Curitiba em preto e branco : infância, espaço e relações étnico-raciais na cidade modelo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/56137 |
Resumo: | Orientadora: Prof. Dra. Valéria Milena Rohrich Ferreira |
id |
UFPR_1189c5ae895343a2e91d5c7df9a09391 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56137 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Santos, Marcia Cristina dos, 1984-Ferreira, Valéria Milena RöhrichUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2018-11-19T14:17:10Z2018-11-19T14:17:10Z2018https://hdl.handle.net/1884/56137Orientadora: Prof. Dra. Valéria Milena Rohrich FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 20/03/2018Inclui referências: p.153-160Resumo: Essa dissertação tem como objetivo analisar as redes de interdependência nas quais estão inseridas as crianças negras e brancas dos bairros Campo de Santana (região sul) e Santa Felicidade (região norte), em Curitiba, a partir da articulação dos conceitos de infância, espaço e relações étnico-raciais. Está pautada, principalmente, na sociologia configuracional de Norbert Elias, com apoio do referencial teórico da sociologia da infância e das relações étnico-raciais. Após levantamento de dados de pesquisas nacionais e municipais, da oferta de equipamentos públicos de lazer, cultura e segurança e caracterização de cada bairro, realizouse conversas com 12 crianças de cada bairro, sendo 6 negras e 6 brancas, com idades entre 9 e 11 anos, estudantes de duas escolas municipais de Curitiba, sobre a utilização dos espaços dos bairros onde vivem e da cidade como um todo. Partiu-se da seguinte pergunta de pesquisa: Como as crianças negras e brancas constroem suas identidades a partir da constituição de suas redes de interpendência nos contextos específicos dos bairros Santa Felicidade e Campo de Santana e da cidade de Curitiba? Evidenciou-se que existe uma segregação espacial que mantém a população mais pobre e negra na região sul da cidade, onde há falta de equipamentos públicos e poucos espaços destinados às crianças, enquanto na região norte existe uma variedade de oferta de espaços públicos e privados, com diversos parques, equipamentos culturais e de segurança. Na região norte, apesar da diversidade de espaços ofertados, o medo impede que as crianças circulem e ocupem esses espaços, há preferência pelos espaços privados e fechados por conta da sensação de segurança que eles transmitem. As crianças negras têm desvantagens em relação às crianças brancas, acessando e utilizando menos os espaços do bairro e da cidade, tanto públicos quanto privados. As condições econômicas das famílias da região norte são mais heterogêneas, mas a maioria das mães e pais possuem ocupações elementares, ou seja, são de classe popular. Na região sul, a mobilidade está mais restrita aos espaços do bairro, as crianças brincam mais na rua e falam menos sobre o medo, mas, geralmente, não podem sair desacompanhadas. A condição econômica das famílias é mais homogênea, todas tem ocupações elementares e mesmo assim prevalece a desigualdade sobre as crianças negras que mesmo estando em condições semelhantes, ainda precisam lidar com o racismo e as "feridas" causadas por ele. A análise revelou que as redes de interdependência das crianças são permeadas pela desigualdade, pelo medo, pela falta de segurança e pelo racismo, fatores que impactam negativamente na construção de suas identidades individuais, especialmente, na criança negra que nem consegue se reconhecer como tal alimentando uma rejeição ao próprio corpo, utilizando de estratégias diversas para fugir do estigma de assumir uma identidade negra. Palavras-chave: Infância. Espaço. Relações étnico-raciais.Abstract: This dissertation aims at analyzing the webs of interdependencies in which are black and white children both in the neighborhood called Campo de Santana (southern region) and the one called Santa Felicidade (northern region), in the city of Curitiba. It was done through the articulation of the following concepts: childhood, space and racial/ethnic relations. This research is based especially on the figurational sociology of Norbert Elias, with support from the theoretical framework of both sociology of childhood and racial/ethnic relations. Conversations with 12 children from each neighborhood were carried out after data collection from national and city researches about public equipment for leisure, culture and safety as well as neighborhood characterization. The children are students in the teaching system of Curitiba and there were 6 who were black and 6 who were white. Their ages varied between 9 and 11 years old. The conversations were about the neighborhood space usage where they live and in the city as a whole. The study starts from the following research question: how do black and white children build their identities from the constitution of their web of interdependencies in the specific contexts of Santa Felicidade and Campo do Santana neighborhoods and of the city of Curitiba? A spatial segregation that keeps poorer and black population in the southern region of the city, where there is lack of public equipment and a few spaces targeted to children was revealed. On the other hand, there is such a variety of public and private spaces, including parks and safety and cultural equipment in the northern region. Despite the diversity of spaces in the northern region, fear stops children from visiting and living these spaces. There is preference for private and closed spaces because of the feeling of safety that they convey. The black children have disadvantages when compared to the white ones, accessing and using the neighborhood and city spaces (public and private) poorly. The financial situation of families in the northern region are more heterogeneous, but most of mothers and fathers have elementary occupations, that is, they are from the working class. In the southern region, mobility is more restricted to neighborhood spaces and children play on the street and talk less about fear, even not being able to go out alone. The financial condition of families is more homogenous, since all of them have elementary occupations. Even so, the disparity with black children prevails, since they must deal with racism and the scars caused by it. The analysis demonstrated that the webs of interdependencies are permeated by disparity, fear, lack of safety and racism which impacts negatively in the construction of their individual identities. It happens especially with the black child who cannot even see her/himself as that, what develops a rejection to her/his own body that makes the child use many different strategies to scape from the stigma of assuming a black identity. Keywords: Childhood. Space. Racial/ethnic relations.186 p. : il. (algumas color.), grafs.application/pdfRelações étnico-raciaisEducaçãoCriançasEspaços públicos - Curitiba (PR)Curitiba em preto e branco : infância, espaço e relações étnico-raciais na cidade modeloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCIA CRISTINA DOS SANTOS.pdfapplication/pdf3997203https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56137/1/R%20-%20D%20-%20MARCIA%20CRISTINA%20DOS%20SANTOS.pdff13cc032caa4ece15c2f0f1e9d7871d3MD51open access1884/561372018-11-19 12:17:10.761open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56137Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-11-19T14:17:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Curitiba em preto e branco : infância, espaço e relações étnico-raciais na cidade modelo |
title |
Curitiba em preto e branco : infância, espaço e relações étnico-raciais na cidade modelo |
spellingShingle |
Curitiba em preto e branco : infância, espaço e relações étnico-raciais na cidade modelo Santos, Marcia Cristina dos, 1984- Relações étnico-raciais Educação Crianças Espaços públicos - Curitiba (PR) |
title_short |
Curitiba em preto e branco : infância, espaço e relações étnico-raciais na cidade modelo |
title_full |
Curitiba em preto e branco : infância, espaço e relações étnico-raciais na cidade modelo |
title_fullStr |
Curitiba em preto e branco : infância, espaço e relações étnico-raciais na cidade modelo |
title_full_unstemmed |
Curitiba em preto e branco : infância, espaço e relações étnico-raciais na cidade modelo |
title_sort |
Curitiba em preto e branco : infância, espaço e relações étnico-raciais na cidade modelo |
author |
Santos, Marcia Cristina dos, 1984- |
author_facet |
Santos, Marcia Cristina dos, 1984- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ferreira, Valéria Milena Röhrich Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marcia Cristina dos, 1984- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações étnico-raciais Educação Crianças Espaços públicos - Curitiba (PR) |
topic |
Relações étnico-raciais Educação Crianças Espaços públicos - Curitiba (PR) |
description |
Orientadora: Prof. Dra. Valéria Milena Rohrich Ferreira |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-19T14:17:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-11-19T14:17:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/56137 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/56137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
186 p. : il. (algumas color.), grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56137/1/R%20-%20D%20-%20MARCIA%20CRISTINA%20DOS%20SANTOS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f13cc032caa4ece15c2f0f1e9d7871d3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860354912813056 |