Alfabetização na pré-escola : apreciação analítica e contribuições para a construção de um caminho interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/74745 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Maria Lucia Faria Moro |
id |
UFPR_a783ee20f777c9e27c01ff190142da88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74745 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Ramos, Ana Luiza MaximoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMoro, Maria Lucia Faria, 1944-2022-08-11T18:09:19Z2022-08-11T18:09:19Z1995https://hdl.handle.net/1884/74745Orientadora: Profª Drª Maria Lucia Faria MoroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Educação, Curso de Pós-graduação em Educação.Inclui referências: p. 137-141Resumo: O presente trabalho consiste em um estudo a respeito de como é trabalhada a alfabetização na pré-escola das redes municipal e estadual de ensino, da cidade de Itajaí. Apresentamos aqui uma breve revisão de literatura onde comentamos a respeito de algumas teorias que influenciaram a pré-escola brasileira; as funções que ideologicamente foram à nossa pré-escola atribuídas e, mais especificamente, à alfabetização na pré-escola, e expomos os resultados da pesquisa de campo. Tais resultados provêm da análise qualitativa de conteúdo dos discursos dos sujeitos, de seus planos de ensino e propostas curriculares das redes de ensino já citadas; do estabelecimento de relações entre estas diferentes fontes de dados no que se refere à concepção de pré-escola e de alfabetização; da metodologia empregada no desenvolvimento desse trabalho; de suas práticas avaliativas e principais dificuldades apresentadas pela amostra. Os sujeitos são professoras atuantes em classes de pré-escola de duas escolas públicas, localizadas na periferia de Itajaí, sendo uma delas da rede municipal e a outra da rede estadual de ensino. Os resultados apontam: a) a alfabetização na pré-escola é voltada à prontidão para a entrada no primeiro grau; b) o trabalho de alfabetização nessas préescolas enfatiza sua função compensatória; c) a formação das professoras é inadequada causando dificuldades no entendimento da proposta curricular que norteia seu trabalho e desconhecimento ou distorção no entendimento desta enquanto processo de aquisição conceituai; d) a maneira como é desenvolvida a alfabetização, nessas pré-escolas, desconsidera o processo de construção da leitura e escrita pela criança; e) as professoras desconhecem e/ou, em alguns casos possuem uma visão distorcida do processo de aquisição da lecto-escrita; f) a necessidade urgente de uma revisão dos cursos de formação de professores. Frente à análise dos dados e às conclusões deles extraídas, ousamos apontar alguns caminhos para o desenvolvimento de uma prática pedagógica da alfabetização na pré-escola, que favoreça à criança o acesso à leitura e à escrita inseridas em seu contexto social.Abstract: This work consists of a study on how to deal with literacy of preschool of municipal and state schools network in Itajai city. We present here a brief review of the literature in which we talk about some theories that influenced the Brazilian preschool; the functions which were atributed to our preschool ideologically and more specifically to literacy in the earlier ages and we show the results on that field research. Those results come from a qualitative analysis of the discourse contents of the teachers involved in the process; from their teaching plans and curriculum objectives of the school network refered above; the relationship among these different data resources relative to preschool concepts and literacy; the methodology used in the development of that task; the evaluation practice and major difficulties that was got from the sample. The subjects are teachers who work in preschool classes of the state schools, located in the outskirts of Itajai city. One is a municipal and the other a state school. The results points out: a) literacy in preschool goals the readiness for first grade entrance; b) the work of teaching reading and writing in those schools enphasizes its compensatory functions; c) the graduation of the teachers is not good, causing difficulties on understanding the curriculum methodology that leads their work and misunderstanding or distorted view on understanding of that as a process of the conceptual aquisition; d) the way in which they develop literacy process in those schools disregard the process of the construction of reading and writing by the children; e) theachers don't know or in some cases have a distorted view of the process of the acquisition of reading and writing; f) the urgent necessity of a review of the teachers' graduation courses. According to the analysis of the facts and the conclusions got from them, we dare to point out ways for development of a teaching practice for reading and writing in preschools in order to help children having access to reading and writing within their social context.141f. : il. ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalAlfabetizaçãoEducação pre-escolarProfessores de ensino pre - escolar - FormaçãoRedação acadêmicaEducaçãoAlfabetização na pré-escola : apreciação analítica e contribuições para a construção de um caminho interdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - ANA LUIZA MAXIMO RAMOS.pdfapplication/pdf5658334https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74745/1/D%20-%20D%20-%20ANA%20LUIZA%20MAXIMO%20RAMOS.pdffbe545ccd8a600bce0765db6e37be676MD51open access1884/747452022-08-11 15:09:19.243open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74745Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-11T18:09:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alfabetização na pré-escola : apreciação analítica e contribuições para a construção de um caminho interdisciplinar |
title |
Alfabetização na pré-escola : apreciação analítica e contribuições para a construção de um caminho interdisciplinar |
spellingShingle |
Alfabetização na pré-escola : apreciação analítica e contribuições para a construção de um caminho interdisciplinar Ramos, Ana Luiza Maximo Alfabetização Educação pre-escolar Professores de ensino pre - escolar - Formação Redação acadêmica Educação |
title_short |
Alfabetização na pré-escola : apreciação analítica e contribuições para a construção de um caminho interdisciplinar |
title_full |
Alfabetização na pré-escola : apreciação analítica e contribuições para a construção de um caminho interdisciplinar |
title_fullStr |
Alfabetização na pré-escola : apreciação analítica e contribuições para a construção de um caminho interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Alfabetização na pré-escola : apreciação analítica e contribuições para a construção de um caminho interdisciplinar |
title_sort |
Alfabetização na pré-escola : apreciação analítica e contribuições para a construção de um caminho interdisciplinar |
author |
Ramos, Ana Luiza Maximo |
author_facet |
Ramos, Ana Luiza Maximo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Ana Luiza Maximo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moro, Maria Lucia Faria, 1944- |
contributor_str_mv |
Moro, Maria Lucia Faria, 1944- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Educação pre-escolar Professores de ensino pre - escolar - Formação Redação acadêmica Educação |
topic |
Alfabetização Educação pre-escolar Professores de ensino pre - escolar - Formação Redação acadêmica Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Maria Lucia Faria Moro |
publishDate |
1995 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1995 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-11T18:09:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-11T18:09:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/74745 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/74745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
141f. : il. ; 30 cm. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74745/1/D%20-%20D%20-%20ANA%20LUIZA%20MAXIMO%20RAMOS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fbe545ccd8a600bce0765db6e37be676 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898904856428544 |