As práticas de cultura corporal na escola : entre os significados e a obtenção do capital corporal na disciplina de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janowski, Daniele Andrea
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/42738
Resumo: Orientadora: Profª Drª Cristina Carta Cardoso de Medeiros
id UFPR_aa221e1be2b558636e5635b98a3159b7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/42738
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Janowski, Daniele AndreaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMedeiros, Cristina Carta Cardoso de, 1958-2016-05-23T22:14:26Z2016-05-23T22:14:26Z2016http://hdl.handle.net/1884/42738Orientadora: Profª Drª Cristina Carta Cardoso de MedeirosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/03/2016Inclui referências : f. 94-98Resumo: O presente trabalho objetivou estabelecer a relação entre componentes curriculares e a possibilidade de obtenção de capital corporal a partir dos conteúdos da cultura corporal. A conexão do conceito de capital corporal com a Educação Física aparece como fio condutor desta pesquisa, sendo considerada a disciplina fundamental na veiculação da cultura corporal, no desenvolvimento e na aprendizagem de conhecimentos que possibilitem ao aluno o investimento corporal e a obtenção de capital corporal a partir de práticas e conhecimentos. Buscou-se no quadro teórico de análise do sociólogo francês Pierre Bourdieu, elementos para configurar a problematização em relação à construção social do corpo do aluno no espaço escolar, como um campo social fundamental para a consolidação do habitus, para apropriação cultural presente nos conteúdos escolares, bem como nas vivências e experiências que adquire nesse contexto. A pesquisa bibliográfica parte da cultura no espaço escolar e da cultura corporal presente nos conteúdos e nos elementos articuladores do currículo da disciplina de Educação Física presentes nas Diretrizes Curriculares da Educação do Estado do Paraná, no Projeto Político Pedagógico, no planejamento anual da disciplina de uma escola do interior do Paraná. A pesquisa empírica foi delineada em dois momentos. O primeiro contou com a produção de dados decorrentes de questionários respondidos por 134 escolares do 8º e 9º anos do ensino fundamental e o segundo com uma entrevista realizada com um professor de Educação Física que ministra aulas na referida escola para buscar esclarecimentos sobre planejamento e práticas pedagógicas ligadas aos conteúdos estruturantes da disciplina e aos conhecimentos articulados nos documentos oficiais. Após a inferência de dados foi possível concluir que existe uma significativa aceitação da disciplina de Educação Física pelos alunos e certa nitidez no entendimento com relação aos benefícios da aquisição dos conhecimentos veiculados pelos conteúdos da disciplina para a manutenção da saúde, a preservação do corpo, a potencialização do corpo para desenvolver atividades cotidianas, a importância dos cuidados com o corpo, para a saúde, a imagem e a comunicação. É expressiva a compreensão, dentro dos limites de percepção desses alunos, da possibilidade de investimento corporal atual e futuro e da existência possível de obtenção de capital corporal, não nomeada, latente, como potencial cumulativo e lucrativo.Abstract: This study aimed to establish the relationship between curriculum components and the possibility of obtaining body capital from body culture content. The link between body capital concept and Physical Education appears as a common thread of this research, so being considered the fundamental discipline in the promotion of body culture, and also in the development and learning skills that enable the student the body investment and the obtaining of body capital arising from practices and knowledge. It was sought, on the theoretical framework analysis of the French sociologist Pierre Bourdieu, elements to configure the questioning in relation to the social construction of the student body in the school environment as a fundamental social field for the consolidation of "habitus", for cultural appropriation present in school subjects as well as in the experiences acquired in this context. The bibliographic research has as a starting point the culture at school environment and the body culture present in the content and in the articulating elements of the curriculum of Physical Education present in the curriculum guidelines of the State of Paraná, in the Pedagogical Political Project, and also in the annual discipline planning of a school in the countryside of Paraná. The empirical research was designed in two stages. The first collected data production derived from questionnaires answered by 134 students of grades 8 and 9 of elementary school, and the second from an interview with a physical education teacher who works at this school to seek clarification about planning and teaching practices linked to structural contents of the discipline and to knowledge articulated in official documents. After data inference it was possible to conclude that there is a significant acceptance of Physical Education discipline by students and some clarity in understanding regarding the benefits of the acquisition of knowledge delivered by the discipline content for health and body maintenance, for body enhancement to develop daily activities, for the importance of body care as well as for health, appearance and communication. It is significant the understanding, within the limits of perception of these students, that there is a possibility of current and future body investment and also a possibility of obtaining body capital, not named, latent, as a cumulative and profitable potential.163 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducação fisica - CurriculosCultura corporalEsportes - Consciencia corporalAs práticas de cultura corporal na escola : entre os significados e a obtenção do capital corporal na disciplina de Educação Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - DANIELE ANDREA JANOWSKI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42738/1/R%20-%20D%20-%20DANIELE%20ANDREA%20JANOWSKI.pdf.jpg001a1162d6240801cbba486ed416df50MD51open accessTEXTR - D - DANIELE ANDREA JANOWSKI.pdf.txtExtracted Texttext/plain397745https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42738/2/R%20-%20D%20-%20DANIELE%20ANDREA%20JANOWSKI.pdf.txtf3e5372302b9e9c656a4c0569442126cMD52open accessORIGINALR - D - DANIELE ANDREA JANOWSKI.pdfapplication/pdf1996588https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42738/3/R%20-%20D%20-%20DANIELE%20ANDREA%20JANOWSKI.pdf40d08b0d87256c22248a5bc4e37e8c48MD53open access1884/427382016-05-23 19:14:26.846open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/42738Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-05-23T22:14:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas de cultura corporal na escola : entre os significados e a obtenção do capital corporal na disciplina de Educação Física
title As práticas de cultura corporal na escola : entre os significados e a obtenção do capital corporal na disciplina de Educação Física
spellingShingle As práticas de cultura corporal na escola : entre os significados e a obtenção do capital corporal na disciplina de Educação Física
Janowski, Daniele Andrea
Educação fisica - Curriculos
Cultura corporal
Esportes - Consciencia corporal
title_short As práticas de cultura corporal na escola : entre os significados e a obtenção do capital corporal na disciplina de Educação Física
title_full As práticas de cultura corporal na escola : entre os significados e a obtenção do capital corporal na disciplina de Educação Física
title_fullStr As práticas de cultura corporal na escola : entre os significados e a obtenção do capital corporal na disciplina de Educação Física
title_full_unstemmed As práticas de cultura corporal na escola : entre os significados e a obtenção do capital corporal na disciplina de Educação Física
title_sort As práticas de cultura corporal na escola : entre os significados e a obtenção do capital corporal na disciplina de Educação Física
author Janowski, Daniele Andrea
author_facet Janowski, Daniele Andrea
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Janowski, Daniele Andrea
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Cristina Carta Cardoso de, 1958-
contributor_str_mv Medeiros, Cristina Carta Cardoso de, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação fisica - Curriculos
Cultura corporal
Esportes - Consciencia corporal
topic Educação fisica - Curriculos
Cultura corporal
Esportes - Consciencia corporal
description Orientadora: Profª Drª Cristina Carta Cardoso de Medeiros
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-23T22:14:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-05-23T22:14:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/42738
url http://hdl.handle.net/1884/42738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 163 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42738/1/R%20-%20D%20-%20DANIELE%20ANDREA%20JANOWSKI.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42738/2/R%20-%20D%20-%20DANIELE%20ANDREA%20JANOWSKI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42738/3/R%20-%20D%20-%20DANIELE%20ANDREA%20JANOWSKI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 001a1162d6240801cbba486ed416df50
f3e5372302b9e9c656a4c0569442126c
40d08b0d87256c22248a5bc4e37e8c48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898732834390016