaçao de educadores de informática e cidadania da cidade de Curitiba e regiao metropolitana
title_sort Estudo exploratório sobre o processo de participaçao de educadores de informática e cidadania da cidade de Curitiba e regiao metropolitana
author Sewo, Mírian Toshiko, 1972-
author_facet Sewo, Mírian Toshiko, 1972-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Sewo, Mírian Toshiko, 1972-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-
contributor_str_mv Freitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades sociais
Escolas publicas
Psicologia social
Educação - Estudo e ensino
Educadores
Informática - Estudo e ensino
Dissertações - Educação
topic Comunidades sociais
Escolas publicas
Psicologia social
Educação - Estudo e ensino
Educadores
Informática - Estudo e ensino
Dissertações - Educação
description Orientadora: Maria de Fátima Quintal de Freitas
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-14T15:42:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-14T15:42:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/4766
url https://hdl.handle.net/1884/4766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 109 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/4766/1/estudo%20explorat%c3%b3rio%20sobre%20o%20processo%20de%20participa%c3%a7%c3%a3o%20de%20ed%e2%80%a6.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/4766/2/estudo%20explorat%c3%b3rio%20sobre%20o%20processo%20de%20participa%c3%a7%c3%a3o%20de%20ed%e2%80%a6.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/4766/3/estudo%20explorat%c3%b3rio%20sobre%20o%20processo%20de%20participa%c3%a7%c3%a3o%20de%20ed%e2%80%a6.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 53c8dbba2e88d046d2f482af69adcd44
9b2192b720dfd5f833f7424763ac2543
7e35907388ad7be61c2f40355942ef9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860696596545536