Relações de uma professora com seus estudantes com deficiência intelectual : permitindo o novo brotar na prática docente em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Lorene, 1978-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71955
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Ettiène Cordeiro Guérios
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spelling Ferreira, Lorene, 1978-Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino2021-09-30T17:57:43Z2021-09-30T17:57:43Z2021https://hdl.handle.net/1884/71955Orientadora: Profa. Dra. Ettiène Cordeiro GuériosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 27/05/2021Inclui referências: p. 97-99Resumo: Esta pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, investigou ocorrências que permeiam a prática docente em matemática de uma professora com uma turma de seis estudantes com Deficiência Intelectual (DI), nos níveis leve, moderado e grave. O objetivo foi analisar relações que ocorrem entre a professora e seus estudantes na sua turma, que abrange os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pertencente a uma Escola Especializada. Os procedimentos e instrumentos para produção dos dados foram observação da prática docente da professora e entrevista, ambas por meio de um roteiro semi estruturado. Foram considerados os seguintes documentos oficiais para ancorar o processo de produção e análise de dados: Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, as Diretrizes Curriculares do estado do Paraná e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais-DSM-5, este último, para compreensão da deficiência em seus diferentes níveis. O aporte teórico transitou pela complexidade na perspectiva de Edgar Morin, com o intuito de compreender os meandros das relações de uma professora com sua turma de estudantes com DI. Adotou-se os sete saberes para a educação propostos por Edgar Morin como categorias de análise para a empiria obtida. Os resultados acenam com indicativos para a formação de professores e de outros profissionais envolvidos com a educação inclusiva tais como: ultrapassar a hiperespecialização compreendendo o estudante com DI em sua multidimensionalidade; ter como objetivo pedagógico para o ensino da matemática escolar o desenvolvimento de raciocínio lógico que possibilite vivência integradora na sociedade; articular o conhecimento escolar com as diferentes dimensões da existência humana, reconhecendo tratar-se de uma necessidade intelectual e, sobremaneira, vital; considerar a condição humana como pressuposto da ação docente visto que, como afirma Morin, conhecer o humano é situá-lo no universo e não separá-lo; tecer uma trama que situe estudantes com DI professores e sociedade em um contexto pertinente, de modo a construir uma tessitura de experiências que tenha na complexidade o sentido máximo do que é tecido junto. Palavras-chave: Deficiência Intelectual. Complexidade. Ação Docente. Formação de professores. Cognição e desenvolvimento humano.Abstract: This qualitative research, of the case study type, investigated occurrences that permeate the teaching practice in mathematics of a teacher with a class of six students with Intellectual Disabilities (ID) at the mild, moderate, and severe levels. The objective was to analyze the relationships that occur between the teacher and her students in her class, which covers the Early Years of Elementary School of a Specialized School. The procedures and instruments for data production were the observation of the teacher's teaching practice and interview, both through a semistructured script. The following official documents were considered to anchor the data production and analysis process: the school's Political Pedagogical Project (PPP), the Curriculum Guidelines of the state of Paraná, and the Diagnostic and Statistical Manuals of Mental Disorders - DSM-5, the latter, for understanding disability at its different levels. The theoretical basis gave support on complexity in the perspective of Edgar Morin, intending to understand the relationship between a teacher and her class of students with ID. The seven knowledge for education proposed by Edgar Morin were adopted as categories of analysis for the empiricism obtained. The results indicate for the training of teachers and other professionals involved in inclusive education, such as: overcoming hyperspecialization by understanding the student with ID in its multidimensionality; having as a pedagogical objective for the teaching of school mathematics the development of logical reasoning that enables an integrative experience in society; articulating school knowledge with the different dimensions of human existence, recognizing that this is an intellectual and, above all, vital need; considering the human condition as a presupposition of the teaching action since, as Morin affirms, knowing the human is to place him in the universe and not to separate him; placing students with ID, professors, and society in a relevant context, in order to build a structure of experiences that has in complexity the maximum sense of what is built together. Keywords: Intellectual Disability. Complexity. Teaching Action. Teacher training. Cognition and Human Development.1 arquivo (99 p.).application/pdfProfessores de educação especialProfessores - FormaçãoMatemática - Estudo e ensinoDeficiência IntelectualPrática docenteEducaçãoRelações de uma professora com seus estudantes com deficiência intelectual : permitindo o novo brotar na prática docente em matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LORENE FERREIRA.pdfapplication/pdf1362034https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71955/1/R%20-%20D%20-%20LORENE%20FERREIRA.pdfb91f7634c06ece6e4b847a083bb9c13fMD51open access1884/719552021-09-30 14:57:43.499open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71955Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-09-30T17:57:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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