O uso do hipertexto em materiais didáticos digitais como forma de interação na educação à distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jamur, Helenice Ramires
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/38839
Resumo: Orientadora: Profª Drª Glaucia da Silva Brito
id UFPR_b21f61aae156684c772aee245502eaf5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38839
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Jamur, Helenice RamiresUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBrito, Glaucia da Silva2015-10-21T16:14:59Z2015-10-21T16:14:59Z2015http://hdl.handle.net/1884/38839Orientadora: Profª Drª Glaucia da Silva BritoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2015Inclui referências : f. 83-87Resumo: Este estudo analisa o uso do hipertexto como forma de interação em materiais didáticos produzidos para a Educação a distância. A questão central debatida resume-se da seguinte forma: quais recursos hipertextuais devem ser considerados na produção dos materiais didáticos digitais? O objetivo geral deste estudo é realizar um levantamento qualitativo em relação ao uso dos elementos hipertextuais em materiais didáticos digitais produzidos para os cursos na modalidade de EaD como forma de interação. Para responder ao questionamento, foi utilizada uma abordagem qualitativa dividida em duas fases: estudo exploratório e análise documental. Na fase exploratória foi feita a análise do contexto por meio da aplicação de questionário enviado para 12 instituições de ensino superior na modalidade a distância, das quais seis responderam sobre detalhes da produção de materiais didáticos; a partir das respostas foram selecionados os participantes da segunda fase, cujo critério foi a produção específica para o meio digital. Na segunda fase, foi realizada a análise documental dos materiais didáticos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem das instituições participantes, com o objetivo de localizar e classificar os elementos contidos nos materiais. Como referenciais foram utilizados Forquin (1993), Huergo e Fernandes (1999) para os conceitos de cultura e cultura escolar, Lévy (2010) e Lemos (2013) para cibercultura e educação a distância, além de Belloni (1999) e Preti (2005). Os conceitos de material didático para EaD vieram de Neder (2009), Belizário (2012), Pinto e Santos (2013). A interatividade foi debatida à luz dos conceitos de Primo (2003) (2011), Silva (2000) e (2010), Ferreira (2008). A discussão quanto ao hipertexto e suas classificações vieram de Gomes (2011), Xavier (2011), e Primo (2003). Os resultados apontam para o uso do hipertexto potencial e colaborativo, mas não se observou o uso do hipertexto cooperativo, ou seja, nos materiais analisados os alunos não contribuem para a criação coletiva como coautores. Como resultado deste estudo, foi criado um guia com 13 orientações básicas para a produção de materiais didáticos digitais fazendo uso do hipertexto. Palavras-chave: Material didático; Hipertexto; Interatividade; Educação a distância.Abstract: Este estudio examina el uso de hipertexto como una forma de interacción en los materiales didácticos producidos por la distancia. El tema central se resume de la siguiente manera: qué características de hipertexto que deben ser considerados en la producción de materiales didácticos digitales? El objetivo de este estudio es realizar un estudio cualitativo con respecto al uso de elementos de hipertexto en los materiales de aprendizaje digitales producidos por los cursos en modalidad de educación a distancia como medio de interacción. Para responder a la pregunta, se utilizó un enfoque cualitativo se divide en dos fases: un análisis del estudio y documento exploratorio. La parte exploratoria se realizó el análisis del contexto a través de un cuestionario enviado a 12 instituciones de educación superior en la distancia, seis de los cuales representaron detalles acerca de la producción de materiales de enseñanza; de las respuestas fueron seleccionados los participantes de la segunda fase, cuyo criterio fue el de producción específico a digital. La segunda fase se llevó a cabo el análisis documental de los materiales didácticos disponibles en el entorno virtual de aprendizaje de las instituciones participantes, con el fin de localizar y clasificar los elementos contenidos en los materiales. Como se utilizaron referencias Forquin (1993), Huergo y Fernandes (1999) a los conceptos de cultura y la cultura de la escuela, Levy (2010) y Lemos (2013) a la cibercultura y la distancia. Belloni (1999) y Preti (2005 ). Los conceptos de materiales didácticos para la educación a distancia vinieron de Neder (2009), Belizario (2012), Pinto y Santos (2013). Interactividad fue discutido a la luz de los conceptos de Primo (2003) (2011), Silva (2000) y (2010), Ferreira (2008). La discusión sobre el hipertexto y sus calificaciones vino de Gomes (2011), Xavier (2011), y Primo (2003). Los resultados apuntan a la posible utilización y el hipertexto colaborativo, pero no hubo uso del hipertexto cooperativa, es decir, los los materiales que fueron analisados, no contribuyen a la creación colectiva, como coautores. Como resultado de este estudio, hemos creado una guía con 13 directrices básicas para la producción de materiales didácticos digitales que hacen uso del hipertexto. Palavras-chave: Materiales de enseñanza; hipertexto; La interactividad; La educación a distancia.90 f. : il. color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoO uso do hipertexto em materiais didáticos digitais como forma de interação na educação à distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - HELENICE RAMIRES JAMUR.pdf.txtExtracted Texttext/plain204147https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38839/1/R%20-%20D%20-%20HELENICE%20RAMIRES%20JAMUR.pdf.txt3cfe8501dcb9953cda5ef8d5bf5549e6MD51open accessORIGINALR - D - HELENICE RAMIRES JAMUR.pdfapplication/pdf2901409https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38839/2/R%20-%20D%20-%20HELENICE%20RAMIRES%20JAMUR.pdfca38c20c0a3f11d3b3fe2cbe114140ceMD52open accessTHUMBNAILR - D - HELENICE RAMIRES JAMUR.pdf.jpgR - D - HELENICE RAMIRES JAMUR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38839/3/R%20-%20D%20-%20HELENICE%20RAMIRES%20JAMUR.pdf.jpg62c1d7d432e11040bcb3f2ddeb47182cMD53open access1884/388392016-04-07 04:52:41.333open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38839Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T07:52:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do hipertexto em materiais didáticos digitais como forma de interação na educação à distância
title O uso do hipertexto em materiais didáticos digitais como forma de interação na educação à distância
spellingShingle O uso do hipertexto em materiais didáticos digitais como forma de interação na educação à distância
Jamur, Helenice Ramires
Educação
title_short O uso do hipertexto em materiais didáticos digitais como forma de interação na educação à distância
title_full O uso do hipertexto em materiais didáticos digitais como forma de interação na educação à distância
title_fullStr O uso do hipertexto em materiais didáticos digitais como forma de interação na educação à distância
title_full_unstemmed O uso do hipertexto em materiais didáticos digitais como forma de interação na educação à distância
title_sort O uso do hipertexto em materiais didáticos digitais como forma de interação na educação à distância
author Jamur, Helenice Ramires
author_facet Jamur, Helenice Ramires
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Jamur, Helenice Ramires
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Glaucia da Silva
contributor_str_mv Brito, Glaucia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Orientadora: Profª Drª Glaucia da Silva Brito
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-21T16:14:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-10-21T16:14:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/38839
url http://hdl.handle.net/1884/38839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 90 f. : il. color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38839/1/R%20-%20D%20-%20HELENICE%20RAMIRES%20JAMUR.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38839/2/R%20-%20D%20-%20HELENICE%20RAMIRES%20JAMUR.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38839/3/R%20-%20D%20-%20HELENICE%20RAMIRES%20JAMUR.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3cfe8501dcb9953cda5ef8d5bf5549e6
ca38c20c0a3f11d3b3fe2cbe114140ce
62c1d7d432e11040bcb3f2ddeb47182c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860849714855936