Análise do comportamento do consumidor : Tibor Scitovsky e a decisão de consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/54504 |
Resumo: | Orientador : Adriana Sbicca Fernandes |
id |
UFPR_b0144fa247f643a503fd20c2f22fb2e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54504 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Pereira, Felipe Romera, 1996-Fernandes, Adriana Sbicca, 1969-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas2018-03-13T20:38:44Z2018-03-13T20:38:44Z2017http://hdl.handle.net/1884/54504Orientador : Adriana Sbicca FernandesMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas.Inclui referênciasResumo : Este trabalho explora o comportamento do consumidor, com o objetivo de entender melhor o processo de consumo dos indivíduos, descartando da análise os bens básicos necessários para a sobrevivência mínima do indivíduo, na sociedade em que este está inserido. A partir da necessidade de compreendermos melhor o comportamento do consumidor, a fim de avançar como ciência social aplicada, buscou-se análise exploratória a partir de literatura no campo de economia comportamental, que tratasse do comportamento de consumo dos indivíduos, em especial a obra de Tibor Scitovsky "The Joyless Economy", que trata deste tema com propriedade, separando os tipos de consumo em conforto e prazer, conceitos que auxiliam a análise. Foi realizada uma tentativa de mapear, juntamente com estudos da psicologia, variáveis que podem influenciar a escolha de consumo dos indivíduos. Os resultados obtidos mostram que as variáveis identificadas parecem exercer influência relevante no processo de consumo dos indivíduos, e podem ser utilizadas para políticas públicas específicas, bem como campanhas publicitárias, por exemplo.42 f.application/pdfDisponível em formato digital.Scitovsky, Tibor, 1910-Consumo (Economia)Comportamento do consumidorAnálise do comportamento do consumidor : Tibor Scitovsky e a decisão de consumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFelipe Romera Pereira.pdfapplication/pdf829550https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54504/1/Felipe%20Romera%20Pereira.pdf3c79d7c66cb73e2434084b608a7f8961MD51open access1884/545042018-03-13 17:38:45.167open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54504Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-03-13T20:38:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do comportamento do consumidor : Tibor Scitovsky e a decisão de consumo |
title |
Análise do comportamento do consumidor : Tibor Scitovsky e a decisão de consumo |
spellingShingle |
Análise do comportamento do consumidor : Tibor Scitovsky e a decisão de consumo Pereira, Felipe Romera, 1996- Scitovsky, Tibor, 1910- Consumo (Economia) Comportamento do consumidor |
title_short |
Análise do comportamento do consumidor : Tibor Scitovsky e a decisão de consumo |
title_full |
Análise do comportamento do consumidor : Tibor Scitovsky e a decisão de consumo |
title_fullStr |
Análise do comportamento do consumidor : Tibor Scitovsky e a decisão de consumo |
title_full_unstemmed |
Análise do comportamento do consumidor : Tibor Scitovsky e a decisão de consumo |
title_sort |
Análise do comportamento do consumidor : Tibor Scitovsky e a decisão de consumo |
author |
Pereira, Felipe Romera, 1996- |
author_facet |
Pereira, Felipe Romera, 1996- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Fernandes, Adriana Sbicca, 1969- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Felipe Romera, 1996- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Scitovsky, Tibor, 1910- Consumo (Economia) Comportamento do consumidor |
topic |
Scitovsky, Tibor, 1910- Consumo (Economia) Comportamento do consumidor |
description |
Orientador : Adriana Sbicca Fernandes |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-13T20:38:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-13T20:38:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/54504 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/54504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
42 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54504/1/Felipe%20Romera%20Pereira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3c79d7c66cb73e2434084b608a7f8961 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898807787651072 |