Intervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forselini, Sônia Maria Vieira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53985
Resumo: Orientador : Prof. Ms. Dalessandro de Oliveira Pinheiro
id UFPR_ad6434f780d951b0bb58ee193f0a5544
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53985
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Forselini, Sônia Maria VieiraUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaPinheiro, Dalessandro de Oliveira2019-12-13T16:17:21Z2019-12-13T16:17:21Z2016https://hdl.handle.net/1884/53985Orientador : Prof. Ms. Dalessandro de Oliveira PinheiroMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Um dos desafios em debate no sistema educacional brasileiro nos últimos anos tem sido a inclusão escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), em particular a partir da década de 1990, com as lutas da sociedade civil e, sobretudo, com a criação de leis, tratados e resoluções políticas em defesa da pessoa com deficiência. Esses tratados e leis aumentaram o acesso dos alunos com NEE à rede regular de ensino, exigindo ajustes redefinidores no papel das escolas e na atuação pedagógica dos educadores. Neste contexto, podemos indicar a urgente revisão do papel do professor que acreditava que o trabalho com crianças com algum tipo de deficiência era apenas para especialistas. Hoje, o professor vê- se diante de toda uma diversidade de alunos com ou sem deficiência na sala de aula, exigindo dele uma prática diferenciada que atenda à proposta de inclusão estabelecida pelos acordos e leis vigentes. Proponho neste estudo a analisar os desafios na prática do professor no contexto da Educação Inclusiva, cuja sala de aula regular está matriculados alunos com diagnóstico de TDAH. O estudo se deu por meio de pesquisa bibliográfica e observações no cotidiano escolar do Colégio Estadual Fernando de Azevedo do município de Santa Isabel do Ivaí – PR. onde estou Pedagoga e professora na Sala de Recursos Multifuncional. Esperamos que esse trabalho sirva de apoio aos professores durante sua ação pedagógica em sala de aula.18 p.application/pdfEducação inclusivaPratica de ensinoIntervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SONIA MARIA VIEIRA FORSELINI.pdfapplication/pdf422405https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53985/1/R%20-%20E%20-%20SONIA%20MARIA%20VIEIRA%20FORSELINI.pdf15fdc2651c05df10e24719fe9d55bffbMD51open access1884/539852019-12-13 13:17:22.058open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53985Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-13T16:17:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Intervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino
title Intervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino
spellingShingle Intervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino
Forselini, Sônia Maria Vieira
Educação inclusiva
Pratica de ensino
title_short Intervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino
title_full Intervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino
title_fullStr Intervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino
title_full_unstemmed Intervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino
title_sort Intervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino
author Forselini, Sônia Maria Vieira
author_facet Forselini, Sônia Maria Vieira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Forselini, Sônia Maria Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinheiro, Dalessandro de Oliveira
contributor_str_mv Pinheiro, Dalessandro de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Pratica de ensino
topic Educação inclusiva
Pratica de ensino
description Orientador : Prof. Ms. Dalessandro de Oliveira Pinheiro
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-13T16:17:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-13T16:17:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53985
url https://hdl.handle.net/1884/53985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 18 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53985/1/R%20-%20E%20-%20SONIA%20MARIA%20VIEIRA%20FORSELINI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 15fdc2651c05df10e24719fe9d55bffb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860887157407744