A sensibilidade na formação do Arte-Educador e suas influências na prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agibert, Rosiliza Scuissiato
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78567
Resumo: Orientador: Prof.ª Zélia Milléo Pavão
id UFPR_aee1d0ffc71e08c4f7566ada62401b5c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78567
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPavão, Zelia Milleo, 1928-2021Agibert, Rosiliza Scuissiato2023-01-23T16:31:57Z2023-01-23T16:31:57Z1988https://hdl.handle.net/1884/78567Orientador: Prof.ª Zélia Milléo PavãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 130-133Resumo: O trabalho parte dos pontos fundamentais que afetam a formacao do Arte-Educador, tais como: a pouca importancia que se da a realizacao das atividades a nivel da emocao e do sentimento tendo em vista a visao pragmatica da educacao; a despreocupacao quanto ao desenvolvimento da sensibilidade; a diversidade de posicionamentos metodologicos na pratica da Educacao Artistica e a carencia dos curriculos gerados pelo Parecer 23/73 do Conselho Federal de Educacao. Disso decorre a necessidade de levantar os fundamentos filosoficos que devem embasar e determinar os conteudos e a metodologia na formacao do Arte-Educador que privilegiem, tambem, o desenvolvimento da sensibilidade. Para isso, enfoca-se, inicialmente, a abrangencia do termo sensibilidade e as suas implicacoes demonstradas atraves de referencial teorico que enfatiza a sensibilidade e o sentimento como componentes da arte; a presenca da sensibilidade nos processos de criacao que por sua vez autentica a atividade artistica evitando o "fazeismo" tao comum na pratica pedagogica da arte. Dai, retormar a sensibilidade na formacao do Arte-Educador como componente curricular. Tratando-se, no entanto, da organizacao e implementacao do curriculo, aborda-se a situacao critica nas relacoes entre a tecnica e a sensibilidade do ponto de vista das características do contexto social; a questao da sensibilidade relacionada a Estetica como disciplina do curriculo e, a nivel de implementacao, propriamente dita, relaciona-se a sensibilidade e a concepcao filosofica humanista como fundamento maximo do processo da formacao dos Arte-Educadores. Com o fim de viabilizar o objetivo do trabalho, ou seja, o de apresentar uma proposta curricular para a formacao do Arte-Educador, busca-se na abordagem tyleriana os principios basicos do curriculo que levam ao plano de variaveis curriculares integradas com base no processo de inter-relacao das variaveis . A proposta curricular e apresentada com o fim de retomar os conteudos, sem contudo, relegar a niveis insignificantes a metodologia e a pratica. Comporta um rol de disciplinas ao lado da indicacao metodologica da integracao da Educacao Artistica, sem se limitar a superficialidade das linhas gerais e sem permanecer na especificidade unica, ministrando as Formas de Expressao e Comunicacao Artistica pelo processo da sintese transformadora.Résumé: Le travail part des points fondamentaux qui affectent la formation de l'Educateur en Art, tels que: le peu d'importance qui est donne a la realisation des activites au niveau de l'emotion et du sentiment ayant en vue la vision pragmatique de l'education; l'insouciance quant au developpement de la sensibilite; la diversite des positionnements methodiques dans la pratique de l'Education Artistique et la carence dans les listes de disciplines gerees par le PARECER 23/73 du Conseil Federal de l'Education. D'ou vient la necessite de lever les fondements philosophiques qui doivent fonder et determiner les contenus et la methodologie dans la formation de l'Educateur en Art qui privilegie, aussi, le developpement de la sensibilite. Pour cela, initialement, on englobera le terme sensibilite et ses implications demontrees a travers un referentiel theorique qui fait de la sensibilite et du sentiment des elements de l'Art; la presence dela sensibilite dans les procedes de creation qui a son tour authentifie l'activite artistique evitant le "laissez-faire" si commun dans la pratique pedagogique de l'Art. De la, reprendre la sensibilite dans la formation de 1 ' Educateur en Art comme element du catalogue des disciplines. Cependant, comme il s'agit l'organisation et de l'Implantation des disciplines, on aborde une situation dans les relations entre la technique et la sensibilite du point de vue des caracteristiques du contexte social; la question de la sensibilite en relation avec l'Esthetique comme discipline pertinente au cours, et au niveau de l'implantation, proprement dite, on met en rapport la sensibilite et la conception philosophique humaniste comme principal appui du procede de formation des Educateurs en Art. Ayant pour fin la realisation de l'objectif du travail, soit, celui de presenter une proposition dans les etudes pour la formation de l'Educateur en Art, on recherche dans l'approche tyleriste les principes de base des etudes qui amenent au plan de variables dans les disciplines integrees avec base dans le procede de relations entre les variables. La proposition du cursus est presentee avec le but de reprendre les contenus, sans toutefois, releguer a des niveaux insiginifiants la methodologie et la pratique. Cela compte une liste de disciplines a cote de l'indication methodologique de l'integration de l'Education Artistique, sans se limiter a la superficialite des lignes generales et sans demeurer dans la specialisation unique, donnant les formes d'Expression et Communication Artistique par le procede de la synthese transformatrice.133 p.application/pdfDisponível em formato digitalEducação artisticaEducação artistica - Estudo e ensinoTesesEducaçãoA sensibilidade na formação do Arte-Educador e suas influências na prática docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - ROSILIZA MARIA ASCUISSIATO AGIBRT.pdfapplication/pdf5427204https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78567/1/D%20-%20ROSILIZA%20MARIA%20ASCUISSIATO%20AGIBRT.pdf7f9ec76a5145465a92865a2698a771a0MD51open access1884/785672023-01-23 13:31:57.371open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78567Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-23T16:31:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A sensibilidade na formação do Arte-Educador e suas influências na prática docente
title A sensibilidade na formação do Arte-Educador e suas influências na prática docente
spellingShingle A sensibilidade na formação do Arte-Educador e suas influências na prática docente
Agibert, Rosiliza Scuissiato
Educação artistica
Educação artistica - Estudo e ensino
Teses
Educação
title_short A sensibilidade na formação do Arte-Educador e suas influências na prática docente
title_full A sensibilidade na formação do Arte-Educador e suas influências na prática docente
title_fullStr A sensibilidade na formação do Arte-Educador e suas influências na prática docente
title_full_unstemmed A sensibilidade na formação do Arte-Educador e suas influências na prática docente
title_sort A sensibilidade na formação do Arte-Educador e suas influências na prática docente
author Agibert, Rosiliza Scuissiato
author_facet Agibert, Rosiliza Scuissiato
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021
dc.contributor.author.fl_str_mv Agibert, Rosiliza Scuissiato
contributor_str_mv Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artistica
Educação artistica - Estudo e ensino
Teses
Educação
topic Educação artistica
Educação artistica - Estudo e ensino
Teses
Educação
description Orientador: Prof.ª Zélia Milléo Pavão
publishDate 1988
dc.date.issued.fl_str_mv 1988
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-23T16:31:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-23T16:31:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/78567
url https://hdl.handle.net/1884/78567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78567/1/D%20-%20ROSILIZA%20MARIA%20ASCUISSIATO%20AGIBRT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f9ec76a5145465a92865a2698a771a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860518464454656