As relações entre a liderança democrática do diretor e os resultados escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Gabriele Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80383
Resumo: Orientadora: Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza
id UFPR_a637524e18aa35b9ca258148a9c2d803
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80383
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSouza, Ângelo Ricardo de, 1968-Barbosa, Gabriele Ferreira2022-12-13T13:03:01Z2022-12-13T13:03:01Z2022https://hdl.handle.net/1884/80383Orientadora: Prof. Dr. Ângelo Ricardo de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/09/2022Inclui referências: p. 124-133Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar as possíveis relações entre a liderança democrática do diretor e o desempenho estudantil. Para tanto, a função do diretor é analisada a partir de sua expressão política e de suas atribuições legais, entendendo a centralidade do trabalho do diretor enquanto líder que orienta, mobiliza e influencia o trabalho a equipe a qual é responsável, assim como intermedia conflitos e relações de poder de modo que os objetivos educacionais de desenvolvimento de um trabalho pedagógico com qualidade possam ser atingidos. Para o cumprimento do objetivo proposto, foi realizada uma ampla revisão bibliográfica sobre a temática da Liderança do Diretor e as suas relações com a gestão democrática da escola. O estudo, de natureza quantitativa, considerou as escolas municipais e estaduais urbanas do Ensino Fundamental, 5º ano e 9º ano, avaliadas em 2019 pelo SAEB. Inicialmente foi descrito o perfil dos diretores das escolas avaliadas. Na sequência foram descritas e utilizadas duas variáveis que procuraram congregar informações acerca da percepção dos professores sobre a liderança do diretor e aspectos da gestão do dirigente escolar: o Índice de Liderança do Diretor (ILD) e o Índice de Condições de Gestão (ICG). Foi realizada uma regressão linear múltipla, cuja variável prevista foi a proficiência média em matemática das escolas do 5º e 9º ano e as variáveis preditoras o Índice de Liderança do Diretor, Índice de Condições de Gestão e o Indicador de Nível Socioeconômico (Inse), tomado como variável de controle para a análise. Os resultados apontam que, conforme esperado, o Inse foi a variável que apresentou maior relação com o desempenho dos estudantes. Ademais, o ILD também apresentou uma relação positiva e significativa com o desempenho em matemática para o 5º e 9º ano, podendo-se concluir que escolas onde os professores possuem uma percepção mais positiva sobre a liderança do diretor, apresentaram também melhores resultados nos testes de matemática de seus alunos. Já o ICG foi considerado um indicador com pouca relação com o desempenho dos estudantes no modelo estimado. Dividindo os resultados escolares do 5º e 9º em quartis e analisando como eles se distribuíram entre os formatos de acesso ao cargo do diretor, foi possível verificar que escolas com diretores indicados apresentaram médias localizadas nos quartis que concentraram os piores resultados, tanto para o 5º ano, quanto para o 9º ano. Assim, as menores proficiências foram encontradas nas escolas com perfis de liderança menos democráticas do ponto de vista da forma de escolha do dirigente. Por fim, conclui-se que a atuação da liderança do diretor na condução da gestão escolar consiste em um elemento fundamental para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico que contribuía com a aprendizagem dos estudantes. Ademais, a democratização desta liderança e da política escolar como um todo parece ter algum grau de interferência nos resultados dos alunos.Abstract: This work aims to analyze the possible relationships between the principal's democratic leadership and student performance. Therefore, the principal's role is analyzed from its political expression and legal attributions, understanding the centrality of the principal's work as a leader who guides, mobilizes and influences the work of the team which he is responsible for, as well as mediating conflicts and power relations so that the educational objectives of developing a pedagogical work with quality can be achieved. In order to achieve the suggested objective, a wide literature review about School Leadership and principal's leadership and its relationship with the democratic management of the school was carried out. The quantitative study considered 5th and 9th grades from the city and state elementary schools evaluated in 2019 by external national assessments (SAEB). Initially, the principal's profile from the evaluated schools was described. Next, two variables were described and used to gather information about the teachers' perception of the principal's leadership and aspects of the school leader management: the Principal's Leadership Index (PLI) and the Management Conditions Index (MCI). A multiple linear regression was performed, whose predicted variable was the average proficiency in math of the 5th and 9th grade schools and the predictor variables were the Principal's Leadership Index, the Management Conditions Index and Socioeconomic Level Indicator (Inse), taken as a control variable for the analysis. As expected, the results show that Inse was the variable that was most closely related to student performance. In addition, the PLI also showed a positive and significant relationship with performance in math for the 5th and 9th grades, being able to conclude that schools where teachers have a more positive perception of the principal's leadership also presented better results on student's math tests. On the other hand, the ICG was considered an indicator with little relation to student performance in the estimated model. Dividing the 5th and 9th school results into quartiles and analyzing how they were distributed among the formats of access to the principal's position, it was possible to verify that schools with indicated directors presented averages located in the quartiles that concentrated the worst results, both for the 5th and 9th grades. Therefore, the lowest proficiencies were found in schools with less democratic leadership profiles when considering the way of choosing the principal. Finally, it is concluded that the role of the principal's leadership in conducting school management is a fundamental element for the development of pedagogical work that contributed to student learning. Furthermore, the democratization of this leadership and of school policy as a whole seems to have some degree of interference on student results.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEscolas - Organização e administraçãoEducação e EstadoEducaçãoAs relações entre a liderança democrática do diretor e os resultados escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GABRIELE FERREIRA BARBOSA.pdfapplication/pdf2532428https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80383/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELE%20FERREIRA%20BARBOSA.pdf6705597d6a4689737d1e773beb17d9c7MD51open access1884/803832022-12-13 10:03:01.191open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80383Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-13T13:03:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As relações entre a liderança democrática do diretor e os resultados escolares
title As relações entre a liderança democrática do diretor e os resultados escolares
spellingShingle As relações entre a liderança democrática do diretor e os resultados escolares
Barbosa, Gabriele Ferreira
Educação - Estudo e ensino
Escolas - Organização e administração
Educação e Estado
Educação
title_short As relações entre a liderança democrática do diretor e os resultados escolares
title_full As relações entre a liderança democrática do diretor e os resultados escolares
title_fullStr As relações entre a liderança democrática do diretor e os resultados escolares
title_full_unstemmed As relações entre a liderança democrática do diretor e os resultados escolares
title_sort As relações entre a liderança democrática do diretor e os resultados escolares
author Barbosa, Gabriele Ferreira
author_facet Barbosa, Gabriele Ferreira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Ângelo Ricardo de, 1968-
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Gabriele Ferreira
contributor_str_mv Souza, Ângelo Ricardo de, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Escolas - Organização e administração
Educação e Estado
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Escolas - Organização e administração
Educação e Estado
Educação
description Orientadora: Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-13T13:03:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-13T13:03:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80383
url https://hdl.handle.net/1884/80383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80383/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELE%20FERREIRA%20BARBOSA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6705597d6a4689737d1e773beb17d9c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860516053778432