O desenvolvimento das operações mentais no fazer pedagógico de professores das series iniciais do ensino de 1.º grau, revelado nas questões/exercícios de compreensão de textos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Johansson, Sueli Maria
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/64709
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Lucia Faria Moro
id UFPR_adbb0854c6600ae99f660b2ef5594168
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/64709
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Johansson, Sueli MariaMoro, Maria Lucia Faria, 1944-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-20T16:37:42Z2020-10-20T16:37:42Z1991https://hdl.handle.net/1884/64709Orientadora: Profª Drª Maria Lucia Faria MoroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 218-229Resumo: Como determinadas escolas de 1ª a 4ª séries do ensino de 1º grau, pertencentes à rede pública estadual e localizadas na periferia urbana do município de Curitiba, encaminham a questão do desenvolvimento das operações mentais do seu alunato? A proposta desta pesquisa objetivou encontrar uma resposta para essa indagação e, para tanto, buscou analisar as questões/exercícios que professoras daquelas escolas usaram nas atividades de compreensão de textos, em Português, uma vez que se entende que os tipos de exercícios propostos nesse conteúdo específico são extensíveis aos demais, ofertados nas séries em que se circunscreveu o estudo. As questões/exercícios de compreensão de textos foram verificadas para ver se elas estariam solicitando a expressão, pelo aluno, de operações mentais, e a forma como isto se processaria em uma mesma série e ao longo das quatro primeiras séries de escolaridade. Para essa tarefa se estabeleceram critérios, retirados da psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget. Esses critérios, organizados em um quadro, serviram, neste estudo, como instrumento para diagnosticar a forma de construção das questões de compreensão de textos apresentadas aos alunos. O quadro de critérios representa a contribuição que este estudo deixa para orientar o professor na organização do tipo de questão examinada, a fim de que ele, de fato, faça proposições que desafiem a capacidade do aluno e levem este a desenvolver o pensamento. Como contribuição para o acervo pessoal de conhecimentos docentes, este estudo inclui, também, aquilo que muitos pesquisadores já afirmaram sobre a relação "pensamento - aspectos do processo de ensino - aprendizagem".Abstract: How do some public elementary schools (1st. to 4th. grade) from Curitiba's urban periphery conduct the problem of children's mental operations development? The purpose of this research - the finding of an answer to the question above - was carried out by the analysis of text comprehension exercises in Portuguese, chose by teachers. Portuguese exercises of text comprehension are seen like a specific content which has an extensive application to every other elementary school subject of the grades focused in the research. Those exercises were examined in order to check if they asked the expression, by the child, of some mental operations and the forms of this expression on each grade and along the four grades chosen to be examined. Criteria were defined for doing the task, and they were based on Jean Piaget's theory of mental development. These criteria (organized in a sequential frame) have, in this study, the function of a diagnostic instrument of the construction forms of the text comprehension exercises presented to children. The criteria setting in offered to help teachers to elaborate text comprehension exercises which would stimulate children's capacities, helping these children to develop their thinking process. The study contributes also to clarify the relationship between the thinking process and some aspects of the teaching/learning process, a problem often examined by many researchers.Abstract: How do some public elementary schools( 1 st. to 4 th. grade) from Curitiba's urban periphery conduct the problem of children's mental operations development ? The purpose of this research - the finding of an answer to the question above - was carried out by the analysis of text comprehension exercises in Portuguese, chose by teachers. Portuguese exer cises of text comprehension are seen like a specific content which has an extensive application to every other elementary school subject of the grades focused in the research. Those exercises were examined in order to check if they asked the expression, by the child, of some mental operations and the forms of this expression on each grade and along the four grades chosen to be examined. Criteria were defined for doing the task, and they were based on Jean Piaget's theory of mental development. These criteria (organised in a sequential frame) have, in this study, the function of a diagnostic instrument of the construction forms of the text comprehension exercises presented to children. The criteria setting in offered to help teachers to elaborate text comprehension exercises which would stimulate children's capacities, helping these children to develop their thinking process. The study constributes also to clarify the relationship between the thinking process and some aspects of the teaching/learning process, a problem often examined by many researchers.[viii], 229 f.application/pdfDisponível em formato digitalCompreensão na leituraEnsino de primeiro grauDissertações - EducaçãoEducaçãoO desenvolvimento das operações mentais no fazer pedagógico de professores das series iniciais do ensino de 1.º grau, revelado nas questões/exercícios de compreensão de textosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - SUELI MARIA JOHANSSON.pdfapplication/pdf13289316https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64709/1/D%20-%20SUELI%20MARIA%20JOHANSSON.pdf98cd69367497db6c0ccad23d337de5f8MD51open access1884/647092020-10-20 13:37:42.512open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64709Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-20T16:37:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenvolvimento das operações mentais no fazer pedagógico de professores das series iniciais do ensino de 1.º grau, revelado nas questões/exercícios de compreensão de textos
title O desenvolvimento das operações mentais no fazer pedagógico de professores das series iniciais do ensino de 1.º grau, revelado nas questões/exercícios de compreensão de textos
spellingShingle O desenvolvimento das operações mentais no fazer pedagógico de professores das series iniciais do ensino de 1.º grau, revelado nas questões/exercícios de compreensão de textos
Johansson, Sueli Maria
Compreensão na leitura
Ensino de primeiro grau
Dissertações - Educação
Educação
title_short O desenvolvimento das operações mentais no fazer pedagógico de professores das series iniciais do ensino de 1.º grau, revelado nas questões/exercícios de compreensão de textos
title_full O desenvolvimento das operações mentais no fazer pedagógico de professores das series iniciais do ensino de 1.º grau, revelado nas questões/exercícios de compreensão de textos
title_fullStr O desenvolvimento das operações mentais no fazer pedagógico de professores das series iniciais do ensino de 1.º grau, revelado nas questões/exercícios de compreensão de textos
title_full_unstemmed O desenvolvimento das operações mentais no fazer pedagógico de professores das series iniciais do ensino de 1.º grau, revelado nas questões/exercícios de compreensão de textos
title_sort O desenvolvimento das operações mentais no fazer pedagógico de professores das series iniciais do ensino de 1.º grau, revelado nas questões/exercícios de compreensão de textos
author Johansson, Sueli Maria
author_facet Johansson, Sueli Maria
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Moro, Maria Lucia Faria, 1944-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Johansson, Sueli Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão na leitura
Ensino de primeiro grau
Dissertações - Educação
Educação
topic Compreensão na leitura
Ensino de primeiro grau
Dissertações - Educação
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria Lucia Faria Moro
publishDate 1991
dc.date.issued.fl_str_mv 1991
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-20T16:37:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-20T16:37:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/64709
url https://hdl.handle.net/1884/64709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [viii], 229 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64709/1/D%20-%20SUELI%20MARIA%20JOHANSSON.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 98cd69367497db6c0ccad23d337de5f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860732709502976