Metodologia de ensino para o surf indoor
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/79584 |
Resumo: | Orientador: Paulo Cesar Barauce Bento |
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Tozin, Kelly Christina, 1992-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação FísicaBento, Paulo Cesar Barauce, 1963-2022-10-17T16:50:05Z2022-10-17T16:50:05Z2013https://hdl.handle.net/1884/79584Orientador: Paulo Cesar Barauce BentoMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.Resumo : Surf é uma prática esportiva em meio aquático, comumente realizada no mar enquadrado em uma categoria nomeada de esportes radicais. Sua prática consiste basicamente no ato de se planar ou deslizar sobre a onda do mar, acompanhando o sentido da mesma. Sua prática exige grande capacidade física, desempenho motor, criatividade, entre outras características, pois o praticante da modalidade deve se enquadrar às condições naturais do mar a qual está surfando. O surf Indoor ou "surf na piscina" é uma prática recente aqui no Brasil. Existem relatos que ela iniciou em Santos em 1998, esta consiste em adaptar os movimentos técnicos do surf para piscina, visando seu aprendizado, aprimoramento e preparação física, para melhoria da pratica no mar. Considerando que muitos adeptos ao surf só conseguem pratica-lo na praia aos finais de semana e feriados, gera-se a necessidade de um treinamento especifico e eficaz com uma metodologia adequada para melhorar o desempenho do atleta quando este for realizar a prática na praia. O objetivo deste estudo foi revisar os aspectos técnicos, físicos e fisiológicos envolvidos na prática do surf e com base na revisão de literatura, discutir e apresentar uma metodologia de ensino da prática do surf em piscina para adultos. Para a aprendizagem do surf é necessário que o praticante desenvolva uma série de domínios técnicos que tornarão a prática mais eficaz. Desta forma, serão discutidos os seguintes aspectos: a remada, o peixinho (ato de passar por baixo da onda), sentar na prancha e o Drop (surfar, deslizar sobre a onda). O surf é uma modalidade bastante diversificada, sendo necessária a utilização de várias capacidades motoras, são elas: resistência aeróbica, resistência muscular localizada, equilíbrio dinâmico, flexibilidade, agilidade, forças dinâmica e de explosão. O surf exige tanto um condicionamento aeróbio (durante a remada) como anaeróbio (para entrar na onda e realizar manobras explosivas), sendo que sua predominância irá depender das condições do mar e objetivos do surfista. A presente proposta metodológica foi estruturada com base nos tópicos anteriormente apresentados na revisão de literatura que destacaram os aspectos técnicos motores, físicos motores e fisiológicos. Considerando as informações ali apresentadas e utilizando-as para fundamentação na prática, para a realização de exercícios que sejam condizentes com a teoria e que atendam as expectativas exigidas pelos atletas. Assim esta proposta divide por etapas o aprendizado, desde o primeiro contato como meio liquido, as primeiras braçadas, o primeiro contato com a prancha e o inicio da pratica do surf e suas particularidades. Estudos experimentais devem ser conduzidos para avaliar a eficácia da presente proposta na aprendizagem, no desenvolvimento e treinamento do surf na piscina. Da mesma forma a transferência das habilidades desenvolvidas na piscina para a prática em condições reias (no mar) deve ser testada experimentalmente.1 recurso online : PDF.application/pdfSurfe - TreinamentoEnsino - MetodologiaEducaçao fisica - EsportesMetodologia de ensino para o surf indoorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALKELLY CHRISTINA TOZIN 419290.pdfapplication/pdf414702https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79584/1/KELLY%20CHRISTINA%20TOZIN%20419290.pdf73c2bc305824e50d5670c915e1541452MD51open access1884/795842022-10-17 13:50:05.42open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79584Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-17T16:50:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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