Deficiência intelectual em perspectiva: concepções e evolução conceitual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4410 |
Resumo: | Objetiva-se apresentar, pela via da literatura acadêmica, as concepções de professores acerca da deficiência intelectual, assim como as modificações desse conceito ao longo do tempo pela Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AADID), por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho bibliográfico. Como discussões e considerações, constatou-se que os trabalhos analisados na literatura mostram que os professores concebem a deficiência intelectual numa perspectiva de limitação de ordem biológica em relação às possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e que as modificações do conceito de deficiência intelectual ao longo do tempo não deixaram para trás a perspectiva biológica, o que continua por caracterizar os indivíduos que vivem nessa condição como delimitados pela não aprendizagem. |
id |
METO-3_aed441d4e3d3eba9d6d706e39c846888 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4410 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Deficiência intelectual em perspectiva: concepções e evolução conceitualEducação; Educação EspecialDeficiência intelectual; Professores; AprendizagemObjetiva-se apresentar, pela via da literatura acadêmica, as concepções de professores acerca da deficiência intelectual, assim como as modificações desse conceito ao longo do tempo pela Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AADID), por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho bibliográfico. Como discussões e considerações, constatou-se que os trabalhos analisados na literatura mostram que os professores concebem a deficiência intelectual numa perspectiva de limitação de ordem biológica em relação às possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e que as modificações do conceito de deficiência intelectual ao longo do tempo não deixaram para trás a perspectiva biológica, o que continua por caracterizar os indivíduos que vivem nessa condição como delimitados pela não aprendizagem. Universidade Metodista de PiracicabaMafezoni, Andressa CaetanoCésar, Thayná Marins de AlmeidaSantos de Souza, Damaris2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/441010.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p143-161Comunicações; v. 27, n. 3 (2020); 143-1612238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4410/2506contemporaneidadeEducaçãoDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-21T20:09:54Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4410Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-12-21T20:09:54Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Deficiência intelectual em perspectiva: concepções e evolução conceitual |
title |
Deficiência intelectual em perspectiva: concepções e evolução conceitual |
spellingShingle |
Deficiência intelectual em perspectiva: concepções e evolução conceitual Mafezoni, Andressa Caetano Educação; Educação Especial Deficiência intelectual; Professores; Aprendizagem |
title_short |
Deficiência intelectual em perspectiva: concepções e evolução conceitual |
title_full |
Deficiência intelectual em perspectiva: concepções e evolução conceitual |
title_fullStr |
Deficiência intelectual em perspectiva: concepções e evolução conceitual |
title_full_unstemmed |
Deficiência intelectual em perspectiva: concepções e evolução conceitual |
title_sort |
Deficiência intelectual em perspectiva: concepções e evolução conceitual |
author |
Mafezoni, Andressa Caetano |
author_facet |
Mafezoni, Andressa Caetano César, Thayná Marins de Almeida Santos de Souza, Damaris |
author_role |
author |
author2 |
César, Thayná Marins de Almeida Santos de Souza, Damaris |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mafezoni, Andressa Caetano César, Thayná Marins de Almeida Santos de Souza, Damaris |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Especial Deficiência intelectual; Professores; Aprendizagem |
topic |
Educação; Educação Especial Deficiência intelectual; Professores; Aprendizagem |
description |
Objetiva-se apresentar, pela via da literatura acadêmica, as concepções de professores acerca da deficiência intelectual, assim como as modificações desse conceito ao longo do tempo pela Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AADID), por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho bibliográfico. Como discussões e considerações, constatou-se que os trabalhos analisados na literatura mostram que os professores concebem a deficiência intelectual numa perspectiva de limitação de ordem biológica em relação às possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e que as modificações do conceito de deficiência intelectual ao longo do tempo não deixaram para trás a perspectiva biológica, o que continua por caracterizar os indivíduos que vivem nessa condição como delimitados pela não aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4410 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p143-161 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4410 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p143-161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4410/2506 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
contemporaneidade Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 27, n. 3 (2020); 143-161 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020710621184 |