A articulação psicanálise e educação e o aluno-sujeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Lucia Cristina da Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/37423
Resumo: Orientadora: Profª Drª Tamara da Silveira Valente
id UFPR_a66177fb7a59046ecc6dfde899b05125
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/37423
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Lopes, Lucia Cristina da CostaValente, Tamara da Silveira, 1953-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-06T18:51:11Z2020-10-06T18:51:11Z2014https://hdl.handle.net/1884/37423Orientadora: Profª Drª Tamara da Silveira ValenteDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/08/2014Inclui bibliografiasResumo: Trata-se de um trabalho de pesquisa bibliográfica que apresenta e discute alguns conceitos pertencentes ao referencial teórico advindo da articulação Psicanálise e Educação, notadamente o de aluno-sujeito, com vistas a auxiliar pedagogos já formados ou em formação a lançar um novo olhar para o aluno que está sob sua orientação pedagógica. Também apresenta críticas à Pedagogia Científica contidas nas obras de Leandro de Lajonquière, Hilton Japiassu e Leny Magalhães Mrech, e apresenta os resultados de algumas dissertações e teses fundamentadas no referencial teórico resultante da articulação Psicanálise e Educação, que buscavam construir um conhecimento sobre a Educação voltada para o aluno-sujeito, realizadas em Programas da Pós Graduação de Setores de Educação em algumas universidades no Brasil. Após as leituras desses documentos acadêmicos concluiu-se que: a) o atual modelo pedagógico pautado no tecnocientificismo não tem garantido resultados satisfatórios para a Educação; b) a inserção do modelo tecnocientificista na Educação tem provocado o fenômeno da desautorização dos professores em seus saberes em relação ao ato educativo; c) há a necessidade urgente de se rever as formações de pedagogos e professores nos cursos de graduação nas instituições de ensino; e, d) a teoria elaborada pela articulação Psicanálise e Educação tem muito a contribuir para a Educação. Em síntese, este estudo mostrou que a teoria formulada pela articulação Psicanálise e Educação pode contribuir para que aos professores seja dada, nos cursos de formação, uma oportunidade de conhecer o conceito de aluno-sujeito, dando-lhes condições de implicar-se em seu ato educativo bem como de assumir a sua responsabilidade na constituição da subjetividade dos seus alunos. Palavras-chave: Psicanálise e Educação, Pedagogia Científica, Aluno-sujeito.Abstract: This bibliographical study presents and discusses some concepts belonging to the theoretical frame developed by the articulation of psychoanalysis and education, especially the conceit of student-subject, aiming to help educators already graduated or in continuous professional formation to build a new way of looking at the student under their pedagogical orientation. The study brings authors like Leandro de Lajonquière, Hilton Japiassu and Leny Magalhães Mrech, upon whom it presents some criticism towards the Scientific Pedagogy. In addition, it presents the results of a few dissertations and theses sustained theoretically on the knowledge elaborated by the articulation of psychoanalysis and education, and performed in Post Graduate Programs of Educational Sectors in some Brazilian Universities. After reading these academic researches the following conclusions were achieved: a) the Scientific Pedagogy based on the criteria of the techno-scientific approach does not guarantee satisfactory results for Education; b) the insertion of the techno-scientific model in Education has created a phenomenon that leads teachers to non-authorize themselves in their pedagogical knowledge; c) it is urgent to review the model of teaching future teachers in graduate courses of educational institutions; and d) the theory resulting of the articulation of psychoanalysis and education has much to contribute to Education. In synthesis, this study has showed that the theory resulting of the articulation of psychoanalysis and education, can give teachers an opportunity to become acquainted with the concept of student-subject, and moreover give them conditions of implicating themselves in their educational act and of assuming their responsibility in the process of helping to build the subjectivity in their students. Keywords: Psychoanalysis and Education, Scientific Pedagogy, Student- Subject110 f. : il. (algumas color.) ; 31 cm.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoPsicanálise e educaçãoFracasso escolarA articulação psicanálise e educação e o aluno-sujeitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - LUCIA CRISTINA DA COSTA LOPES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1125https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37423/1/R%20-%20D%20-%20%20LUCIA%20CRISTINA%20DA%20COSTA%20LOPES.pdf.jpgc402aa84b58761fc4edb781d8fc31960MD51open accessTEXTR - D - LUCIA CRISTINA DA COSTA LOPES.pdf.txtExtracted Texttext/plain233741https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37423/2/R%20-%20D%20-%20%20LUCIA%20CRISTINA%20DA%20COSTA%20LOPES.pdf.txt751d5020702f26e3100f7c4c9aba09e3MD52open accessORIGINALR - D - LUCIA CRISTINA DA COSTA LOPES.pdfapplication/pdf1424795https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37423/3/R%20-%20D%20-%20%20LUCIA%20CRISTINA%20DA%20COSTA%20LOPES.pdfdc72ede06e01c1899746f6c127c3915fMD53open access1884/374232020-10-06 15:51:11.408open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37423Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-06T18:51:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A articulação psicanálise e educação e o aluno-sujeito
title A articulação psicanálise e educação e o aluno-sujeito
spellingShingle A articulação psicanálise e educação e o aluno-sujeito
Lopes, Lucia Cristina da Costa
Educação
Psicanálise e educação
Fracasso escolar
title_short A articulação psicanálise e educação e o aluno-sujeito
title_full A articulação psicanálise e educação e o aluno-sujeito
title_fullStr A articulação psicanálise e educação e o aluno-sujeito
title_full_unstemmed A articulação psicanálise e educação e o aluno-sujeito
title_sort A articulação psicanálise e educação e o aluno-sujeito
author Lopes, Lucia Cristina da Costa
author_facet Lopes, Lucia Cristina da Costa
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Valente, Tamara da Silveira, 1953-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Lucia Cristina da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Psicanálise e educação
Fracasso escolar
topic Educação
Psicanálise e educação
Fracasso escolar
description Orientadora: Profª Drª Tamara da Silveira Valente
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-06T18:51:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-06T18:51:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/37423
url https://hdl.handle.net/1884/37423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110 f. : il. (algumas color.) ; 31 cm.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37423/1/R%20-%20D%20-%20%20LUCIA%20CRISTINA%20DA%20COSTA%20LOPES.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37423/2/R%20-%20D%20-%20%20LUCIA%20CRISTINA%20DA%20COSTA%20LOPES.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37423/3/R%20-%20D%20-%20%20LUCIA%20CRISTINA%20DA%20COSTA%20LOPES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c402aa84b58761fc4edb781d8fc31960
751d5020702f26e3100f7c4c9aba09e3
dc72ede06e01c1899746f6c127c3915f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860613709758464