Educação e modernidade nas conferências educacionais da década de 1920 no Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bona Júnior, Aurélio
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80779
Resumo: Orientador: Carlos Eduardo Vieira
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVieira, Carlos Eduardo, 1963-Bona Júnior, Aurélio2023-01-17T14:34:00Z2023-01-17T14:34:00Z2005https://hdl.handle.net/1884/80779Orientador: Carlos Eduardo VieiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografia e anexosResumo: O presente estudo analisa o discurso de modernidade presente nas teses do Congresso de Ensino Primário e Normal (Curitiba - 1926) e da Primeira Conferência Nacional de Educação (Curitiba - 1927) com o propósito de entender sua relação com a Educação na década de 1920 no Paraná. Tendo como referencial de análise do discurso a teoria de Michel Foucault, e entendendo por modernidade a abertura à liberdade, à construção de uma sociedade ordenada segundo a razão, compreende-se que tal discurso se produziu marcado pelo desejo de modernização do país, entendida como movimento de recuperação do atraso nacional tendo como parâmetro determinados países desenvolvidos da Europa e os Estados Unidos da América. Os eventos em que tais teses foram apresentadas e debatidas são descritos em seu tempo e lugar. Discorre-se sobre o entendimento comum dos congressistas acerca de escola, professor e criança, como suporte de entendimento dos principais temas tratados nas teses, sobre os quais é efetuada a análise do discurso, em suas justificativas e proposições. Dentre estes temas, são destacados: a unidade nacional pela uniformização, obrigatoriedade e difusão do ensino primário; proposições didático-metodológicas de melhoramento e ampliação da ação educativa; educação moral e cívica; ensino do vernáculo aos filhos dos colonos estrangeiros; e educação higiênica. Conclui-se que o discurso da modernidade foi marcado pela convivência com a contradição, com a indeterminação, com práticas ora democráticas, ora autoritárias. Era um discurso carregado de poder e de leis; Era o discurso da homogeneização, da produção de padrões de educação e comportamento com vistas ao progresso nacional por meio da unidade.Abstract: The current study aims to explore the modernity discourse analysis presented in the dissertations discussed in the Congress of Elementary and Normal Teaching (Curitiba -1926) and First National Conference of Education (Curitiba - 1927) in the 1920's decade, specially in the state of Paraná. The objective was to understand the relation of this discourse related to education. Michel Foucault's theory was the theoretical reference which supported the analytical reference related to discourse analysis. Thus, in the author's view modernity can be understood as the starting point to freedom, as well as resulting in the society's construction organized by reason. That discourse was produced and marked by the country's modernization desire. Specially, in the sense that modernization can be understood as a recuperation movement of national developing. The developing parameters were determinate by developed countries, i.e. Europe and United States of America. Both events, in which the dissertations were presented and discussed, were described in its time and place. In fact, it was discussed a researchers scholarship common understanding related to school, teachers and children. These issues were understood as a core comprehension about the main themes present on those dissertations. In this context, discourse analysis is done into its objectives and propositions. For the sake of clarity, in those dissertation's themes it was specially highlighted issues namely: the national unit by means of a standardization, obligation and diffusion of elementary school, development of methodological and pedagogical propositions related to improvement and enlargement of educational action, civic and moral education; vernacular studies addressed to the teaching of foreign children's settlers, hygienic education. Thus, it was concluded that the discourse of modernity was marked by the relation of antagonistic issues, i.e. contradiction, indetermination, simultaneously with democratic and authoritarian practices. In fact, it was a discourse mainly based on power and laws. It was the homogenization discourse, which was related to the production of educational and behavior standards due to the fact that its objectives were related to the national progress by means of an unit.vi, 119 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducação - História - ParanáRedação acadêmicaEducaçãoEducação e modernidade nas conferências educacionais da década de 1920 no Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - AURELIO BONA JUNIOR.pdfapplication/pdf942523https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80779/1/R%20-%20D%20-%20AURELIO%20BONA%20JUNIOR.pdf9ed8b488fc211a86847b636a346658a8MD51open access1884/807792023-01-17 11:34:00.384open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80779Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-17T14:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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