Intervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53985 |
Resumo: | Orientador : Prof. Ms. Dalessandro de Oliveira Pinheiro |
id |
UFPR_ad6434f780d951b0bb58ee193f0a5544 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53985 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Forselini, Sônia Maria VieiraUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaPinheiro, Dalessandro de Oliveira2019-12-13T16:17:21Z2019-12-13T16:17:21Z2016https://hdl.handle.net/1884/53985Orientador : Prof. Ms. Dalessandro de Oliveira PinheiroMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Um dos desafios em debate no sistema educacional brasileiro nos últimos anos tem sido a inclusão escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), em particular a partir da década de 1990, com as lutas da sociedade civil e, sobretudo, com a criação de leis, tratados e resoluções políticas em defesa da pessoa com deficiência. Esses tratados e leis aumentaram o acesso dos alunos com NEE à rede regular de ensino, exigindo ajustes redefinidores no papel das escolas e na atuação pedagógica dos educadores. Neste contexto, podemos indicar a urgente revisão do papel do professor que acreditava que o trabalho com crianças com algum tipo de deficiência era apenas para especialistas. Hoje, o professor vê- se diante de toda uma diversidade de alunos com ou sem deficiência na sala de aula, exigindo dele uma prática diferenciada que atenda à proposta de inclusão estabelecida pelos acordos e leis vigentes. Proponho neste estudo a analisar os desafios na prática do professor no contexto da Educação Inclusiva, cuja sala de aula regular está matriculados alunos com diagnóstico de TDAH. O estudo se deu por meio de pesquisa bibliográfica e observações no cotidiano escolar do Colégio Estadual Fernando de Azevedo do município de Santa Isabel do Ivaí – PR. onde estou Pedagoga e professora na Sala de Recursos Multifuncional. Esperamos que esse trabalho sirva de apoio aos professores durante sua ação pedagógica em sala de aula.18 p.application/pdfEducação inclusivaPratica de ensinoIntervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SONIA MARIA VIEIRA FORSELINI.pdfapplication/pdf422405https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53985/1/R%20-%20E%20-%20SONIA%20MARIA%20VIEIRA%20FORSELINI.pdf15fdc2651c05df10e24719fe9d55bffbMD51open access1884/539852019-12-13 13:17:22.058open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53985Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-13T16:17:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Intervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino |
title |
Intervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino |
spellingShingle |
Intervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino Forselini, Sônia Maria Vieira Educação inclusiva Pratica de ensino |
title_short |
Intervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino |
title_full |
Intervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino |
title_fullStr |
Intervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino |
title_full_unstemmed |
Intervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino |
title_sort |
Intervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino |
author |
Forselini, Sônia Maria Vieira |
author_facet |
Forselini, Sônia Maria Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Forselini, Sônia Maria Vieira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinheiro, Dalessandro de Oliveira |
contributor_str_mv |
Pinheiro, Dalessandro de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Pratica de ensino |
topic |
Educação inclusiva Pratica de ensino |
description |
Orientador : Prof. Ms. Dalessandro de Oliveira Pinheiro |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-13T16:17:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-13T16:17:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53985 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
18 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53985/1/R%20-%20E%20-%20SONIA%20MARIA%20VIEIRA%20FORSELINI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
15fdc2651c05df10e24719fe9d55bffb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860887157407744 |