Acadêmicos descendentes de poloneses : negociação de identidades em uma universidade pública estadual paranaense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ryba, Bernardete, 1954-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/65972
Resumo: Orientadora: Professora Dra. Clóris Porto Torquato
id UFPR_b30d00dbb0fa398d9f8860f30c46d962
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/65972
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ryba, Bernardete, 1954-Torquato, Clóris PortoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-03-03T15:47:47Z2020-03-03T15:47:47Z2019https://hdl.handle.net/1884/65972Orientadora: Professora Dra. Clóris Porto TorquatoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 06/09/2019Inclui referências: p. 156-160Área de concentração: Estudos LinguísticosResumo: O interesse pelo tema desta pesquisa surgiu devido ao grande contingente de descendentes de poloneses presentes na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus de União da Vitória, na qual sou docente no Curso de Letras. Grande parte dos imigrantes poloneses vieram ao Brasil e ao Paraná para suprir a mão-de-obra agrícola, após a libertação dos escravos; muitos dos seus descendentes são agricultores e, entre os filhos desses agricultores, estão alguns de nossos acadêmicos. Nesta tese realizamos uma investigação qualitativa, com enfoque interpretativo, com o objetivo geral de: Verificar e compreender como acadêmicos descendentes de poloneses negociam suas identidades, em uma universidade pública estadual paranaense; em nosso caso, UNESPAR/Campus de União da Vitória). Os objetivos específicos são: a) Verificar como ocorreu/ocorre o uso da Língua Polonesa e da Língua Portuguesa no cotidiano dos acadêmicos descendentes de poloneses (pesquisados); b) Analisar como se situam os acadêmicos descendentes de poloneses (pesquisados) frente a determinados aspectos ideológico-culturais (crença religiosa, participação em eventos que possuam festas, músicas, danças, culinária) tradicionalmente poloneses; c) Interpretar qual é o sentimento de ser descendente de poloneses e estudar em uma universidade pública estadual. A metodologia empregada se utiliza de princípios básicos da Etnografia: registro, interpretação e reflexão sobre os dados obtidos. Utilizamos, para a obtenção de dados,narrativas curtas produzidas por nove acadêmicos. A hipótese é que nas narrativas dos sujeitos pesquisados aflorassem determinadas posturas que mostrassem traços identitários e linguístico-culturais, bem como são negociadas as suas identidades no cotidiano (dentro e fora da universidade). Em nosso embasamento teórico, exploramos vários autores; citaremos apenas alguns. Para "Cultura": Cuche (1999), Eagleton (2003), Bhabha (2014), Canclini (2015) e as pesquisas de Campos (1998) e Moura (2009). Para "Identidades e Ideologias Linguísticas": Konder (2002), Moita Lopes (2002), Scherer (2003), Bakhtin (2003, 2004, 2010), Hall (2006, 2009), Silva (2009), Bhabha (2014) e Costa (2018). Para o "Panorama sócio-histórico da vinda dos imigrantes ao Brasil/Paraná": Wachowicz (1970a, 1970b, 1981). "Negociação de Identidades": Blackledge (2004), Canagarajah (2004), Egbo (2004), Pavlenko (2004) e Blommaert (2013). Para "Narrativas curtas": Georgakopoulou (2014). De forma sucinta, os resultados convergem para o uso da língua polonesa em famílias nas quais há a presença de avós; ocorre participação nas práticas religiosas, principalmente católicase em eventos tipicamente poloneses; existe gratidão e carinho pelos antepassados e sentimento de "acomodação" e/ou "silenciamento" na relação entre estar na universidade e ser descendente de poloneses. Consideramos que este estudo é relevante do ponto de vista social, pois busca ouvir vozes historicamente silenciadas, vozes dos descendentes de poloneses que se fixaram no Paraná. E inédito, pois, em meio ao escasso número de pesquisas voltadas a eles (imigrantes poloneses e seus descendentes), não encontramos discussões que enfoquem a negociação de identidades dos estudantes universitários. Importante também lembrar que as discussões que interpretam os dados poderão ser usadas pela UNESPAR, "criada" (junção de faculdades já existentes) através da Lei Estadual nº 13.283/2001 e que está, portanto, em processo de formação, para melhor conhecer seus sujeitos e promover políticas para auxiliá-los a integrar-se nos campos social e do trabalho. Palavras-chave: Acadêmicos descendentes de poloneses. Descendentes de poloneses no Paraná. Negociação de identidades.Abstract: The interest in the subject of this research emerged in view of the large contingent of Polish descendants present at the Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus de União da Vitória, in wich I am a college professor in the Curso de Letras. Most Polish immigrants came to Brazil and Paraná to supply agricultural labor after the liberation of slaves; many of their descendants are farmers, and among their sons and daughters are some of our college students. In this thesis, we conducted a qualitative investigation with interpretative approach, with the general objective of: Verify and understand how college students of Polish descendants negotiate their identities in a state public university in Parana, in our case, UNESPAR/Campus de União da Vitória. The specific objectives are: a) To verify how the use of the Polish language and the Portuguese language occurred/occurs in the daily lives of the college students searched; b) To analyze how are the college students of Polish descendant (searched) behave certain ideological-cultural aspects (religious belief, participation in events that have parties, songs, dances, cooking) traditionally Polish; c) To interpret what it feels like to be Polish descendant and study at a state public university.The methodology employed uses the basic principles at Ethnography: registration, interpretation and reflection on the obtained data. We used, for data collection, short narratives produced by nine college students. The hypothesis is that in the narratives of the researched subjects, certain postures emerged that showed identity and linguistic-cultural traits, as well as their daily identities are negotiated (inside and outside the university). In our theoretical background, we use several authors; just a few: For "Cultura": Cuche (1999), Eagleton (2003), Bhabha (2014), Canclini (2015), and the researches of Campos (1998) and Moura (2009). For "Identidades e Ideologias Linguísticas": Konder (2002), Moita Lopes (2002), Scherer (2003), Bakhtin (2003, 2004, 2010), Hall (2006, 2009), Silva (2009), Bhabha (2014) e Costa (2018). For "Panorama sóciohistórico da vinda dos imigrantes ao Brasil e ao Paraná": Wachowicz (1970a, 1970b, 1981). "Negociação de Identidades": Blackledge (2004), Canagarajah (2004), Egbo (2004), Pavlenko (2004) and Blommaert (2013). For "Narrativas curtas": Georgakopoulou (2014). Succinctly, the results converge on the use of the Polish language in families with grandparents; participation in religious practices, mainly Catholic and in typically Polish events; there is gratitude and affection for the ancestors and a feeling of "accommodation" and/or "silence" in the relationship between being in university and being of Polish descendant. We consider this study to be socially relevant because it seeks to listen historically silenced voices, the voices of Polish descendants who settled in Parana. And, unprecedent research, because amind the scarce number of researches aimed at them (Polish immigrants and their descendants) we did not find discussions that focuses on negotiation of college students. It is also important to remember that the discussions that interpret the data may be used by UNESPAR, "created" (it is a junction of existing colleges), trough Lei nº 13.283/2001, and it is, therefore, in the process of forming, to better know its subjects and promote policies to assist them in the social and work fields. Keywords: College students of Polish descendants. Polish descendants in Parana. Identity Negotiation.173 p. : il. color.application/pdfLetrasEducação - Estudantes - IdentidadeImigrantes poloneses - Brasil - HistóriaAcadêmicos descendentes de poloneses : negociação de identidades em uma universidade pública estadual paranaenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - BERNARDETE RYBA.pdfapplication/pdf2847141https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65972/1/R%20-%20T%20-%20BERNARDETE%20RYBA.pdf761f557a60b6fa1ecb7888df2fb4af87MD51open access1884/659722020-03-03 12:47:47.629open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65972Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-03-03T15:47:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Acadêmicos descendentes de poloneses : negociação de identidades em uma universidade pública estadual paranaense
title Acadêmicos descendentes de poloneses : negociação de identidades em uma universidade pública estadual paranaense
spellingShingle Acadêmicos descendentes de poloneses : negociação de identidades em uma universidade pública estadual paranaense
Ryba, Bernardete, 1954-
Letras
Educação - Estudantes - Identidade
Imigrantes poloneses - Brasil - História
title_short Acadêmicos descendentes de poloneses : negociação de identidades em uma universidade pública estadual paranaense
title_full Acadêmicos descendentes de poloneses : negociação de identidades em uma universidade pública estadual paranaense
title_fullStr Acadêmicos descendentes de poloneses : negociação de identidades em uma universidade pública estadual paranaense
title_full_unstemmed Acadêmicos descendentes de poloneses : negociação de identidades em uma universidade pública estadual paranaense
title_sort Acadêmicos descendentes de poloneses : negociação de identidades em uma universidade pública estadual paranaense
author Ryba, Bernardete, 1954-
author_facet Ryba, Bernardete, 1954-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Torquato, Clóris Porto
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Ryba, Bernardete, 1954-
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
Educação - Estudantes - Identidade
Imigrantes poloneses - Brasil - História
topic Letras
Educação - Estudantes - Identidade
Imigrantes poloneses - Brasil - História
description Orientadora: Professora Dra. Clóris Porto Torquato
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-03T15:47:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-03T15:47:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/65972
url https://hdl.handle.net/1884/65972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 173 p. : il. color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65972/1/R%20-%20T%20-%20BERNARDETE%20RYBA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 761f557a60b6fa1ecb7888df2fb4af87
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860254674190336