Data-Driven Design orientado ao comportamento sustentável : diretrizes para briefing metaprojetual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/72422 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Aguinaldo dos Santos |
id |
UFPR_a50779d4815c822466f64a3656197410 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72422 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Scaglione, ThaisUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em DesignSantos, Aguinaldo dos, 1970-2021-11-29T18:51:54Z2021-11-29T18:51:54Z2021https://hdl.handle.net/1884/72422Orientador: Prof. Dr. Aguinaldo dos SantosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 28/05/2021Inclui referências: p. 138-153Resumo: A presente dissertação apresenta um estudo com característica exploratória, de natureza aplicada, por meio de uma abordagem fenomenológica e qualitativa, sobre o uso do Data- Driven Design em um briefing metaprojetual para promover comportamentos mais sustentáveis. Ao longo das últimas décadas, as inovações em tecnologias da informação e comunicação vêm proporcionando diversas transformações no mercado de consumo e alterando o comportamento dos usuários. Essas modificações ocorrem nos diferentes pontos da jornada de consumo, seja no modo como os usuários pesquisam, adquirem, utilizam, avaliam ou descartam produtos e serviços. Consequentemente, o aumento da quantidade de dados digitais (big data) e do volume de tráfego on-line tem sido exponencial. Por meio da análise de big data é possível obter novo e/ou melhor entendimento acerca do comportamento humano de modo a influenciá-lo. Entretanto, muitas dessas análises estão sendo utilizadas como instrumentos para estimular o consumo. Neste cenário, os comportamentos de consumo dos últimos 50 anos têm contribuído para os impactos negativos na sustentabilidade, como por exemplo, para o aumento da temperatura do planeta. Por outro lado, as investigações de big data também podem apresentar oportunidades para o Data-Driven Design para o Comportamento Sustentável, como a elaboração de briefings metaprojetuais de: produto; serviço; Sistemas de Produto+Serviço (PSS); políticas públicas. Diante disso, este estudo teve como objetivo propor Diretrizes para Briefing Metaprojetual de Data-Driven Design para o Comportamento Sustentável. Como estratégia para a condução da pesquisa utilizou-se um conjunto de métodos, distribuídos ao longo de cinco fases, contemplando: 1. Revisões Bibliográficas (Assistemática e Sistemática); 2. Estudo de Caso ex-post-facto; 3. e 4. Action Design Research (Design Science Research e Pesquisa-Ação); 5. Análise Cruzada. O desenvolvimento da dissertação contou com o apoio de variados parceiros, dentre eles: uma agência de business intelligence, uma empresa de tecnologia médica, um órgão da ONU, pesquisadores de Design e pesquisadores de Ciência de Dados. Através das quatro fases iniciais, foi possível apurar, compreender e analisar os conceitos, para posteriormente propor diretrizes. Na última fase, todas as diretrizes foram avaliadas, refinadas e formalizadas em Diretrizes Finais. As diretrizes visam oferecer a designers um referencial que viabilize a elaboração de briefings metaprojetuais, que por meio do big data possibilite a compreensão do perfil dos usuários e aponte a estratégia de Design para Comportamento Sustentável mais adequada.Abstract: This dissertation presents an exploratory study, of an applied nature, through a phenomenological and qualitative approach, on the use of Data-Driven Design in a briefing of meta-projects to promote more sustainable behaviors. In recent decades, innovations in information and communication technologies have brought about several transformations in the costumers market and changed the users' behavior. These changes occur at different points in the customer journey, whether in the way users search, buy, use, evaluate or discard products and services. Consequently, the amount of digital data (big data) and the volume of online traffic has been increasing exponentially. Through big data analytics, it is possible to gain a new and/or better understanding of human behavior to influence it. However, many of these analyzes are being used as instruments to encourage consumption. In this scenario, the consumption behavior of the last 50 years contributed to negative impacts on sustainability, such as the increase in the planet's temperature. On the other hand, big data investigations can also present opportunities for Data-Driven Design for Sustainable Behaviour, such as developing meta-project briefings for a product; service; Product+Service Systems (PSS); public policies. Therefore, this study aimed to propose Data-Driven Design for Sustainable Behaviour Meta-Project Briefing Guidelines. As a strategy for conducting the research, a set of methods was used, distributed in five phases: 1.?? Literature Reviews (Unsystematic and Systematic); 2. Ex post-facto case study; 3. and 4.?? Action Design Research (Design Science Research and Action Research); 5. Cross analysis.?? The dissertation development was supported by several partners, including a business?? intelligence agency, a medical technology company, a UN agency, design researchers, and?? data science researchers. Through the four initial phases, it was possible to know,?? understand and analyze the concepts, to later propose guidelines. In the last phase, all?? guidelines were evaluated, refined, and formalized in the Final Guidelines. The guidelines?? aim to offer designers a framework that enables the preparation of briefings for metaprojects, which, through big data, make it possible to understand the profile of users and?? point out the most appropriate Design for Sustainable Behaviour strategy.1 arquivo (179 p.) : il. (algumas color.).application/pdfComportamento do consumidorBig dataSustentabilidadeDesenho industrialData-Driven Design orientado ao comportamento sustentável : diretrizes para briefing metaprojetualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - THAIS SCAGLIONE.pdfapplication/pdf11214921https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72422/1/R%20-%20D%20-%20THAIS%20SCAGLIONE.pdf7992922d0b66e4477c73fccc88728b21MD51open access1884/724222021-11-29 15:51:55.069open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72422Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-29T18:51:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Data-Driven Design orientado ao comportamento sustentável : diretrizes para briefing metaprojetual |
title |
Data-Driven Design orientado ao comportamento sustentável : diretrizes para briefing metaprojetual |
spellingShingle |
Data-Driven Design orientado ao comportamento sustentável : diretrizes para briefing metaprojetual Scaglione, Thais Comportamento do consumidor Big data Sustentabilidade Desenho industrial |
title_short |
Data-Driven Design orientado ao comportamento sustentável : diretrizes para briefing metaprojetual |
title_full |
Data-Driven Design orientado ao comportamento sustentável : diretrizes para briefing metaprojetual |
title_fullStr |
Data-Driven Design orientado ao comportamento sustentável : diretrizes para briefing metaprojetual |
title_full_unstemmed |
Data-Driven Design orientado ao comportamento sustentável : diretrizes para briefing metaprojetual |
title_sort |
Data-Driven Design orientado ao comportamento sustentável : diretrizes para briefing metaprojetual |
author |
Scaglione, Thais |
author_facet |
Scaglione, Thais |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scaglione, Thais |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Aguinaldo dos, 1970- |
contributor_str_mv |
Santos, Aguinaldo dos, 1970- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Big data Sustentabilidade Desenho industrial |
topic |
Comportamento do consumidor Big data Sustentabilidade Desenho industrial |
description |
Orientador: Prof. Dr. Aguinaldo dos Santos |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-29T18:51:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-29T18:51:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/72422 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/72422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (179 p.) : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72422/1/R%20-%20D%20-%20THAIS%20SCAGLIONE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7992922d0b66e4477c73fccc88728b21 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860908121587712 |