Alfabetização na pré-escola : apreciação analítica e contribuições para a construção de um caminho interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ana Luiza Maximo
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74745
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Lucia Faria Moro
id UFPR_a783ee20f777c9e27c01ff190142da88
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74745
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ramos, Ana Luiza MaximoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMoro, Maria Lucia Faria, 1944-2022-08-11T18:09:19Z2022-08-11T18:09:19Z1995https://hdl.handle.net/1884/74745Orientadora: Profª Drª Maria Lucia Faria MoroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Educação, Curso de Pós-graduação em Educação.Inclui referências: p. 137-141Resumo: O presente trabalho consiste em um estudo a respeito de como é trabalhada a alfabetização na pré-escola das redes municipal e estadual de ensino, da cidade de Itajaí. Apresentamos aqui uma breve revisão de literatura onde comentamos a respeito de algumas teorias que influenciaram a pré-escola brasileira; as funções que ideologicamente foram à nossa pré-escola atribuídas e, mais especificamente, à alfabetização na pré-escola, e expomos os resultados da pesquisa de campo. Tais resultados provêm da análise qualitativa de conteúdo dos discursos dos sujeitos, de seus planos de ensino e propostas curriculares das redes de ensino já citadas; do estabelecimento de relações entre estas diferentes fontes de dados no que se refere à concepção de pré-escola e de alfabetização; da metodologia empregada no desenvolvimento desse trabalho; de suas práticas avaliativas e principais dificuldades apresentadas pela amostra. Os sujeitos são professoras atuantes em classes de pré-escola de duas escolas públicas, localizadas na periferia de Itajaí, sendo uma delas da rede municipal e a outra da rede estadual de ensino. Os resultados apontam: a) a alfabetização na pré-escola é voltada à prontidão para a entrada no primeiro grau; b) o trabalho de alfabetização nessas préescolas enfatiza sua função compensatória; c) a formação das professoras é inadequada causando dificuldades no entendimento da proposta curricular que norteia seu trabalho e desconhecimento ou distorção no entendimento desta enquanto processo de aquisição conceituai; d) a maneira como é desenvolvida a alfabetização, nessas pré-escolas, desconsidera o processo de construção da leitura e escrita pela criança; e) as professoras desconhecem e/ou, em alguns casos possuem uma visão distorcida do processo de aquisição da lecto-escrita; f) a necessidade urgente de uma revisão dos cursos de formação de professores. Frente à análise dos dados e às conclusões deles extraídas, ousamos apontar alguns caminhos para o desenvolvimento de uma prática pedagógica da alfabetização na pré-escola, que favoreça à criança o acesso à leitura e à escrita inseridas em seu contexto social.Abstract: This work consists of a study on how to deal with literacy of preschool of municipal and state schools network in Itajai city. We present here a brief review of the literature in which we talk about some theories that influenced the Brazilian preschool; the functions which were atributed to our preschool ideologically and more specifically to literacy in the earlier ages and we show the results on that field research. Those results come from a qualitative analysis of the discourse contents of the teachers involved in the process; from their teaching plans and curriculum objectives of the school network refered above; the relationship among these different data resources relative to preschool concepts and literacy; the methodology used in the development of that task; the evaluation practice and major difficulties that was got from the sample. The subjects are teachers who work in preschool classes of the state schools, located in the outskirts of Itajai city. One is a municipal and the other a state school. The results points out: a) literacy in preschool goals the readiness for first grade entrance; b) the work of teaching reading and writing in those schools enphasizes its compensatory functions; c) the graduation of the teachers is not good, causing difficulties on understanding the curriculum methodology that leads their work and misunderstanding or distorted view on understanding of that as a process of the conceptual aquisition; d) the way in which they develop literacy process in those schools disregard the process of the construction of reading and writing by the children; e) theachers don't know or in some cases have a distorted view of the process of the acquisition of reading and writing; f) the urgent necessity of a review of the teachers' graduation courses. According to the analysis of the facts and the conclusions got from them, we dare to point out ways for development of a teaching practice for reading and writing in preschools in order to help children having access to reading and writing within their social context.141f. : il. ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalAlfabetizaçãoEducação pre-escolarProfessores de ensino pre - escolar - FormaçãoRedação acadêmicaEducaçãoAlfabetização na pré-escola : apreciação analítica e contribuições para a construção de um caminho interdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - ANA LUIZA MAXIMO RAMOS.pdfapplication/pdf5658334https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74745/1/D%20-%20D%20-%20ANA%20LUIZA%20MAXIMO%20RAMOS.pdffbe545ccd8a600bce0765db6e37be676MD51open access1884/747452022-08-11 15:09:19.243open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74745Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-11T18:09:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização na pré-escola : apreciação analítica e contribuições para a construção de um caminho interdisciplinar
title Alfabetização na pré-escola : apreciação analítica e contribuições para a construção de um caminho interdisciplinar
spellingShingle Alfabetização na pré-escola : apreciação analítica e contribuições para a construção de um caminho interdisciplinar
Ramos, Ana Luiza Maximo
Alfabetização
Educação pre-escolar
Professores de ensino pre - escolar - Formação
Redação acadêmica
Educação
title_short Alfabetização na pré-escola : apreciação analítica e contribuições para a construção de um caminho interdisciplinar
title_full Alfabetização na pré-escola : apreciação analítica e contribuições para a construção de um caminho interdisciplinar
title_fullStr Alfabetização na pré-escola : apreciação analítica e contribuições para a construção de um caminho interdisciplinar
title_full_unstemmed Alfabetização na pré-escola : apreciação analítica e contribuições para a construção de um caminho interdisciplinar
title_sort Alfabetização na pré-escola : apreciação analítica e contribuições para a construção de um caminho interdisciplinar
author Ramos, Ana Luiza Maximo
author_facet Ramos, Ana Luiza Maximo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Ana Luiza Maximo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Maria Lucia Faria, 1944-
contributor_str_mv Moro, Maria Lucia Faria, 1944-
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Educação pre-escolar
Professores de ensino pre - escolar - Formação
Redação acadêmica
Educação
topic Alfabetização
Educação pre-escolar
Professores de ensino pre - escolar - Formação
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria Lucia Faria Moro
publishDate 1995
dc.date.issued.fl_str_mv 1995
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-11T18:09:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-11T18:09:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74745
url https://hdl.handle.net/1884/74745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141f. : il. ; 30 cm.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74745/1/D%20-%20D%20-%20ANA%20LUIZA%20MAXIMO%20RAMOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fbe545ccd8a600bce0765db6e37be676
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860891488026624