Medidas socioeducativas para melhorar a adesão terapêutica e os parâmetros clínicos dos pacientes diabéticos insulinodependentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Vinícius Brito
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73025
Resumo: Orientadora : Profª Ms. Renata Oppitz de Lima e Cirne Ortiz Vargas
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spelling Dias, Vinícius BritoVargas, Renata Oppitz de Lima e Cirne OrtizUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Atenção Básica2021-12-31T11:44:48Z2021-12-31T11:44:48Z2021https://hdl.handle.net/1884/73025Orientadora : Profª Ms. Renata Oppitz de Lima e Cirne Ortiz VargasMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Atenção BásicaInclui referênciasResumo: O presente trabalho trata-se de um projeto de intervenção do Programa Mais Médicos, elaborado pela equipe da Unidade Básica de Saúde Louis Buron, na cidade de Ponta Grossa, Paraná. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. O trabalho foi realizado com os pacientes diabéticos tipo 2 insulinodependentes cadastrados no grupo de Hiperdia da UBS, excluindo os moradores de outras regiões. Foi construído uma base de dados desses pacientes, com informações pessoais e valores dos exames laboratoriais (glicêmia glicada). O paciente passou por um plano de orientação, no qual foi realizado consultas com o médico e com a enfermeira e orientações através de panfletos visando a promoção de mudanças de hábitos prejudiciais, como alimentação inadequada e a falta de atividade física. A intervenção objetivou estimular a adesão ao tratamento medicamentoso e não medicamentoso para controle da Diabetes Mellitus em pacientes insulinodependentes. A amostra desse trabalho foi de 22 pacientes sendo que 81,8 % obtiveram melhoras dos valores glicêmicos após a intervenção e, que a estratégia de educação em saúde promovendo a mudanças de hábitos, mostrou-se um fator importante para o tratamento da doença. No entanto, entende-se que para efetividade do tratamento é necessário que essa mudança seja permanente e que o paciente compreenda a real necessidade de manter cotidianamente hábitos saudáveis de vida. Também foi possível concluir que o papel dos profissionais da saúde no desenvolvimento das ações de educação em saúde, tanto nas visitas domiciliares quanto nos grupos de apoio, é fundamental para identificação de necessidades individuais dos pacientes e familiares, assim como, para o monitoramento adequado do tratamento e, consequentemente, controle da doença e aquisição de qualidade de vida.Abstract: The present work is an intervention project of the Mais Médicos Program, prepared by the team of the Basic Health Unit Louis Buron, in the city of Ponta Grossa, Paraná. The methodology used was action research. The work was carried out with insulin- dependent diabetic patients registered in the Hiperdia group of the UBS, excluding residents of other regions. A database of these patients was built, with personal information and values of laboratory tests (glycated glycemia). The patient underwent an orientation plan, in which consultations were made with the doctor and the nurse and guidance through pamphlets aimed at promoting changes in harmful habits, such as inadequate diet and lack of physical activity. The intervention aimed to stimulate adherence to medication and non-medication treatment to control Diabetes Mellitus in insulin-dependent patients. The sample of this study was 22 patients, 81.8% of whom had improved glycemic values after the intervention, and the health education strategy promoting changes in habits proved to be an important factor in the treatment of the disease. However, it is understood that for the treatment to be effective, it is necessary that this change be permanent and that the patient understands the real need to maintain healthy lifestyle habits on a daily basis. It was also possible to conclude that the role of health professionals in the development of health education actions, both in home visits and in support groups, is fundamental for identifying the individual needs of patients and families, as well as for the proper monitoring of the treatment and, consequently, disease control and acquisition of quality of life.1 arquivo ([23 p.]) : PDF.application/pdfDiabetesInsulinaDependenciaEducação sanitáriaMedidas socioeducativas para melhorar a adesão terapêutica e os parâmetros clínicos dos pacientes diabéticos insulinodependentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - VINICIUS BRITO DIAS.pdfapplication/pdf791966https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73025/1/R%20-%20E%20-%20VINICIUS%20BRITO%20DIAS.pdf9a0e9f401a8d723915e3a78f5961b8fdMD51open access1884/730252021-12-31 08:44:48.484open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73025Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-31T11:44:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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