Rádio escola : uma sintonia no ar...
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/24940 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Rosa Maria Cardoso Dalla Costa |
id |
UFPR_af7e80864258c32547cb8eba7c501955 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24940 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Oliveira, Ana Elisa deDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-12-04T11:40:49Z2020-12-04T11:40:49Z2009https://hdl.handle.net/1884/24940Orientadora: Profª Drª Rosa Maria Cardoso Dalla CostaAcompanha CDDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/08/2009Bibliografia: fls. 93-98Resumo: Pesquisa qualitativa que buscou compreender o sentido da rádio escola para os alunos que dela participaram e o impacto percebido por eles na aprendizagem escolar. Para tanto, apoiou-se nos estudos da interface comunicação e educação, privilegiando os autores CITELLI(2000, 2002), KAPLÚN (1995), GOHN (2006), SOARES (1999), BRAGA & CALAZANS (2001). Recorreu à história do rádio educativo descrita por MEDITSCH (2001), ASSUNPÇÃO (1999), AMARANTE (2004), COGO (1998) elucidando as contribuições do rádio para a educação e descreveu a linguagem radiofônica conforme ORTRIWANO (1985), LIMA & PEREIRA (2007); BARBOSA FILHO (2003), SILVA (1999), KAPLÚN (1995, 2003) demonstrando o funcionamento de uma rádio na escola. Realizou-se acompanhamento do processo de implantação de uma rádio escola no período de setembro a dezembro de 2007, especialmente as oficinas de capacitação para os alunos de uma escola pública da cidade de Curitiba. Através de observação participante, aplicação de questionários, entrevistas, registro etnográfico e análise documental descreveu as inquietudes, as negociações, os limites e alcances para a instalação da rádio, bem como os modos de produção radiofônica realizada pelos alunos sob a orientação de uma instituição parceira da escola. Constatou-se que a produção dos programas estimulou o trabalho em equipe, a autonomia, o respeito à diversidade cultural, potencializando o protagonismo adolescente e ressaltou a importância da educomunicação no ambiente escolar.Abstract: This paper is aimed to study the relevance of a radio-school to students in the process of learning. It was based upon the communication-education interface, history of the radio and radio-phonic language. Therefore, it was based upon applications of communication-education interface, favouring the authors CITELLI(2000, 2002), KAPLÚN (1995), GOHN (2006), SOARES (1999), BRAGA & CALAZANS (2001). It has refered to the history of educative radio, described by MEDITSCH (2001), ASSUNPÇÃO (1999), AMARANTE (2004), COGO (1998) elucidating the contributions of the radio for education and it has described the radiophonic language acording to ORTRIWANO (1985), LIMA & PEREIRA (2007); BARBOSA FILHO (2003), SILVA (1999), KAPLÚN (1995, 2003) demonstrating the working method of a chool-radio.The implementation of a radio-school was accompanied in workshops. Radio-school was set at a public school in the year 2007 in Curitiba city, from September to December. For such an implementation, strategies were used such as observation, questionnaires, interviews, ethnographic reports and analysis of documents. All the uneasiness, negotiations, limitations and achievements were escribed. Students’ radiophonic productions were oriented by a school partner institution. The project fostered team work, autonomy and respect to cultural diversity while empowering teens’ protagonism and stood out the edu-communication.145f. : il. + anexo 1 Cd-Rom (Drogas e afrodescendência).application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoEducaçãoComunicação e educaçãoComunicação de massa na educaçãoRádio escola : uma sintonia no ar...info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAna Elisa.pdfapplication/pdf3655952https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24940/1/Ana%20Elisa.pdfc9641ab64a4fcda7bbd8df97d6d78c1cMD51open accessTEXTAna Elisa.pdf.txtExtracted Texttext/plain235340https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24940/2/Ana%20Elisa.pdf.txt25a04a3d9868f360f1c35836a4e64910MD52open accessTHUMBNAILAna Elisa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24940/3/Ana%20Elisa.pdf.jpgdcd6714a2ef3c7d5e0e6939b9a54c9d2MD53open access1884/249402020-12-04 08:40:49.774open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24940Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-12-04T11:40:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rádio escola : uma sintonia no ar... |
title |
Rádio escola : uma sintonia no ar... |
spellingShingle |
Rádio escola : uma sintonia no ar... Oliveira, Ana Elisa de Dissertações - Educação Educação Comunicação e educação Comunicação de massa na educação |
title_short |
Rádio escola : uma sintonia no ar... |
title_full |
Rádio escola : uma sintonia no ar... |
title_fullStr |
Rádio escola : uma sintonia no ar... |
title_full_unstemmed |
Rádio escola : uma sintonia no ar... |
title_sort |
Rádio escola : uma sintonia no ar... |
author |
Oliveira, Ana Elisa de |
author_facet |
Oliveira, Ana Elisa de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Elisa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Educação Educação Comunicação e educação Comunicação de massa na educação |
topic |
Dissertações - Educação Educação Comunicação e educação Comunicação de massa na educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Rosa Maria Cardoso Dalla Costa |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-04T11:40:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-04T11:40:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/24940 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/24940 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
145f. : il. + anexo 1 Cd-Rom (Drogas e afrodescendência). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24940/1/Ana%20Elisa.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24940/2/Ana%20Elisa.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24940/3/Ana%20Elisa.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c9641ab64a4fcda7bbd8df97d6d78c1c 25a04a3d9868f360f1c35836a4e64910 dcd6714a2ef3c7d5e0e6939b9a54c9d2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860520588869632 |