Análise do comportamento do consumidor : Tibor Scitovsky e a decisão de consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Felipe Romera, 1996-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/54504
Resumo: Orientador : Adriana Sbicca Fernandes
id UFPR_b0144fa247f643a503fd20c2f22fb2e8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54504
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pereira, Felipe Romera, 1996-Fernandes, Adriana Sbicca, 1969-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas2018-03-13T20:38:44Z2018-03-13T20:38:44Z2017http://hdl.handle.net/1884/54504Orientador : Adriana Sbicca FernandesMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas.Inclui referênciasResumo : Este trabalho explora o comportamento do consumidor, com o objetivo de entender melhor o processo de consumo dos indivíduos, descartando da análise os bens básicos necessários para a sobrevivência mínima do indivíduo, na sociedade em que este está inserido. A partir da necessidade de compreendermos melhor o comportamento do consumidor, a fim de avançar como ciência social aplicada, buscou-se análise exploratória a partir de literatura no campo de economia comportamental, que tratasse do comportamento de consumo dos indivíduos, em especial a obra de Tibor Scitovsky "The Joyless Economy", que trata deste tema com propriedade, separando os tipos de consumo em conforto e prazer, conceitos que auxiliam a análise. Foi realizada uma tentativa de mapear, juntamente com estudos da psicologia, variáveis que podem influenciar a escolha de consumo dos indivíduos. Os resultados obtidos mostram que as variáveis identificadas parecem exercer influência relevante no processo de consumo dos indivíduos, e podem ser utilizadas para políticas públicas específicas, bem como campanhas publicitárias, por exemplo.42 f.application/pdfDisponível em formato digital.Scitovsky, Tibor, 1910-Consumo (Economia)Comportamento do consumidorAnálise do comportamento do consumidor : Tibor Scitovsky e a decisão de consumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFelipe Romera Pereira.pdfapplication/pdf829550https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54504/1/Felipe%20Romera%20Pereira.pdf3c79d7c66cb73e2434084b608a7f8961MD51open access1884/545042018-03-13 17:38:45.167open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54504Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-03-13T20:38:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do comportamento do consumidor : Tibor Scitovsky e a decisão de consumo
title Análise do comportamento do consumidor : Tibor Scitovsky e a decisão de consumo
spellingShingle Análise do comportamento do consumidor : Tibor Scitovsky e a decisão de consumo
Pereira, Felipe Romera, 1996-
Scitovsky, Tibor, 1910-
Consumo (Economia)
Comportamento do consumidor
title_short Análise do comportamento do consumidor : Tibor Scitovsky e a decisão de consumo
title_full Análise do comportamento do consumidor : Tibor Scitovsky e a decisão de consumo
title_fullStr Análise do comportamento do consumidor : Tibor Scitovsky e a decisão de consumo
title_full_unstemmed Análise do comportamento do consumidor : Tibor Scitovsky e a decisão de consumo
title_sort Análise do comportamento do consumidor : Tibor Scitovsky e a decisão de consumo
author Pereira, Felipe Romera, 1996-
author_facet Pereira, Felipe Romera, 1996-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Fernandes, Adriana Sbicca, 1969-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Felipe Romera, 1996-
dc.subject.por.fl_str_mv Scitovsky, Tibor, 1910-
Consumo (Economia)
Comportamento do consumidor
topic Scitovsky, Tibor, 1910-
Consumo (Economia)
Comportamento do consumidor
description Orientador : Adriana Sbicca Fernandes
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-13T20:38:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-13T20:38:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/54504
url http://hdl.handle.net/1884/54504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 42 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54504/1/Felipe%20Romera%20Pereira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c79d7c66cb73e2434084b608a7f8961
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860620408061952