O projeto pedagógico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) como alternativa para a superação ao domínio sociocultural do sujeito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/39550 |
Resumo: | Orientadora: Professora Dra. Lenir Maristela Silva |
id |
UFPR_a6241b036b0f2f700cf8c65113066641 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/39550 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Martins, Charles FernandoUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva InterdisciplinarSilva, Lenir Maristela, 1964-2021-12-23T13:04:35Z2021-12-23T13:04:35Z2014https://hdl.handle.net/1884/39550Orientadora: Professora Dra. Lenir Maristela SilvaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar. Defesa em: 2014.Inclui referênciasResumo: Este trabalho apresenta um estudo da proposta educacional do MST como possibilidade de rompimento com o domínio sociocultural do sujeito, o qual é subjugado na sua condição social, cultural e intelectual, resultando em uma subalternização econômica. O projeto pedagógico do Movimento do MST construído paralelo a sua luta contra a expropriação da terra, emerge como estratégia de resistência e enfrentamento as condições desumanas de exploração impostas pelo poder dominante. O seu projeto educacional alternativo se contrapõe à educação formal, do Estado, o qual alimenta a lógica capitalista opressora através de conteúdos e metodologias voltadas para perpetuação deste sistema. O que o MST propõe é uma educação dirigida para a consolidação de uma cultura política do direito à terra, do direito a edificar o seu modo de produção social e material. O princípio da educação alternativa tem como pressuposto a intenção da reforma da educação para modificá-la e adequá-la à condição sociocultural de determinando grupo social, contemplando os seus aspectos particulares em busca da garantia de seus interesses, provocando assim, mudanças estruturais na sociedade.1 arquivo ([16] p.) : PDF.application/pdfProjeto pedagógicoEducação - ProjetosMovimento Sem TerraO projeto pedagógico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) como alternativa para a superação ao domínio sociocultural do sujeitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CHARLES FERNANDO MARTINS.pdfapplication/pdf554626https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39550/1/R%20-%20E%20-%20CHARLES%20FERNANDO%20MARTINS.pdf5f610280696873e7853368d20408ef59MD51open accessTEXTR - E - CHARLES FERNANDO MARTINS.pdf.txtExtracted Texttext/plain44965https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39550/2/R%20-%20E%20-%20CHARLES%20FERNANDO%20MARTINS.pdf.txt2ad903c70e38fb23173a98b224fd2426MD52open accessTHUMBNAILR - E - CHARLES FERNANDO MARTINS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1414https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39550/3/R%20-%20E%20-%20CHARLES%20FERNANDO%20MARTINS.pdf.jpg7746d1c15088536deeaf80b84b5b57f2MD53open access1884/395502021-12-23 10:04:35.605open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/39550Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-23T13:04:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O projeto pedagógico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) como alternativa para a superação ao domínio sociocultural do sujeito |
title |
O projeto pedagógico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) como alternativa para a superação ao domínio sociocultural do sujeito |
spellingShingle |
O projeto pedagógico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) como alternativa para a superação ao domínio sociocultural do sujeito Martins, Charles Fernando Projeto pedagógico Educação - Projetos Movimento Sem Terra |
title_short |
O projeto pedagógico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) como alternativa para a superação ao domínio sociocultural do sujeito |
title_full |
O projeto pedagógico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) como alternativa para a superação ao domínio sociocultural do sujeito |
title_fullStr |
O projeto pedagógico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) como alternativa para a superação ao domínio sociocultural do sujeito |
title_full_unstemmed |
O projeto pedagógico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) como alternativa para a superação ao domínio sociocultural do sujeito |
title_sort |
O projeto pedagógico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) como alternativa para a superação ao domínio sociocultural do sujeito |
author |
Martins, Charles Fernando |
author_facet |
Martins, Charles Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Charles Fernando |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Lenir Maristela, 1964- |
contributor_str_mv |
Silva, Lenir Maristela, 1964- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto pedagógico Educação - Projetos Movimento Sem Terra |
topic |
Projeto pedagógico Educação - Projetos Movimento Sem Terra |
description |
Orientadora: Professora Dra. Lenir Maristela Silva |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-23T13:04:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-23T13:04:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/39550 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/39550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo ([16] p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39550/1/R%20-%20E%20-%20CHARLES%20FERNANDO%20MARTINS.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39550/2/R%20-%20E%20-%20CHARLES%20FERNANDO%20MARTINS.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39550/3/R%20-%20E%20-%20CHARLES%20FERNANDO%20MARTINS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f610280696873e7853368d20408ef59 2ad903c70e38fb23173a98b224fd2426 7746d1c15088536deeaf80b84b5b57f2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860817458561024 |