História do Paraná : a construção do Código Disciplinar e a formação de uma identidade paranaense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/74746 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt |
id |
UFPR_5897488d4ae02a47ffad8e95f6f19c68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74746 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Gevaerd, Rosi Terezinha FerrariniUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-2022-09-01T18:22:47Z2022-09-01T18:22:47Z2003Brochhttps://hdl.handle.net/1884/74746Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos SchmidtDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 183-189Resumo: O presente trabalho partiu da seguinte questão norteadora: qual a relação entre a construção e consolidação de um código disciplinar da História do Paraná e a formação de uma identidade paranaense? Para tanto, tomou-se como fio condutor o conceito de código disciplinar e passou-se a reconstruir como foi se constituindo o ensino da História do Paraná, procurando identificar as permanências, as mudanças e as descontinuidades que se efetivaram desde as primeiras indicações desses conteúdos, enquanto saber escolar, até a proposta curricular de 1997-2000. Pode-se constatar que a inclusão destes conteúdos no contexto escolar ocorreu num momento em que os intelectuais do Paraná estavam envolvidos no processo de construção de identidade paranaense, contexto que a historiografia aponta como movimento do Paranismo. Este movimento pode ser representado por um sentimento de pertencimento regional, o qual passou por momentos de construção e reconstrução e, que, a partir de sua identificação no processo de escolarização, feito pela pesquisa, ainda está presente na cultura escolar.Abstract: The following work has emerged from the leading question: which is the relationship between a Parana’s History discipline code consolidation and the formation of a "Paranaense’s" identity? Therefore, the concept of discipline code has became the guidding line, and then the work moved its focus to observe how was the Parana’s History teaching formed, trying to indentify the points that did never change, theones that did change, and the ones which were just forgotten, since the first indication of this subjects until the curriculum proposal of 1997-2000. It can be observed that the inclusion of this subjects in the school context has ocurred when the Parana’s intellectuals where involved in the "Paranaense’s" identity formation process. This can be represented by a sentiment of regional bellonging, which has been through moments of formation and re-formation, and starting with its identification in the school process, made by the research, is still present in the school culture.189 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalRedação acadêmicaEducação - História - ParanáParaná - HistóriaEducaçãoHistória do Paraná : a construção do Código Disciplinar e a formação de uma identidade paranaenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - ROSI TEREZINHA FERRARINI GEVAERD.pdfapplication/pdf9762523https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74746/1/D%20-%20D%20-%20ROSI%20TEREZINHA%20FERRARINI%20GEVAERD.pdf5c4e7f099b521d4e016dce37bfa462b7MD51open access1884/747462022-09-01 15:22:47.721open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74746Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-01T18:22:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
História do Paraná : a construção do Código Disciplinar e a formação de uma identidade paranaense |
title |
História do Paraná : a construção do Código Disciplinar e a formação de uma identidade paranaense |
spellingShingle |
História do Paraná : a construção do Código Disciplinar e a formação de uma identidade paranaense Gevaerd, Rosi Terezinha Ferrarini Redação acadêmica Educação - História - Paraná Paraná - História Educação |
title_short |
História do Paraná : a construção do Código Disciplinar e a formação de uma identidade paranaense |
title_full |
História do Paraná : a construção do Código Disciplinar e a formação de uma identidade paranaense |
title_fullStr |
História do Paraná : a construção do Código Disciplinar e a formação de uma identidade paranaense |
title_full_unstemmed |
História do Paraná : a construção do Código Disciplinar e a formação de uma identidade paranaense |
title_sort |
História do Paraná : a construção do Código Disciplinar e a formação de uma identidade paranaense |
author |
Gevaerd, Rosi Terezinha Ferrarini |
author_facet |
Gevaerd, Rosi Terezinha Ferrarini |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gevaerd, Rosi Terezinha Ferrarini |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948- |
contributor_str_mv |
Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redação acadêmica Educação - História - Paraná Paraná - História Educação |
topic |
Redação acadêmica Educação - História - Paraná Paraná - História Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-01T18:22:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-01T18:22:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
Broch |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/74746 |
identifier_str_mv |
Broch |
url |
https://hdl.handle.net/1884/74746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
189 f. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74746/1/D%20-%20D%20-%20ROSI%20TEREZINHA%20FERRARINI%20GEVAERD.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5c4e7f099b521d4e016dce37bfa462b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860620451053568 |