Conhecimento físico e lógico-matemático em atividades de manipulação de materiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/41392 |
Resumo: | Orientadora: Maria Lucia Faria Moro |
id |
UFPR_b2d1bdaca2a0c0897ac788caafd07333 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41392 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Pannuti, Maisa PereiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMoro, Maria Lucia Faria, 1944-2022-08-26T18:14:17Z2022-08-26T18:14:17Z1998https://hdl.handle.net/1884/41392Orientadora: Maria Lucia Faria MoroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ParanáResumo: O objetivo deste trabalho e verificar a relação entre conhecimento físico e conhecimento logico-matemático em atividades de manipulação de materiais na educação infantil. Foram aplicadas duas tarefas (pendulo e boia-ao-alvo) a três sujeitos, com idades respectivas de 3;6; 4;0 e 4;0 anos. As tarefas visaram a resolução de um problema por parte dos sujeitos. As situações foram gravadas em vídeo e transcritas literalmente, resultando em protocolos detalhados de todos os dados brutos. De recortes realizados nos protocolos, resultaram as sequencias que, compostas por esquemas dos sujeitos, as intervenções do experimentador e as reações dos materiais, foram analisadas. A analise microgenética realizada apontou para a existência de uma estreita relação entre as ações dos sujeitos e as características físicas dos materiais, expressa pelas alterações que os sujeitos realizam em suas condutas, em função do comportamento dos materiais decorrentes de uma ação anterior. Verificou-se, em todos os casos, a relação entre conhecimento físico e conhecimento logico-matemático, interpretada a luz da epistemologia genética, confirmando-se, assim, a hipótese da alteração dos quadros logico-matemáticos anteriores dos sujeitos, a partir das informações obtidas dos resultados de suas ações sobre os materiais. Dessa forma, as ações do sujeito sobre um material concreto manipulável podem provocar uma alteração na logica deste sujeito, que buscara adequar seus esquemas de assimilação, de natureza logico-matemática, na interação com o material. Os dados apontam para a importância desse tipo de atividade na educação infantil, assim como para a relevância da atuação do professor neste tipo de situação. Para as crianças dessa faixa etária, a manipulação de materiais concretos e fundamental para que possam avançar na construção de novos conhecimentos. Somente experimentando as diversas possibilidades de relações entre os materiais e a própria ação, e que as crianças poderão construir novos conhecimentos. Isto se explica pelo fato de que ao manipular materiais e observar suas reações, os sujeitos tem a oportunidade de formular hipóteses, estabelecendo relações entre suas ações e os resultados observáveis; podendo modifica-las para que obtenham êxito na resolução dos problemas apresentados.Abstract: This study aims to verify the relation between physical knowledge and logical-mathematical knowledge, in material handling activities in kindergarten. Two tasks were assigned (pendulum and ball-to-target) to three individuals who were 3;6; 4;0 and 4;0 years old. The tasks sought the individuals solving a problem. The situations were video-taped and literally transcribed, resulting in protocols with gross data. Starting from that, cuttings made in the protocols resulted in sequences of happenings, consisting of the individuals' actions, the experimenter interventions and the materials' reactions, that were analyzed. A microgenetic analysis was made, and it was verified the existence of a strait relation between individuals' behavior and physical characteristics of the materials, expressed by changes in individuals' behavior, in consequence of materials' behavior due to a prior action. It was found in all cases a relation between physical knowledge and logical-mathematical knowledge, interpreted regarding of genetic epistemology, confirming, thus, the hypothesis of changing in the former logical-mathematical frames of the individuals, starting of information obtained from the results of their actions on materials. This way, the individual's actions over a handable material can change this individual's logics, that will try to fit its assimilation models, which have a logical-mathematical nature, to the interaction with the material. For children in this age, to material handling is fundamental in order to a go on in the building of new knowledge. It is only through experimentation of new possibilities of relations among materials and the action itself, that children may build new knowledge. It can be explained by the fact that, as they handle materials and observe their reactions, the individuals have the opportunity to create hypothesis, establishing relations between their own actions and the observable results; this way, they can modify them in order to have success in the resolution of presented problems.151 f. ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalTeoria do conhecimento nas criançasAnalogiaRedação acadêmicaEducaçãoConhecimento físico e lógico-matemático em atividades de manipulação de materiaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MAISA PEREIRA PANNUTI.pdfapplication/pdf7328457https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41392/1/D%20-%20MAISA%20PEREIRA%20PANNUTI.pdf2f7164f55d2057887d50f8ce44546938MD51open accessTEXTD - MAISA PEREIRA PANNUTI.pdf.txtExtracted Texttext/plain221654https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41392/2/D%20-%20MAISA%20PEREIRA%20PANNUTI.pdf.txt5062affc30761a0939eb855ef6263c40MD52open accessTHUMBNAILD - MAISA PEREIRA PANNUTI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41392/3/D%20-%20MAISA%20PEREIRA%20PANNUTI.pdf.jpgb0673374ebc0704ef8966effa1867eb4MD53open access1884/413922022-08-26 15:14:17.167open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41392Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-26T18:14:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conhecimento físico e lógico-matemático em atividades de manipulação de materiais |
title |
Conhecimento físico e lógico-matemático em atividades de manipulação de materiais |
spellingShingle |
Conhecimento físico e lógico-matemático em atividades de manipulação de materiais Pannuti, Maisa Pereira Teoria do conhecimento nas crianças Analogia Redação acadêmica Educação |
title_short |
Conhecimento físico e lógico-matemático em atividades de manipulação de materiais |
title_full |
Conhecimento físico e lógico-matemático em atividades de manipulação de materiais |
title_fullStr |
Conhecimento físico e lógico-matemático em atividades de manipulação de materiais |
title_full_unstemmed |
Conhecimento físico e lógico-matemático em atividades de manipulação de materiais |
title_sort |
Conhecimento físico e lógico-matemático em atividades de manipulação de materiais |
author |
Pannuti, Maisa Pereira |
author_facet |
Pannuti, Maisa Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pannuti, Maisa Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moro, Maria Lucia Faria, 1944- |
contributor_str_mv |
Moro, Maria Lucia Faria, 1944- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria do conhecimento nas crianças Analogia Redação acadêmica Educação |
topic |
Teoria do conhecimento nas crianças Analogia Redação acadêmica Educação |
description |
Orientadora: Maria Lucia Faria Moro |
publishDate |
1998 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1998 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-26T18:14:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-26T18:14:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/41392 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/41392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
151 f. ; 30 cm. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41392/1/D%20-%20MAISA%20PEREIRA%20PANNUTI.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41392/2/D%20-%20MAISA%20PEREIRA%20PANNUTI.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41392/3/D%20-%20MAISA%20PEREIRA%20PANNUTI.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2f7164f55d2057887d50f8ce44546938 5062affc30761a0939eb855ef6263c40 b0673374ebc0704ef8966effa1867eb4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898861379321856 |