Sobre a interpretação e o conhecimento : um estudo hermenêutico: as contribuições da hermenêutica e da psicanálise aos fundamentos do ato interpretativo na relação professor/aluno/conhecimento pela mediação da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prestes, Irene Carmen Picone
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68275
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Cecília Marins de Oliveira
id UFPR_a8704f1c4569f19b4073fd27266c8070
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68275
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Prestes, Irene Carmen PiconeUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoOliveira, Maria Cecilia Marins de, 1943-2022-10-24T18:04:22Z2022-10-24T18:04:22Z1998https://hdl.handle.net/1884/68275Orientadora: Profª Drª Maria Cecília Marins de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 88-91Resumo: Nesta investigação de caráter teórico, busco compreender o ato interpretativo e o conhecimento em situação escolar e tomo como referência metodológica a investigação dialógica gadameriana em que texto e intérprete constituem horizontes de compreensão que se fundem Recorro à leitura de textos que clarificam o foco central do meu estudo e que revelam as concepções teóricas e as contribuições do campo da hermenêutica de Gadamer e de Ricoeur e da psicanálise lacaniana, no que estas teorias trazem de fundamentos à interpretação no processo do conhecimento pela mediação da linguagem Uma das conclusões resultantes deste estudo destaca que nas teorias hermenêutica e psicanalítica o ato interpretativo que o sujeito do inconsciente/da consciência realiza ocupa um lugar privilegiado no processo do conhecimento Finalmente concluo que separar sujeito do conhecimento do sujeito psíquico só é possível teoricamente, uma vez que na prática das relações educacionais o sujeito que se constrói psiquicamente que significa é o mesmo sujeito que conhece e que aprende.Résumé: Dans cette recherche, à valeur théorique, je cherche à comprendre l'act interprétatif et la connaissance dans une situation scolaire et je prends comme référence méthodologique l'investigation dialogique "gadameriana" dans laquelle le texte et l'interprète constituent des horizons de compréhension qui se fondent Je fais appel à la lecture de textes qui clarifient le point central de mon étude et qui révèlent les conceptions théoriques et les contributions de l'herméneutique de Gadamer et de Ricoeur et de la psychanalyse de Lacan, dans ce que ces théories apportent des fondements à l'interprétation dans le processus de la connaissance par la médiation du langage L'une des conclusions résultantes de cette étude montre que, dans les théories herméneutique et psychanalytique, l'act interprétatif que le sujet de l 'inconscient/de la conscience accomplit, ocuppe une place priviligiée dans le processus de la connaissance Finalement, je conclut qu'il n 'est possible que théoriquement, séparer le sujet de la connaissance psychique, une fois que dans la pratique des relations éducationnelles le sujet qu'on construit psychologiquement que signifie est le même sujet qu'on connaît et qu'on apprend.91 f.application/pdfDisponível em formato digitalTeoria da autoconscienciaProfessores e alunosHermenêuticaRedação acadêmicaEducaçãoSobre a interpretação e o conhecimento : um estudo hermenêutico: as contribuições da hermenêutica e da psicanálise aos fundamentos do ato interpretativo na relação professor/aluno/conhecimento pela mediação da linguageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - IRENE CARMEN PICONE PRESTES.pdfapplication/pdf79835559https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68275/1/D%20-%20IRENE%20CARMEN%20PICONE%20PRESTES.pdfc7544dadf35aff070c70c5a5162e1b81MD51open access1884/682752022-10-24 15:04:22.72open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68275Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-24T18:04:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sobre a interpretação e o conhecimento : um estudo hermenêutico: as contribuições da hermenêutica e da psicanálise aos fundamentos do ato interpretativo na relação professor/aluno/conhecimento pela mediação da linguagem
title Sobre a interpretação e o conhecimento : um estudo hermenêutico: as contribuições da hermenêutica e da psicanálise aos fundamentos do ato interpretativo na relação professor/aluno/conhecimento pela mediação da linguagem
spellingShingle Sobre a interpretação e o conhecimento : um estudo hermenêutico: as contribuições da hermenêutica e da psicanálise aos fundamentos do ato interpretativo na relação professor/aluno/conhecimento pela mediação da linguagem
Prestes, Irene Carmen Picone
Teoria da autoconsciencia
Professores e alunos
Hermenêutica
Redação acadêmica
Educação
title_short Sobre a interpretação e o conhecimento : um estudo hermenêutico: as contribuições da hermenêutica e da psicanálise aos fundamentos do ato interpretativo na relação professor/aluno/conhecimento pela mediação da linguagem
title_full Sobre a interpretação e o conhecimento : um estudo hermenêutico: as contribuições da hermenêutica e da psicanálise aos fundamentos do ato interpretativo na relação professor/aluno/conhecimento pela mediação da linguagem
title_fullStr Sobre a interpretação e o conhecimento : um estudo hermenêutico: as contribuições da hermenêutica e da psicanálise aos fundamentos do ato interpretativo na relação professor/aluno/conhecimento pela mediação da linguagem
title_full_unstemmed Sobre a interpretação e o conhecimento : um estudo hermenêutico: as contribuições da hermenêutica e da psicanálise aos fundamentos do ato interpretativo na relação professor/aluno/conhecimento pela mediação da linguagem
title_sort Sobre a interpretação e o conhecimento : um estudo hermenêutico: as contribuições da hermenêutica e da psicanálise aos fundamentos do ato interpretativo na relação professor/aluno/conhecimento pela mediação da linguagem
author Prestes, Irene Carmen Picone
author_facet Prestes, Irene Carmen Picone
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Prestes, Irene Carmen Picone
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Maria Cecilia Marins de, 1943-
contributor_str_mv Oliveira, Maria Cecilia Marins de, 1943-
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da autoconsciencia
Professores e alunos
Hermenêutica
Redação acadêmica
Educação
topic Teoria da autoconsciencia
Professores e alunos
Hermenêutica
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria Cecília Marins de Oliveira
publishDate 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-24T18:04:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-24T18:04:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68275
url https://hdl.handle.net/1884/68275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 91 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68275/1/D%20-%20IRENE%20CARMEN%20PICONE%20PRESTES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c7544dadf35aff070c70c5a5162e1b81
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898787185229824