Os jovens e a cultura das mídias no ambiente escolar : encontros e desencontros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Edneide Arruda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9910
Resumo: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.
id UNB_08e174b0ea42d194aac2317cbab829cd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9910
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Os jovens e a cultura das mídias no ambiente escolar : encontros e desencontrosComunicação de massa e culturaComunicação de massa e educaçãoEducação do adolescenteDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.O presente texto traz o resultado de uma investigação cujo objetivo central é compreender como traços da cultura das mídias vivenciadas por estudantes do Ensino Médio de uma escola pública se expressam no ambiente escolar, identificando encontros e desencontros entre elas, ou seja, a cultura das mídias e a cultura juvenil. Os objetivos específicos caracterizam o jovem e a cultura das mídias no contexto atual; levanta traços da cultura das mídias no repertório dos estudantes e analisa a leitura que esses estudantes, em idade juvenil, fazem da mídia. Os sujeitos pesquisados foram 51 alunos e alunas, com idade de 15 a 18 anos, que residem em 11 localidades do Distrito Federal, com destaque para o Núcleo Bandeirante, localidade ligada à história da construção da capital federal e onde está situada a escola na qual estudam os sujeitos pesquisados jovens, ou seja, em processo de formação pessoal, social, cultural e intelectual. Amparado nas abordagens qualitativa e quantitativa, este estudo utilizou o questionário e a entrevista individual como instrumentos de pesquisa. Os traços da cultura da mídia foram levantados a partir da caracterização dos jovens e da cultura das mídias na sociedade atual, do levantamento de traços da cultura das mídias no repertório que esses estudantes usam – como roupas, acessórios, símbolos, palavras, linguagens, modos de agir e de falar, formas de consumo e de encontros com seus pares –, bem como da análise sobre a leitura que fazem da mídia. Tendo como foco a centralidade das mídias, da cultura e da juventude, o referencial teórico principal é constituído pelas formulações de Geertz (1989), Kellner (2001), Thompson (1995, 2004), Laraia (2009), Forquin (1993), Santaella (2003, 2008), Dayrell (2003, 2006), Libâneo (2001), Toschi (2004, 2010, 2011), Martin-Barbero (2006) e Mafesoli (2010). Outros autores também contribuem com os diálogos e análises, tais como Orozco (2005), Adorno e Horkheirmer (1985), Setton (2010), Eco (2008), Morin (2000, 2000a; 2005; 2008), Lima (2003), Sarlo (2004), Wolton (2004), Braga e Calazans (2001), Spósito (2009), Nascimento (2002, 2005), Camacho (2004), Fischer (2005), Gonnet (1997, 2004), Luckesi (1994), Morduchowick (2008) Baccega (2003), Bauman (2005, 2008), Belloni (2005), Citelli (2000, 2000a, 2006), Jaquinot (1998). Os dados colhidos, organizados, analisados e interpretados revelam que os sujeitos pesquisados são assíduos consumidores de produtos da cultura das mídias – antigas e atuais – e se identificam com personagens midiáticas ao mesmo tempo que assumem uma postura crítica diante dos meios, das mensagens e dos bens culturais a que têm acesso. Os sujeitos pesquisados expressam uma cultura juvenil própria, na escola e na vivência com seus pares. A conclusão aponta que há encontros e desencontros entre a cultura das mídias e a cultura juvenil, e acentua a importância de a escola compreender as interfaces que entrelaçam a educação e a comunicação, com vistas a despertar para a reflexão sobre a cultura das mídias da sociedade contemporânea. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present text brings the result of a research study whose main objective is to understand how cultural traits of media experienced by high school students in a public school are expressed in the school environment, identifying similarities and differences between them, i.e. media culture and youth culture. The specific objectives depict the youth and media culture in the current context, describes aspects of media culture within the repertoire of the students and analyzes how these students, at a young age, assess the media. The research subjects were 51 male and female students aged 15 to 18, living in 11 different places in the Federal District, especially Núcleo Bandeirante, a town linked to the history of the construction of the federal capital besides being home to the school of the young subjects, who are still in the process of personal, social, cultural and intellectual development. Grounded in both qualitative and quantitative approaches, this study used a questionnaire and individual interviews as research tools. Media culture traits were collected from the characterization of young people and media culture in modern society, the collection of data concerning media culture traits in these students’ repertoire – such as clothes, accessories, symbols, words, “lingoes”, behavior and speech patterns, consumption patterns and interaction with their peers – as well as an analysis of the assessment that they make of the media. Focusing on the centrality of media, culture and youth, the theoretical framework is based on the formulations by Geertz (1989), Kellner (2001), Thompson (1995, 2004), Lara (2009), Forquin (1993), Santaella (2003, 2008), Dayrell (2003, 2006), Libâneo (2001), Toschi (2004, 2010, 2011), Martín-Barbero (2006) and Mafesoli (2010). Other authors also contribute to the dialogues and analyses, such as Orozco (2005), Adorno and Horkheirmer (1985), Setton (2010), Eco (2008), Morin (2000, 2000a, 2005, 2008), Lima (2003), Sarlo (2004), Wolton (2004), Braga and Calazans (2001), Sposito (2009), Birth (2002, 2005), Camacho (2004), Fischer (2005), Gonnet (1997, 2004), Luckesi (1994), Morduchowick (2008) Baccega (2003), Bauman (2005, 2008), Belloni (2005), Citelli (2000, 2000a, 2006), Jaquinot (1998). The data that was collected, organized, analyzed and interpreted shows that the research subjects are frequent consumers of media culture – past and present – and identify with media characters while at the same time taking a critical view of media, messages and cultural objects which they have access to. The research subjects express their very own youth culture at school and in their interactions with their peers. The conclusion goes to show that there are similarities and differences between media culture and youth culture and stresses the importance of schools’ understanding the interfaces that intertwine education and communication, with a view to awakening to the reflection on contemporary society’s media culture.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoToschi, Mirza SeabraPereira, Edneide Arruda2012-01-26T14:30:17Z2012-01-26T14:30:17Z2012-01-262011-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Edneide Arruda. Os jovens e a cultura das mídias no ambiente escolar : encontros e desencontros. 2011. 196 f., il. Dissertação(Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9910info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/9910Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os jovens e a cultura das mídias no ambiente escolar : encontros e desencontros
title Os jovens e a cultura das mídias no ambiente escolar : encontros e desencontros
spellingShingle Os jovens e a cultura das mídias no ambiente escolar : encontros e desencontros
Pereira, Edneide Arruda
Comunicação de massa e cultura
Comunicação de massa e educação
Educação do adolescente
title_short Os jovens e a cultura das mídias no ambiente escolar : encontros e desencontros
title_full Os jovens e a cultura das mídias no ambiente escolar : encontros e desencontros
title_fullStr Os jovens e a cultura das mídias no ambiente escolar : encontros e desencontros
title_full_unstemmed Os jovens e a cultura das mídias no ambiente escolar : encontros e desencontros
title_sort Os jovens e a cultura das mídias no ambiente escolar : encontros e desencontros
author Pereira, Edneide Arruda
author_facet Pereira, Edneide Arruda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Toschi, Mirza Seabra
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Edneide Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação de massa e cultura
Comunicação de massa e educação
Educação do adolescente
topic Comunicação de massa e cultura
Comunicação de massa e educação
Educação do adolescente
description Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-16
2012-01-26T14:30:17Z
2012-01-26T14:30:17Z
2012-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Edneide Arruda. Os jovens e a cultura das mídias no ambiente escolar : encontros e desencontros. 2011. 196 f., il. Dissertação(Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9910
identifier_str_mv PEREIRA, Edneide Arruda. Os jovens e a cultura das mídias no ambiente escolar : encontros e desencontros. 2011. 196 f., il. Dissertação(Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580735244894208