Acesso e permanência na UFPR : uma análise da política de assistência estudantil (2010-2014)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Daniele Graciane de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/43506
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Adriana Aparecida Dragone Silveira
id UFPR_b1465dbc3377dc9fbe85e9802fe4e106
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/43506
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Daniele Graciane deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilveira, Adriana Dragone, 1974-2022-08-11T17:51:35Z2022-08-11T17:51:35Z2016https://hdl.handle.net/1884/43506Orientadora: Profª. Drª. Adriana Aparecida Dragone SilveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 06/05/2016Inclui referências : f. 134-142Resumo: Este trabalho é o resultado do envolvimento da autora com o objeto de pesquisa, caracterizado como a política de assistência estudantil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para permanência do estudante de graduação no período de 2010 a 2014. A justificativa para o estudo se encontra na relevância da conquista histórica das políticas de reserva de vagas (cotas) na educação superior pública brasileira, que trouxeram algumas mudanças no perfil socioeconômico dos estudantes de graduação das Instituições Federais de Ensino e, consequentemente, a necessidade de efetivação de políticas de assistência estudantil para permanência. Portanto, esta pesquisa apoia-se no entendimento que a educação superior é um importante espaço de efetivação da política educacional na medida em que se implementam políticas sociais de acesso e de permanência como forma de garantir a igualdade de oportunidades como princípio de justiça social. Como objetivo geral, a proposta é analisar a política de assistência estudantil para permanência do estudante na UFPR no período de 2010 a 2014, por meio da implementação da Resolução nº31/09 do Conselho de Planejamento e Administração da instituição. Para isso, corrobora-se o conceito de assistência estudantil, entendida como um mecanismo de efetivação do direito à educação superior pública, gratuita e de qualidade. As seguintes metodologias foram utilizadas: análise de documentos (leis, resoluções, relatórios, decretos, planos de ação), levantamento de dados a partir do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) do Governo Federal, levantamento de dados sobre o percurso histórico da política de reserva de vagas na educação superior brasileira e na UFPR, realização de entrevista e aplicação de questionário. No decorrer do trabalho, defendeu-se a ideia da democratização da educação superior, com base nos estudos de Trow (2005) sobre as fases que tratam da mudança de etapa no interior do Sistema de Educação: o "sistema de elite", o "sistema de massa" e o "sistema de acesso universal". A análise da política de assistência estudantil da UFPR no período de 2010 a 2014 foi conclusiva no sentido de afirmar que ela possibilita a oferta de melhores condições para que o aluno com fragilidade socioeconômica permaneça na instituição. No entanto, levando em consideração que a evasão na educação superior é uma problemática que possui várias facetas e determinantes, a efetivação da política de permanência necessita estar articulada a outras ações para potencializar a permanência do aluno. Palavras-chave: democratização da educação superior, política de assistência estudantil, igualdade de oportunidades; política educacional.Resumen: Este trabajo es resultado dela proximidad de la autora con el objeto de la investigación, caracterizado como la política de asistencia estudiantil de la Universidad Federal do Paraná (UFPR) para la permanencia del estudiante de grado en el período de 2010 a 2014. La justificativa para esta pesquisa está en la relevancia de la conquista histórica de las políticas de reserva de vacantes (cuotas) en la educación superior pública brasileña, que trajeron consigo algunas mudanzas en el perfil socioeconómico de los estudiantes de grado de las Instituciones Federales de Enseñanza, y consecuentemente la necesidad de efectuación de políticas de asistencia estudiantil de permanencia. Por lo tanto, esta investigación se apoya en la comprensión que la educación superior es un espacio importante de efectuación de la política educativa conforme se implementan políticas sociales de acceso y de permanencia como forma de asegurar la igualdad de oportunidades como primicia de la justicia social. El objetivo general es analizar la política de asistencia estudiantil para permanencia del estudiante en la UFPR del período de 2010 a 2014, basado en la implementación de la Resolución nº 31/09 del Consejo de Planeamiento y Administración de esa institución. Para eso se corrobora el concepto de asistencia estudiantil, entendida como un mecanismo de efectuación del derecho a la educación superior pública gratuita y de calidad. Fueron utilizadas las siguientes metodologías: análisis de documentos (leyes, resoluciones, informes, decretos, planes de acción), análisis de datos obtenidos en el Sistema Integrado de Administración Financiera (SIAFI) del Gobierno Federal, análisis de datos sobre el recorrido histórico de la política de reserva de vacantes en la educación superior brasileña y en la UFPR, realización de entrevista y aplicación de cuestionario. Durante el trabajo fue defendida la idea de democratización de la educación superior al envés de declararla como un derecho, por lo tanto, fueron utilizadas las pesquisas de Trow (2005) sobre las fases que tratan del cambio de etapa en el interior del Sistema Educativo: el "sistema de élite", el "sistema de masa" y el "sistema de acceso universal". El análisis de la política de asistencia estudiantil de la UFPR en el período de 2010 a 2014 fue conclusivo al afirmar que posibilita la oferta de mejores condiciones para que el alumno con fragilidad socioeconómica permanezca en la institución. Sin embargo, llevando en cuenta que la evasión en la educación superior es un problema que posee varios aspectos y determinantes, la efectuación de la política de permanencia necesita articularse con otras medidas de mejora de la permanencia del alumno. Palabras clave: democratización de la educación superior; política de asistencia estudiantil; igualdad de oportunidades; política educativa.148 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEnsino superiorEducação e EstadoAcesso e permanência na UFPR : uma análise da política de assistência estudantil (2010-2014)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - DANIELE GRACIANE DE SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43506/1/R%20-%20D%20-%20DANIELE%20GRACIANE%20DE%20SOUZA.pdf.jpg5775eb4f53bd11ab2727c66413e12e3bMD51open accessTEXTR - D - DANIELE GRACIANE DE SOUZA.pdf.txtExtracted Texttext/plain336563https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43506/2/R%20-%20D%20-%20DANIELE%20GRACIANE%20DE%20SOUZA.pdf.txt5a82616d4c7a26d7d632c585b48fb06eMD52open accessORIGINALR - D - DANIELE GRACIANE DE SOUZA.pdfapplication/pdf1988834https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43506/3/R%20-%20D%20-%20DANIELE%20GRACIANE%20DE%20SOUZA.pdf65acabe371a51e7444937dc0e53ddaacMD53open access1884/435062022-08-11 14:51:35.881open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43506Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-11T17:51:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Acesso e permanência na UFPR : uma análise da política de assistência estudantil (2010-2014)
title Acesso e permanência na UFPR : uma análise da política de assistência estudantil (2010-2014)
spellingShingle Acesso e permanência na UFPR : uma análise da política de assistência estudantil (2010-2014)
Souza, Daniele Graciane de
Educação
Ensino superior
Educação e Estado
title_short Acesso e permanência na UFPR : uma análise da política de assistência estudantil (2010-2014)
title_full Acesso e permanência na UFPR : uma análise da política de assistência estudantil (2010-2014)
title_fullStr Acesso e permanência na UFPR : uma análise da política de assistência estudantil (2010-2014)
title_full_unstemmed Acesso e permanência na UFPR : uma análise da política de assistência estudantil (2010-2014)
title_sort Acesso e permanência na UFPR : uma análise da política de assistência estudantil (2010-2014)
author Souza, Daniele Graciane de
author_facet Souza, Daniele Graciane de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Daniele Graciane de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Adriana Dragone, 1974-
contributor_str_mv Silveira, Adriana Dragone, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino superior
Educação e Estado
topic Educação
Ensino superior
Educação e Estado
description Orientadora: Profª. Drª. Adriana Aparecida Dragone Silveira
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-11T17:51:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-11T17:51:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/43506
url https://hdl.handle.net/1884/43506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 148 f. : il., algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43506/1/R%20-%20D%20-%20DANIELE%20GRACIANE%20DE%20SOUZA.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43506/2/R%20-%20D%20-%20DANIELE%20GRACIANE%20DE%20SOUZA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43506/3/R%20-%20D%20-%20DANIELE%20GRACIANE%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5775eb4f53bd11ab2727c66413e12e3b
5a82616d4c7a26d7d632c585b48fb06e
65acabe371a51e7444937dc0e53ddaac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860824449417216