Professoras negras em Curitiba-PR e suas narrativas sobre educação das relações étnico-raciais no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Valéria Pereira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/82961
Resumo: Orientadora: Profª Drª Lucimar Rosa Dias
id UFPR_b447528da75b84d5e3b96acfeab48479
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/82961
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoDias, Lucimar Rosa, 1966-Silva, Valéria Pereira da2023-06-27T16:48:20Z2023-06-27T16:48:20Z2022https://hdl.handle.net/1884/82961Orientadora: Profª Drª Lucimar Rosa DiasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 10/10/2022Inclui referências: p. 175-180Resumo: Em 2003, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação foi alterada incluindo no currículo oficial a obrigatoriedade do Ensino de a "História e Cultura Afro-Brasileira e Africana" em todo o território brasileiro se constituindo em um instrumento de luta em favor da equidade racial no espaço educacional. Tal mudança requer sua concretização por meio de práticas pedagógicas que contemplem a reeducação das relações étnico-raciais. Por isso, essa pesquisa teve por objetivo compreender a trajetória de vida e os motivos pelos quais professoras negras se comprometeram no exercício de sua docência com o desenvolvimento de práticas pedagógicas para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A pesquisa dialogou com autoras que contribuem com reflexões sobre narrativas e experiências de mulheres negras, educação antirracista, dentre outros temas. As principais foram: Angela Davis (2016, 2019); bell hooks (2019-2020); Eliane Cavalleiro (2001); Patricia Hill Collins (2019); Lélia Gonzalez (2020) Nilma Lino Gomes (1996, 2002); Djamila Ribeiro (2019) Joselina da Silva (2018) Lucimar Rosa Dias (2007). A metodologia utilizada foi de tipo qualitativa abarcando a autoetnografia e história de vida. A pesquisadora juntamente com outras duas interlocutoras revelam-se mulheres negras e professoras. A análise das narrativas se realizou de forma sensível por meio da metodologia Análise Crítica de Narrativas e Atribuição de Sentido (ACNAS). Os resultados indicaram que o racismo continua operando sobre a vida de mulheres negras, sendo essas desacreditadas quanto às suas habilidades no ambiente escolar. Por outro lado, professoras negras encontram na afrosororidade meios de educar para as relações étnico-raciais, mobilizando práticas pedagógicas de afeto envolvendo elas próprias e os alunos negros e negras. Porém, percebe-se que essas práticas não alcançam um grau de sistematização curricular que envolvem as disciplinas operando de modo mais contundente nas interações socioemocionais dos sujeitos negros no ambiente escolar.Abstract: In 2003, Law 10639/03 was enacted, which amended the Education Guidelines and Bases Law, including in the official curriculum of Education Networks the mandatory presence of the theme "Afro-Brazilian and African History and Culture" in Basic education throughout the Brazilian territory becoming an instrument of struggle against racism in favor of racial equity in the educational space. The law is as important as the pedagogical practices for the reeducation of ethnic-racial relations to take place. Therefore, this research sought to understand who are the black teachers of the Curitiba-Pr municipal education network who work in the early years of Elementary school, and what pedagogical practices implement the Education of Ethnic-Racial Relations and teach the History and the Culture of Afro-Brazilians. The research dialogues with authors like Angela Davis (2016, 2019); Bell Hooks (2019-2020); Eliane Cavalleiro (2001); Patricia Hill Collins (2019); Lélia Gonzalez (2020); Nilma Lino Gomes (1996, 2002); Djamila Ribeiro (2019) Joselina da Silva (2018), and Lucimar Rosa Dias (2007) who bring contributions about narratives and experiences of black women. The research was qualitative and used autoethnography and life stories as methodology. The researcher was present in the research along with two other interlocutors who were interviewed. The material was analyzed using the Critical Analysis of Narratives and Attribution of Meaning - ACNAS methodology. The conclusions we arrived at demonstrate that racism continues to operate in the lives of black women, discrediting them and making it difficult for them to recognize themselves as intellectuals in teaching. On the other hand, it was possible to understand that black teachers develop practices that we call afro-sorority that is to say, they educate for ethnic-racial relations based on the practices of care and affection concerning other black colleagues and especially with black student.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoNegras - Curitiba (PR) - Identidade étnicaProfessores de ensino fundamentalRelações étnicasEscolas - Curitiba (PR)EducaçãoProfessoras negras em Curitiba-PR e suas narrativas sobre educação das relações étnico-raciais no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VALERIA PEREIRA DA SILVA.pdfapplication/pdf5758348https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82961/1/R%20-%20D%20-%20VALERIA%20PEREIRA%20DA%20SILVA.pdf2f39027a152a595381d77626fbe5dcd6MD51open access1884/829612023-06-27 13:48:20.855open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/82961Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-27T16:48:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professoras negras em Curitiba-PR e suas narrativas sobre educação das relações étnico-raciais no ensino fundamental
title Professoras negras em Curitiba-PR e suas narrativas sobre educação das relações étnico-raciais no ensino fundamental
spellingShingle Professoras negras em Curitiba-PR e suas narrativas sobre educação das relações étnico-raciais no ensino fundamental
Silva, Valéria Pereira da
Educação - Estudo e ensino
Negras - Curitiba (PR) - Identidade étnica
Professores de ensino fundamental
Relações étnicas
Escolas - Curitiba (PR)
Educação
title_short Professoras negras em Curitiba-PR e suas narrativas sobre educação das relações étnico-raciais no ensino fundamental
title_full Professoras negras em Curitiba-PR e suas narrativas sobre educação das relações étnico-raciais no ensino fundamental
title_fullStr Professoras negras em Curitiba-PR e suas narrativas sobre educação das relações étnico-raciais no ensino fundamental
title_full_unstemmed Professoras negras em Curitiba-PR e suas narrativas sobre educação das relações étnico-raciais no ensino fundamental
title_sort Professoras negras em Curitiba-PR e suas narrativas sobre educação das relações étnico-raciais no ensino fundamental
author Silva, Valéria Pereira da
author_facet Silva, Valéria Pereira da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Lucimar Rosa, 1966-
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Valéria Pereira da
contributor_str_mv Dias, Lucimar Rosa, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Negras - Curitiba (PR) - Identidade étnica
Professores de ensino fundamental
Relações étnicas
Escolas - Curitiba (PR)
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Negras - Curitiba (PR) - Identidade étnica
Professores de ensino fundamental
Relações étnicas
Escolas - Curitiba (PR)
Educação
description Orientadora: Profª Drª Lucimar Rosa Dias
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-27T16:48:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-27T16:48:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/82961
url https://hdl.handle.net/1884/82961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82961/1/R%20-%20D%20-%20VALERIA%20PEREIRA%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f39027a152a595381d77626fbe5dcd6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860345050955776