Deficiência intelectual em perspectiva: concepções e evolução conceitual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mafezoni, Andressa Caetano
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: César, Thayná Marins de Almeida, Santos de Souza, Damaris
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4410
Resumo: Objetiva-se apresentar, pela via da literatura acadêmica, as concepções de professores acerca da deficiência intelectual, assim como as modificações desse conceito ao longo do tempo pela Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AADID), por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho bibliográfico. Como discussões e considerações, constatou-se que os trabalhos analisados na literatura mostram que os professores concebem a deficiência intelectual numa perspectiva de limitação de ordem biológica em relação às possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e que as modificações do conceito de deficiência intelectual ao longo do tempo não deixaram para trás a perspectiva biológica, o que continua por caracterizar os indivíduos que vivem nessa condição como delimitados pela não aprendizagem. 
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