Espiritualidade anárquica : o sujeito ético entre Foucault e Agamben

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Valdson Carreiro, 1987-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/67202
Resumo: Orientador: Prof. Dr. André de Macedo Duarte
id UFPR_ad6c9cbcda10d4a899dbb71231f79962
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/67202
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Valdson Carreiro, 1987-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em FilosofiaDuarte, André de Macedo, 1966-2021-03-26T13:13:20Z2021-03-26T13:13:20Z2019https://hdl.handle.net/1884/67202Orientador: Prof. Dr. André de Macedo DuarteTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 21/11/2019Inclui referências: p. 203-207Resumo: Propõe-se o conceito de espiritualidade anárquica como campo hermenêutico em que se situam as reflexões de Foucault e Agamben em torno da ética. Trata-se, por um lado, de traçar um plano de convergência entre Foucault e Agamben, que parte do objetivo de pensar o si mesmo na relação com a linguagem, tomando como ponto de partida as diversas estratégias de recusa do marco filosófico-moderno do sujeito de conhecimento. Por outro lado, identificase um eixo de divergência entre ambos e que consiste em distinguir duas maneiras - genealogia (Foucault) e arqueologia ontológica (Agamben) - de responder à recusa do sujeito de conhecimento ao se estabelecer a relação entre ética e linguagem. Logo, discute-se a triangulação entre si mesmo, linguagem e recusa ao sujeito de conhecimento em Foucault e Agamben, sob o pano-de-fundo da divergência entre uma perspectiva prático-genealógica e uma linguístico-ontológica. Em suma, sustenta-se a hipótese de que entre uma ética tomada na relação entre o discursivo e o não-discursivo (Foucault), e uma ética tomada entre o linguístico e não-linguístico (Agamben), circunscrevem-se dois modos de operar estratégias de descentramento em relação ao sujeito conhecimento. A partir dessa diferença fundamental, sugere-se a espiritualidade anárquica como um modo particular de problematização da ética na filosofia contemporânea. Segundo a perspectiva de Agamben, tal ética é endogenamente ou ontologicamente infundada e nela o sujeito ético é a alma, o rosto, o resto entre o humano e não inumano, entre a bíos e a zoè. Segundo a perspectiva foucaultiana, por outro lado, tem-se uma ética exogenamente resolvida no campo das condutas e das práticas de si, uma ética que busca conduzir-se numa relação espiritual de rarificação da vida numa conjugação entre bíos e logos. Por fim, analisa-se as diferenças entre o conceito de Agamben de "forma de vida" e o conceito de Foucault sobre as "artes do viver". Palavras-chave: Foucault. Agamben. Genealogia ética. Espiritualidade anárquica. Ontologia.Abstract: We intend to propose the concept of "anarchic spirituality" as the hermeneutical domain in which distinct authors such as Foucault and Agamben locate their reflections on the ethical. On the one hand, it is necessary to trace the convergence between Foucault and Agamben since both of them think the self in its relations with language, although they assume different strategies thru which they confront the hallmark of modern philosophy, the subject of knowledge. On the other hand, it is also necessary to highlight the differences between Agamben and Foucault in what concerns their own ways to refuse the subject of knowledge by relating ethics and language, i.e., genealogy (Foucault) and ontological archeology (Agamben). Thus, we discuss the triangular relation between the self, language and the refusal of the subject of knowledge in the works of Foucault and Agamben, by contextualizing this discussion thru the analysis of the divergences between a practical-genealogical perspective and an ontological-linguistic one. In a nutshell, we would like to propose the hypothesis that between an ethics assumed thru the relation between the linguistic and the non-linguistic (Agamben), and an ethics assumed thru the relation between the discursive and the non-discursive (Foucault), we can find two distinct ways for the de-centering of the subject of knowledge. By assuming this fundamental difference between Foucault's and Agamben's approaches to ethics, we suggest that the concept of anarchic spirituality is a particular way to problematize ethics in contemporary philosophy. According to Agamben's perspective, this ethics is endogenously or ontologically ungrounded, and the ethical subject is the soul, the face, the rest between human and non-human, between bíos and zoé. According to Foucault, this ethics is exogenously defined within the realm of conducts and practices of the self, an ethics that proposes to turn life spiritually harder and rarified by conjugating bíos and logos. Finally, we stress the differences between Agamben's concept of "form of life" and Foucault's concept of "art of living". Key-words: Foucault. Agamben. Ethical genealogy. Anarchic spirituality. Ontology207 p.application/pdfFoucault, Michel, 1926-1984 - Crítica e interpretaçãoAgamben, Giorgio, 1942- - Crítica e interpretaçãoEspiritualidadeGenealogia (Filosofia)Ética - FilosofiaFilosofiaEspiritualidade anárquica : o sujeito ético entre Foucault e Agambeninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - VALDSON CARREIRO SILVA.pdfapplication/pdf2049429https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67202/1/R%20-%20T%20-%20VALDSON%20CARREIRO%20SILVA.pdf50dfa2a2979a0fd027c20e4af6f52bb5MD51open access1884/672022021-03-26 10:13:21.079open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/67202Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-03-26T13:13:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Espiritualidade anárquica : o sujeito ético entre Foucault e Agamben
title Espiritualidade anárquica : o sujeito ético entre Foucault e Agamben
spellingShingle Espiritualidade anárquica : o sujeito ético entre Foucault e Agamben
Silva, Valdson Carreiro, 1987-
Foucault, Michel, 1926-1984 - Crítica e interpretação
Agamben, Giorgio, 1942- - Crítica e interpretação
Espiritualidade
Genealogia (Filosofia)
Ética - Filosofia
Filosofia
title_short Espiritualidade anárquica : o sujeito ético entre Foucault e Agamben
title_full Espiritualidade anárquica : o sujeito ético entre Foucault e Agamben
title_fullStr Espiritualidade anárquica : o sujeito ético entre Foucault e Agamben
title_full_unstemmed Espiritualidade anárquica : o sujeito ético entre Foucault e Agamben
title_sort Espiritualidade anárquica : o sujeito ético entre Foucault e Agamben
author Silva, Valdson Carreiro, 1987-
author_facet Silva, Valdson Carreiro, 1987-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Valdson Carreiro, 1987-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Duarte, André de Macedo, 1966-
contributor_str_mv Duarte, André de Macedo, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Foucault, Michel, 1926-1984 - Crítica e interpretação
Agamben, Giorgio, 1942- - Crítica e interpretação
Espiritualidade
Genealogia (Filosofia)
Ética - Filosofia
Filosofia
topic Foucault, Michel, 1926-1984 - Crítica e interpretação
Agamben, Giorgio, 1942- - Crítica e interpretação
Espiritualidade
Genealogia (Filosofia)
Ética - Filosofia
Filosofia
description Orientador: Prof. Dr. André de Macedo Duarte
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-26T13:13:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-26T13:13:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/67202
url https://hdl.handle.net/1884/67202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 207 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67202/1/R%20-%20T%20-%20VALDSON%20CARREIRO%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 50dfa2a2979a0fd027c20e4af6f52bb5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860780337922048