Análise do custo do transporte rodoviário de madeira roliça através da composiçao de suas variáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes Neto, João
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/77147
Resumo: Orientador: Jorge Roberto Malinovski
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spelling Sousa, Nilton José, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Engenharia FlorestalMalinovski, Jorge Roberto, 1950-Mendes Neto, João2022-11-16T19:42:22Z2022-11-16T19:42:22Z2005https://hdl.handle.net/1884/77147Orientador: Jorge Roberto MalinovskiCo-orientador: Nilton José de SousaInclui apendicesDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Agrárias, Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Florestal. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografia e anexoÁrea de concentraçao: SilviculturaResumo: Algumas empresas do setor madeireiro enfrentam grande dificuldade com a administração do transporte, mais precisamente com a definição do valor do frete a ser pago. Isso geralmente ocorre por falta de uma ferramenta prática e eficaz para calculá-lo. A dificuldade continua quando existe a necessidade de correção do valor do frete, que poderá ocorrer por qualquer motivo, como aumento dos pneus, do combustível, ou mudança das condições a que serão submetidos os caminhões. Normalmente as empresas para fazer frente a esta situação, utilizam algumas fórmulas caseiras, como por exemplo: Algumas seguem como parâmetro a relação entre o gasto com combustível e o faturamento bruto; outras reajustam conforme as empresas vizinhas e do mesmo ramo reajustaram, outras ainda, utilizam tabelas de frete pré-elaboradas com distâncias fixas. Portanto, este estudo teve como objetivo analisar e avaliar as variáveis que influem no custo do transporte rodoviário de madeira roliça, com a finalidade de obter informações úteis para o cálculo do valor do frete. Para obtenção de uma planilha eficaz e que produza resultados que espelhem a realidade das condições locais e que seja de fácil utilização, foram pesquisadas as seguintes fontes, para então selecionar as fórmulas e alcançar os objetivos propostos: Scania Wabis do Brasil, Volvo do Brasil Veículos Ltda, Centro de Estudo e Logística COPPEAD – UFRJ e o formulário recomendado pela FAO para o custo-hora e de máquinas florestais. O formulário escolhido foi inserido numa planilha eletrônica no Software Excel do Windows. Os cálculos realizados com esta planilha comprovaram que as fórmulas caseiras, inclusive a tabela de fretes elaborada para distâncias fixas pré-definidas, não atendem às necessidades das empresas e nem dos transportadores. A planilha possibilitou também, a elaboração de uma tabela de fretes adequada às condições locais de trabalho e, além disso, o reajuste do valor do frete tornou-se tarefa fácil. Sua sensibilidade para as variações das condições de trabalho ficou comprovada, quando da definição do veículo ideal, ou seja, foram analisados 5 veículos transportando a carga real, e os resultados demonstraram o veículo no 5 (configuração 6 x 2 com 220 HP),como o melhor e nº 4 (configuração 6 x 2 com 140 HP), como o pior. Simulou-se o transporte de carga permitida pela lei da balança, carga legal, o desempenho foi bastante diferente, onde veículo no 5 continua sendo considerado o melhor, mas o veículo no 4 não é mais o pior e até pode ser uma opção de escolha.Abstract: Some companies at wood sector face great difficulties with the transport administration, precisely about the definition of the value of the freight to be paid. It generally occurs by the lack of a practical and efficient tool to calculate it. The difficulty keeps on when there is the necessity of the freight valu correction which can occur for any reason, as the increasing of the tires price, fuel or changing conditions which the trucks will be submitted. Normally the companies to get to this point, use some empiric formulas, for example: some use as parameter the relation between the expanses with fuel and brute invoicing; others readjust it according to the neighbor companies or as the same segment does, and yet others use some table of freight previously elaborated based on previous set distances. Therefore, the present study had the objective to analyze and evaluate the variable which influence on the cost of the road transport of the log wood, in order to obtain some useful information to calculate the freight value. To get the intended table and that produces and show the real local condition, which must be easy in using, it was researched the following fonts in order to select the formulas and obtain the proposed objectives: Scania Wabis do Brasil, Volvo do Brasil Veículos Ltda, Centro de Estudo e Logística COPPEAD – UFRJ and the form recommended by FAO for the cost/hour and forest machines. The chosen form was insert in an electronic table at the Windows Excel Software. The calculation made out in this table, proved that the empiric formulas, inclusive the ones elaborated for previous distances, neither attend the necessities of the companies nor the transporters. It also became possible the elaboration of a table of freight appropriated to the local conditions of working and besides that, the readjusting of the value of the freight turned into an easy task. Its sensibility for the condition of the working was proved trough the definition of the ideal vehicle, it means, analyzing 5 vehicles transporting the real loading, the vehicle number 5 (configuration 6 x 2 with 220 HP), was the best than number 4, (configuration 6 x 2 with 140 HP), the worst. It was intended trough the table and based on the permitted load by the law, legal load. The performing was very different, the vehicle number 5 keeps on being the best, however, number 4 is not the worst and it can be an option.x, 137f. : il. color., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMadeira - Transporte - CustosTransporte rodoviario de cargaPlanilhas eletronicasTesesAnálise do custo do transporte rodoviário de madeira roliça através da composiçao de suas variáveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JOAO MENDES NETO.pdfapplication/pdf2289040https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77147/1/R%20-%20D%20-%20JOAO%20MENDES%20NETO.pdf869a40db012ca1dee565193ddae514f5MD51open access1884/771472022-11-16 16:42:22.37open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77147Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-16T19:42:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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