Partido político e propaganda política : a imagem partidária em ação no horário gratuíto (HGPE) nas eleições de 2000, 2004 e 2008 para Prefeito de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Doacir Gonçalves de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/28011
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Luciana Fernandes Veiga
id UFPR_a9e3c72664eef7b031d65367ce73e61d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28011
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Quadros, Doacir Gonçalves deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em SociologiaVeiga, Luciana Fernandes2020-05-18T17:31:06Z2020-05-18T17:31:06Z2012https://hdl.handle.net/1884/28011Orientadora: Profa. Dra. Luciana Fernandes VeigaAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 10/07/2012Bibliografia: fls. 108-126Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar o uso que os partidos fazem de algumas estratégias na propaganda gratuita na televisão. Tomam-se como objeto de investigação as propagandas eleitorais do Partido dos Trabalhadores (PT), do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e do Partido da Frente Liberal-Democratas (PFLDEM) nas eleições de 2000, 2004 e 2008 para Prefeito de Curitiba. A partir disso, reflete-se sobre o fortalecimento dos partidos políticos no cumprimento de suas funções democráticas em um contexto midiático; tal reflexão ocorre a partir da análise das organizações internas dos partidos políticos e da adaptação que mostram ao ambiente midiático-eleitoral. Os dados coletados e analisados sugerem algumas características sobre as estratégias partidárias na televisão pelos partidos investigados. Uma primeira evidência é a ênfase que os partidos investigados deram ao uso de estratégias personalistas em seus programas na televisão, embora tenha havido a adoção de estratégias de personalização distintas entre os partidos de modo a colocarem-se como alternativas diferentes para o eleitor de Curitiba definir o seu voto. A segunda evidência foi que, além da personalização dos discursos eleitorais na televisão, entre os partidos investigados ocorreu uma conciliação no uso dessas estratégias com estratégias coletivistas que servem para conquistar o eleitor a partir da imagem do partido. Conclui-se que há partidos como o PT, que tendem em seus programas a resistir mais ao uso de estratégias personalistas, ao usarem mais constantemente as estratégias partidárias coletivistas. Outros partidos, como PFL-DEM, PMDB e PSDB, resistem mais ao uso das estratégias coletivistas. Essa relação identificada nos dados coletados do PSDB, PMDB, PFL-DEM é a repercussão na televisão de um "tipo" de imagem partidária comum entre partidos organizados internamente no processo de escolha de candidatos a partir de um excesso de individualismo e pela influência de personalidades que formam o perfil desses partidos como organização. A segunda relação identificada a partir dos dados coletados é que o uso de estratégias mais coletivistas na propaganda eleitoral do PT permite relacioná-la com o perfil organizativo desse partido no processo de escolha de candidatos, caracterizado por ligações menos centralizadas e mais articuladas entre seus membros. Essa relação repercute na campanha do partido na televisão por meio de uma imagem partidária atuando ora como pano de fundo, ora como fiadora da campanha do seu candidato.Abstract: This thesis aims to analyze how political parties employ some strategies in free political advertisement in television. The objects of research are the electoral advertisements of Labour Party (Partido dos Trabalhadores (PT)), of the Party of the Brazilian Democratic Movement (Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)), of the Party of Brazilian Social Democracy (Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)) and of the Party of Liberal Front-Democrats (Partido da Frente Liberal-Democratas (PFL-DEM)), in the elections of 2000, 2004 and 2008 to the Mayor of the city of Curitiba. Based on that, it considers the strengthening of political parties in the accomplishment of their democratic duties in a mediatic milieu; for such reflections, it is analyzed the parties' internal organizations and their adaptation to the mediatic-electoral environment. Data collected and analyzed suggest some characteristics on the strategies employed on TV by studied parties. A first one concerns the emphasis parties gave to personalistic strategies, although has occurred distinct patterns of personalizing the candidates among the parties, as a way to provide to voters distinctive electoral alternatives. The second characteristic concerns the use of collectivist strategies as a way to conquer the votes based on the image of parties. The conclusion is that there are parties - like PT - that employs more constantly the collectivist strategies, so avoiding the use of personalistic strategies. Such behavior is explained by the internal organization of the party, based on relationships less centralized and more articulated among its members. Conversely, other parties, like PFL-DEM, PMDB and PSDB, avoid the use of collectivist strategies. Such behavior is explained as a result of the internal organization of those parties, which are considered excessively individualistic and suffers the great influence of individual personalities. These distinctive strategies reflects on the electoral campaigns, particularly on the case of PT, its TV strategy explores more the party identity - sometimes integrating it in the advertisements mise-en-scène, sometimes as the guarantee of the party candidate.125f.application/pdfDisponível em formato digitalTeses - SociologiaDemocraciaPartidos politicosCampanha eleitoralPropaganda politicaComunicação na políticaEleições locaisSociologiaPartido político e propaganda política : a imagem partidária em ação no horário gratuíto (HGPE) nas eleições de 2000, 2004 e 2008 para Prefeito de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - DOACIR GONCALVES DE QUADROS.pdfapplication/pdf688068https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28011/1/R%20-%20T%20-%20DOACIR%20GONCALVES%20DE%20QUADROS.pdf6a61997f5e1d55d48f82093cfd77b24bMD51open accessTEXTR - T - DOACIR GONCALVES DE QUADROS.pdf.txtExtracted Texttext/plain319637https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28011/2/R%20-%20T%20-%20DOACIR%20GONCALVES%20DE%20QUADROS.pdf.txta2522d35236cb973189346a47d59e4d4MD52open accessTHUMBNAILR - T - DOACIR GONCALVES DE QUADROS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1329https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28011/3/R%20-%20T%20-%20DOACIR%20GONCALVES%20DE%20QUADROS.pdf.jpgc89c63d8f1373c47525660b274b4b418MD53open access1884/280112020-05-18 14:31:06.344open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28011Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-18T17:31:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Partido político e propaganda política : a imagem partidária em ação no horário gratuíto (HGPE) nas eleições de 2000, 2004 e 2008 para Prefeito de Curitiba
title Partido político e propaganda política : a imagem partidária em ação no horário gratuíto (HGPE) nas eleições de 2000, 2004 e 2008 para Prefeito de Curitiba
spellingShingle Partido político e propaganda política : a imagem partidária em ação no horário gratuíto (HGPE) nas eleições de 2000, 2004 e 2008 para Prefeito de Curitiba
Quadros, Doacir Gonçalves de
Teses - Sociologia
Democracia
Partidos politicos
Campanha eleitoral
Propaganda politica
Comunicação na política
Eleições locais
Sociologia
title_short Partido político e propaganda política : a imagem partidária em ação no horário gratuíto (HGPE) nas eleições de 2000, 2004 e 2008 para Prefeito de Curitiba
title_full Partido político e propaganda política : a imagem partidária em ação no horário gratuíto (HGPE) nas eleições de 2000, 2004 e 2008 para Prefeito de Curitiba
title_fullStr Partido político e propaganda política : a imagem partidária em ação no horário gratuíto (HGPE) nas eleições de 2000, 2004 e 2008 para Prefeito de Curitiba
title_full_unstemmed Partido político e propaganda política : a imagem partidária em ação no horário gratuíto (HGPE) nas eleições de 2000, 2004 e 2008 para Prefeito de Curitiba
title_sort Partido político e propaganda política : a imagem partidária em ação no horário gratuíto (HGPE) nas eleições de 2000, 2004 e 2008 para Prefeito de Curitiba
author Quadros, Doacir Gonçalves de
author_facet Quadros, Doacir Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Doacir Gonçalves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veiga, Luciana Fernandes
contributor_str_mv Veiga, Luciana Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Teses - Sociologia
Democracia
Partidos politicos
Campanha eleitoral
Propaganda politica
Comunicação na política
Eleições locais
Sociologia
topic Teses - Sociologia
Democracia
Partidos politicos
Campanha eleitoral
Propaganda politica
Comunicação na política
Eleições locais
Sociologia
description Orientadora: Profa. Dra. Luciana Fernandes Veiga
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-18T17:31:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-18T17:31:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/28011
url https://hdl.handle.net/1884/28011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 125f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28011/1/R%20-%20T%20-%20DOACIR%20GONCALVES%20DE%20QUADROS.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28011/2/R%20-%20T%20-%20DOACIR%20GONCALVES%20DE%20QUADROS.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28011/3/R%20-%20T%20-%20DOACIR%20GONCALVES%20DE%20QUADROS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a61997f5e1d55d48f82093cfd77b24b
a2522d35236cb973189346a47d59e4d4
c89c63d8f1373c47525660b274b4b418
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898821153849344