O papel dos Estados Unidos e da UNESCO na formulação e implementação da proposta pedagógica no Estado do Paraná na década de 1960 : o caso da educação no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Marta
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/24706
Resumo: Orientadora: Profª Drª Ligia Regina Klein
id UFPR_a7f1931ca0c295182ccc642bfdd4ce36
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24706
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Chaves, MartaKlein, Lígia Regina, 1952-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-07-29T19:26:21Z2020-07-29T19:26:21Z2008https://hdl.handle.net/1884/24706Orientadora: Profª Drª Ligia Regina KleinTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 12/12/2008Bibliografia: fls. 256-275Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo desvelar o caráter ideológico da proposta de Educação Infantil que orientou as práticas educativas nas salas de Jardim de Infância no Estado do Paraná na década de 1960. O ponto de partida é o contexto de industrialização que ocorreu no auge da Guerra Fria. No Paraná, sob a justificativa da defesa do desenvolvimento e do progresso, foram elaborados documentos – tanto normativos quanto pedagógicos – e projetos para organização das unidades educativas de ensino. A organização da educação no Estado se deu sob a tutela da ONU e da Unesco, que egitimaram a proposta de educação do Estado no período em questão. Nesta lógica, a defesa da democracia e do civismo constituiu o princípio basilar numa sociedade, contraditoriamente, marcada pelo golpe militar de 1964. A realização desta pesquisa esteve amparada nos pressupostos teóricos marxistas que orientaram a compreensão da função do imperialismo estadunidense neste contexto. A análise dos documentos orientadores do Estado para a educação pré-primária revela que as orientações oficiais se amparavam na Escola Nova, cujos princípios foram reapresentados e fortalecidos na segunda metade do século XX e atenderam às articularidades da educação paranaense e brasileira, num período em que se defendia a educação voltada para a formação da classe trabalhadora. A formação da criança para a convivência democrática ocorreu numa escola ativa e produtiva, onde a preparação para a alfabetização e a competência no primário eram propaladas como condições para uma vida promissora. Neste contexto, hábitos e condutas na vida social como o civismo e o amor ao trabalho fizeram parte da formação da criança. Documentos e práticas educativas estavam sob a orientação estadunidense, o que contribuiu para fortalecer a manutenção da hegemonia do capital no mundo do trabalho.Abstract: This research aims at unveiling the ideological character of the preschool education proposal which guided the educational practices in the classroom of kindergartens in the State of Paraná in the 1960s. Its starting-point is the industrializing setting on top of some political conflicts due to the Cold War. In support of the development and progress in Paraná, some documents and projects were designed in order to organize the educational units for teaching. The organization of education in the State of Paraná was accomplished under the tutorship of ONU and UNESCO which legitimated the educational proposal of this State in that period. Within this reasoning, the defense of democracy and civism was the basic principles in a society opposedly marked by the military dictatorship regime especially after 1964. This research was based on the Marxist theoretical frameworks which supported the understanding of the role of the North-American imperialism in this context. The analysis of the documentation that guides the State of Paraná for the pre-primary schooling reveals that the official orientations were grounded on the New School, whose principles were introduced and strengthened in the second-half 20th century and cared for the particularities of the paranaense and Brazilian education at a time that education was supposed to instruct the working class. The education of children for a democratic living in an active and productive school where their preparation for literacy and abilities in primary school were assumed as a promising life condition. In this context, habits and behaviors of social life such as civism were part of children’s education. Documents and educational practices were directed by the United States what contributed to strengthen the maintenance of the capital hegemony in the work world.280 f. : il. [algumas color.].application/pdfDisponível em formato digitalEducação de criançasJardim de infanciaDesenvolvimento socialDesenvolvimento econômicoCivismoEducação - História - ParanáTesesEducaçãoO papel dos Estados Unidos e da UNESCO na formulação e implementação da proposta pedagógica no Estado do Paraná na década de 1960 : o caso da educação no jardim de infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTESE MARTA CHAVES.pdfapplication/pdf4839396https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24706/1/TESE%20MARTA%20CHAVES.pdf7304ac4a2de8f73ca3cf67fbea6f0bf6MD51open accessTEXTTESE MARTA CHAVES.pdf.txtExtracted Texttext/plain671250https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24706/2/TESE%20MARTA%20CHAVES.pdf.txt5f60e9868a0e53afb445b9a57f138bf1MD52open accessTHUMBNAILTESE MARTA CHAVES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24706/3/TESE%20MARTA%20CHAVES.pdf.jpg5da153195b8b8a361ec9a5c662798b5cMD53open access1884/247062020-07-29 16:26:21.143open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24706Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-29T19:26:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel dos Estados Unidos e da UNESCO na formulação e implementação da proposta pedagógica no Estado do Paraná na década de 1960 : o caso da educação no jardim de infância
title O papel dos Estados Unidos e da UNESCO na formulação e implementação da proposta pedagógica no Estado do Paraná na década de 1960 : o caso da educação no jardim de infância
spellingShingle O papel dos Estados Unidos e da UNESCO na formulação e implementação da proposta pedagógica no Estado do Paraná na década de 1960 : o caso da educação no jardim de infância
Chaves, Marta
Educação de crianças
Jardim de infancia
Desenvolvimento social
Desenvolvimento econômico
Civismo
Educação - História - Paraná
Teses
Educação
title_short O papel dos Estados Unidos e da UNESCO na formulação e implementação da proposta pedagógica no Estado do Paraná na década de 1960 : o caso da educação no jardim de infância
title_full O papel dos Estados Unidos e da UNESCO na formulação e implementação da proposta pedagógica no Estado do Paraná na década de 1960 : o caso da educação no jardim de infância
title_fullStr O papel dos Estados Unidos e da UNESCO na formulação e implementação da proposta pedagógica no Estado do Paraná na década de 1960 : o caso da educação no jardim de infância
title_full_unstemmed O papel dos Estados Unidos e da UNESCO na formulação e implementação da proposta pedagógica no Estado do Paraná na década de 1960 : o caso da educação no jardim de infância
title_sort O papel dos Estados Unidos e da UNESCO na formulação e implementação da proposta pedagógica no Estado do Paraná na década de 1960 : o caso da educação no jardim de infância
author Chaves, Marta
author_facet Chaves, Marta
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Klein, Lígia Regina, 1952-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Jardim de infancia
Desenvolvimento social
Desenvolvimento econômico
Civismo
Educação - História - Paraná
Teses
Educação
topic Educação de crianças
Jardim de infancia
Desenvolvimento social
Desenvolvimento econômico
Civismo
Educação - História - Paraná
Teses
Educação
description Orientadora: Profª Drª Ligia Regina Klein
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-29T19:26:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-29T19:26:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/24706
url https://hdl.handle.net/1884/24706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 280 f. : il. [algumas color.].
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24706/1/TESE%20MARTA%20CHAVES.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24706/2/TESE%20MARTA%20CHAVES.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24706/3/TESE%20MARTA%20CHAVES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7304ac4a2de8f73ca3cf67fbea6f0bf6
5f60e9868a0e53afb445b9a57f138bf1
5da153195b8b8a361ec9a5c662798b5c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898728721874944