Coisas frágeis : sensibilidade e práticas de arte educação ambiental no adolescer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Daiana Maria Holz de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69900
Resumo: Orientador(a): Profa. Dra. Ana Elisa de Castro Freitas
id UFPR_e67da3d7f59f07efb8539d1e0de3a07e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69900
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Daiana Maria Holz deUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisFreitas, Ana Elisa de Castro, 1968-2022-02-21T23:05:54Z2022-02-21T23:05:54Z2020https://hdl.handle.net/1884/69900Orientador(a): Profa. Dra. Ana Elisa de Castro FreitasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 18/11/2020Inclui referências: p. 161-165Resumo: Esta dissertação resulta da reflexão sobre registros de práticas de uma Arte Educadora Ambiental, vivenciadas no período compreendido entre os anos de 2018 a 2020 no contexto da educação básica. Diários de classe, cadernos de artista, notas de experiências, materiais produzidos por educandos e educandas são revisitados em diálogo com aportes metodológicos que derivam dos campos de conhecimento da Arte, da Educação e das Ciências Ambientais. A arte é compreendida como manifestação de existência humana e um constante aprender a re-aprender através da sensibilidade e do sensível. A Educação Ambiental, aqui entendida como aquela que se dá na vida, a partir de nossos modos de viver, de nossas escolhas éticas sobre a forma como entendemos e nos relacionamos com o mundo. Neste emaranhado de teias que se interconectam, inserida no campo de estudo que articula Ambiente e Sociedade, me somo às educadoras e educadores motivados pela possibilidade de uma arte educação ambiental. A investigação recai sobre os processos de criação vivenciados com adolescentes de escola pública sobre a temática "Coisas Frágeis", durante as aulas semanais de arte, pautada na abordagem qualitativa entretecida com metodologia experimental e exploratória. Deste processo resultam poéticas visuais no gênero de fotopoemas, organizados em livro digital. Entendidos como evocações do despertar poético e do sentido estético, os fotopoemas revelam os deslocamentos dos sujeitos envolvidos no processo arte educativo em sua relação com o mundo e seus ambientes de existência, expressando um engajamento ativo na produção subjetiva da arte. As interconexões entre o todo e as partes neste emaranhado de experiências compartilhadas, convidam à investigação, análise e ressignificação das práticas docentes, as quais participam nesta malha de movimento vivo e potente de pesquisa em arte educação ambiental, buscando uma contribuição sensível, crítica e reflexiva sobre as relações que entretecem sujeitos e materiais em seus ambientes de vida. Palavras-chave: Práticas Educativas, Poéticas Visuais, Arte Educação Ambiental.Abstract: This dissertation results from the reflection on the practice records of an Environmental Educating Art, experienced between the years 2018 to 2020 in the context of basic education. Class diaries, artist notebooks, notes of experiences, materials produced by students and students are revisited and put into dialogue with methodological contributions that derive from the fields of knowledge of: Art, Education and Environmental Sciences. Art is understood as a manifestation of human existence and a constant re-learning to learn through sensitivity and sensitivity. Environmental Education, like that which occurs in life, from our ways of living, from our ethical choices about the way we understand and relate to the world. And in this tangle of webs that interconnect, inserted in the field of study that articulates Environment and Society, I add myself to the educators motivated by the possibility of an Environmental Education Art. The investigation relates to the creation processes experienced with adolescents from public schools on the theme "Fragile Things", during the weekly art classes. Together - educating art and students - we launch ourselves into the experience of recognizing our weaknesses in a world that also presents us as fragile so that together we and the world can strengthen each other. From this rich process, visual poetics result, in the genre of photopoemas, organized in a digital book. Understood as evocations of poetic awakening and of the aesthetic sense, the photopoemas reveal the displacements of the subjects involved in the educational art process in their relationship with the world and their environments of existence, expressing an active engagement in the subjective production of art. The interconnections between the whole and the parts in this tangle of shared experiences invite research, analysis and reframing of teaching practices, which participate in this network of lively and powerful research in Art Environmental Education, seeking a sensitive, critical and reflective contribution on relationships that interweave subjects and materials in their living environments. Keywords: Educational Practices, Visual Poetics, Art Environmental Education.1 arquivo (165 p.) : PDF.application/pdfEducação artística (Ensino fundamental)Educação artística (Ensino médio)Arte - Educação de jovensEducação ambiental - EscolaCoisas frágeis : sensibilidade e práticas de arte educação ambiental no adolescerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DAIANA MARIA HOLZ DE SOUZA.pdfapplication/pdf14872165https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69900/1/R%20-%20D%20-%20DAIANA%20MARIA%20HOLZ%20DE%20SOUZA.pdffe9756c7f11ee4e3a613a0ee62ef886bMD51open access1884/699002022-02-21 20:05:54.159open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69900Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-21T23:05:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Coisas frágeis : sensibilidade e práticas de arte educação ambiental no adolescer
title Coisas frágeis : sensibilidade e práticas de arte educação ambiental no adolescer
spellingShingle Coisas frágeis : sensibilidade e práticas de arte educação ambiental no adolescer
Souza, Daiana Maria Holz de
Educação artística (Ensino fundamental)
Educação artística (Ensino médio)
Arte - Educação de jovens
Educação ambiental - Escola
title_short Coisas frágeis : sensibilidade e práticas de arte educação ambiental no adolescer
title_full Coisas frágeis : sensibilidade e práticas de arte educação ambiental no adolescer
title_fullStr Coisas frágeis : sensibilidade e práticas de arte educação ambiental no adolescer
title_full_unstemmed Coisas frágeis : sensibilidade e práticas de arte educação ambiental no adolescer
title_sort Coisas frágeis : sensibilidade e práticas de arte educação ambiental no adolescer
author Souza, Daiana Maria Holz de
author_facet Souza, Daiana Maria Holz de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Daiana Maria Holz de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Ana Elisa de Castro, 1968-
contributor_str_mv Freitas, Ana Elisa de Castro, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística (Ensino fundamental)
Educação artística (Ensino médio)
Arte - Educação de jovens
Educação ambiental - Escola
topic Educação artística (Ensino fundamental)
Educação artística (Ensino médio)
Arte - Educação de jovens
Educação ambiental - Escola
description Orientador(a): Profa. Dra. Ana Elisa de Castro Freitas
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-21T23:05:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-21T23:05:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69900
url https://hdl.handle.net/1884/69900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (165 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69900/1/R%20-%20D%20-%20DAIANA%20MARIA%20HOLZ%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fe9756c7f11ee4e3a613a0ee62ef886b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860863039111168