Rádio escola : uma sintonia no ar...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Elisa de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/24940
Resumo: Orientadora: Profª Drª Rosa Maria Cardoso Dalla Costa
id UFPR_af7e80864258c32547cb8eba7c501955
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24940
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Oliveira, Ana Elisa deDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-12-04T11:40:49Z2020-12-04T11:40:49Z2009https://hdl.handle.net/1884/24940Orientadora: Profª Drª Rosa Maria Cardoso Dalla CostaAcompanha CDDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/08/2009Bibliografia: fls. 93-98Resumo: Pesquisa qualitativa que buscou compreender o sentido da rádio escola para os alunos que dela participaram e o impacto percebido por eles na aprendizagem escolar. Para tanto, apoiou-se nos estudos da interface comunicação e educação, privilegiando os autores CITELLI(2000, 2002), KAPLÚN (1995), GOHN (2006), SOARES (1999), BRAGA & CALAZANS (2001). Recorreu à história do rádio educativo descrita por MEDITSCH (2001), ASSUNPÇÃO (1999), AMARANTE (2004), COGO (1998) elucidando as contribuições do rádio para a educação e descreveu a linguagem radiofônica conforme ORTRIWANO (1985), LIMA & PEREIRA (2007); BARBOSA FILHO (2003), SILVA (1999), KAPLÚN (1995, 2003) demonstrando o funcionamento de uma rádio na escola. Realizou-se acompanhamento do processo de implantação de uma rádio escola no período de setembro a dezembro de 2007, especialmente as oficinas de capacitação para os alunos de uma escola pública da cidade de Curitiba. Através de observação participante, aplicação de questionários, entrevistas, registro etnográfico e análise documental descreveu as inquietudes, as negociações, os limites e alcances para a instalação da rádio, bem como os modos de produção radiofônica realizada pelos alunos sob a orientação de uma instituição parceira da escola. Constatou-se que a produção dos programas estimulou o trabalho em equipe, a autonomia, o respeito à diversidade cultural, potencializando o protagonismo adolescente e ressaltou a importância da educomunicação no ambiente escolar.Abstract: This paper is aimed to study the relevance of a radio-school to students in the process of learning. It was based upon the communication-education interface, history of the radio and radio-phonic language. Therefore, it was based upon applications of communication-education interface, favouring the authors CITELLI(2000, 2002), KAPLÚN (1995), GOHN (2006), SOARES (1999), BRAGA & CALAZANS (2001). It has refered to the history of educative radio, described by MEDITSCH (2001), ASSUNPÇÃO (1999), AMARANTE (2004), COGO (1998) elucidating the contributions of the radio for education and it has described the radiophonic language acording to ORTRIWANO (1985), LIMA & PEREIRA (2007); BARBOSA FILHO (2003), SILVA (1999), KAPLÚN (1995, 2003) demonstrating the working method of a chool-radio.The implementation of a radio-school was accompanied in workshops. Radio-school was set at a public school in the year 2007 in Curitiba city, from September to December. For such an implementation, strategies were used such as observation, questionnaires, interviews, ethnographic reports and analysis of documents. All the uneasiness, negotiations, limitations and achievements were escribed. Students’ radiophonic productions were oriented by a school partner institution. The project fostered team work, autonomy and respect to cultural diversity while empowering teens’ protagonism and stood out the edu-communication.145f. : il. + anexo 1 Cd-Rom (Drogas e afrodescendência).application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoEducaçãoComunicação e educaçãoComunicação de massa na educaçãoRádio escola : uma sintonia no ar...info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAna Elisa.pdfapplication/pdf3655952https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24940/1/Ana%20Elisa.pdfc9641ab64a4fcda7bbd8df97d6d78c1cMD51open accessTEXTAna Elisa.pdf.txtExtracted Texttext/plain235340https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24940/2/Ana%20Elisa.pdf.txt25a04a3d9868f360f1c35836a4e64910MD52open accessTHUMBNAILAna Elisa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24940/3/Ana%20Elisa.pdf.jpgdcd6714a2ef3c7d5e0e6939b9a54c9d2MD53open access1884/249402020-12-04 08:40:49.774open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24940Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-12-04T11:40:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rádio escola : uma sintonia no ar...
title Rádio escola : uma sintonia no ar...
spellingShingle Rádio escola : uma sintonia no ar...
Oliveira, Ana Elisa de
Dissertações - Educação
Educação
Comunicação e educação
Comunicação de massa na educação
title_short Rádio escola : uma sintonia no ar...
title_full Rádio escola : uma sintonia no ar...
title_fullStr Rádio escola : uma sintonia no ar...
title_full_unstemmed Rádio escola : uma sintonia no ar...
title_sort Rádio escola : uma sintonia no ar...
author Oliveira, Ana Elisa de
author_facet Oliveira, Ana Elisa de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Elisa de
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Educação
Comunicação e educação
Comunicação de massa na educação
topic Dissertações - Educação
Educação
Comunicação e educação
Comunicação de massa na educação
description Orientadora: Profª Drª Rosa Maria Cardoso Dalla Costa
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-04T11:40:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-04T11:40:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/24940
url https://hdl.handle.net/1884/24940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 145f. : il. + anexo 1 Cd-Rom (Drogas e afrodescendência).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24940/1/Ana%20Elisa.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24940/2/Ana%20Elisa.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24940/3/Ana%20Elisa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c9641ab64a4fcda7bbd8df97d6d78c1c
25a04a3d9868f360f1c35836a4e64910
dcd6714a2ef3c7d5e0e6939b9a54c9d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860520588869632