As representações de gênero e a educação feminina no Paraná Oitocentista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Graciele Dellalibera de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/55867
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Juarez José Tuchisnki dos Anjos
id UFPR_b4ff4fc78c3f8fc4d60577eb38bc2e50
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55867
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Mello, Graciele Dellalibera deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAnjos, Juarez José Tuchinski dos2018-11-20T12:50:03Z2018-11-20T12:50:03Z2018https://hdl.handle.net/1884/55867Orientador: Prof. Dr. Juarez José Tuchisnki dos AnjosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 21/03/2018Inclui referências: p.232-260Resumo: A pesquisa tem como objeto de estudo as representações de gênero e a educação feminina proposta pelos colégios particulares no Paraná Oitocentista, durante o período de 1849 a 1886. O problema incide em saber que tipo de instrução feminina teria ocorrido nos colégios particulares da região do Paraná na delimitação temporal escolhida. A hipótese do trabalho é a de que, no período de 1849 a 1886, dialogando com as representações de gênero vigentes, os colégios particulares femininos existentes na região propuseram-se a ofertar às meninas, das classes médias e altas, a exemplo do que ocorria em outras províncias, uma educação pautada no ideal de mulher burguesa, detentora de certos dotes intelectuais, domésticos e artísticos que deveriam estar a serviço da família. O objetivo geral será o de investigar o tipo de instrução feminina proposta pelos colégios particulares do Paraná Oitocentista, entre os anos de 1849 a 1886. Os objetivos específicos são: 1) Identificar as representações produzidas sobre as mulheres, bem como as condições em que se encontravam nesta porção geográfica em relação a outras regiões do Império; 2) Analisar as representações presentes na imprensa sobre a educação feminina e os modelos de educação a elas ofertados nos colégios particulares da Província do Paraná, enfatizando as diferenças e especificidades de gênero e de saberes, entre os currículos dos estabelecimentos voltados à instrução de ambos os sexos; 3) Investigar, a partir da trajetória da aluna de um dos colégios paranaenses do período - a pintora Iria Correa - o papel que o modelo de educação feminina, perpassado pelo ensino do desenho e da pintura amadora proposto nessas instituições, pode ter ocupado na vida e na história das mulheres que viveram nesta parte do Brasil do século XIX. Sendo a construção de gênero passível de ser moldada, ela também é uma representação social, elaborada e difundida através de discursos e práticas, como nos jornais, por exemplo, e nas diferentes instituições sociais, como parece ter sido o caso dos colégios voltados à educação feminina. Dois conceitos são importantes para a verificação dessa hipótese e a condução da presente pesquisa: o de representação, de Roger Chartier (1993), e o de gênero, conforme proposto por Joan Scott (1990). As fontes que serão interrogadas na pesquisa são constituídas por seis grandes blocos: a imprensa periódica paranaense, a documentação oficial (legislação escolar, os relatórios dos presidentes da Província e Inspetores Gerais), as correspondências de governo, relatos de viajantes e imagens variadas. Palavras-chave: Gênero; Educação; Arte; Paraná Oitocentista; Século XIX.Abstract: This research studies the gender representations and the female education occurred at the private schools of the state of Paraná during the 1800's, specifically between 1849 and 1886. We want to investigate what kind of female instruction occurred at the private schools in the 19th century in the state of Paraná. The hypothesis is that between 1849 and 1886, the female private schools located in the state of Paraná offered to the high and middle class girls an education based on the ideal of the bourgeois woman; this ideal puts women as the possessor of certain intellectual, domestic and artistic gifts that would always be at the service of the family; this concept dialogues with the existing gender representations, similar to what happened in other provinces. The main objective is to verify what kind of instruction the female private schools offered to the 1800's Paraná girls, specifically between 1849 and 1886. The specific objectives are: 1) to identify how women were represented in this geographical portion, as well as how those representations compare to the rest of the Empire; 2) to analyze how women education is represented by the press at that time and what were the educational models offered to the girls by the private schools of the Province of Paraná, emphasizing the gender differences and school subjects specificities related to the curriculum of educational establishments of both sexes; 3) to investigate what part the female educational model might have taken in the life of the 1800's Paraná women, using the trajectory of Iria Correa (one of the students of the schools at that time) as a study subject. Considering that the social gender construction is malleable, it is also a social representation made and spread through speeches and actions (like in the newspapers) and in different social institutions, which looks like the case of the private schools that focused the female education. In order to check this hypothesis and conduct this research, we must take two concepts into consideration: the Roger Chartier's (1993) representation concept, and Joan Scott's (1990) gender concept. The sources that will be questioned in this research are made of six bigger groups: Paraná's periodic press, official documentation (school legislation, the province presidents' and general inspectors' reports), government correspondence, travelers' descriptions and pictures. Keywords: Gender; Education; Art; 1800's Paraná; 19th century.260 p. : il. (algumas color.).application/pdfEducação femininaEducaçãoGênero - Mulheres - Condições sociaisAs representações de gênero e a educação feminina no Paraná Oitocentistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GRACIELE DELLALIBERA DE MELLO.pdfapplication/pdf14446605https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55867/1/R%20-%20D%20-%20GRACIELE%20DELLALIBERA%20DE%20MELLO.pdfab845f807a4121e05ec2cc3c2a7218c6MD51open access1884/558672018-11-20 10:50:03.592open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55867Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-11-20T12:50:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As representações de gênero e a educação feminina no Paraná Oitocentista
title As representações de gênero e a educação feminina no Paraná Oitocentista
spellingShingle As representações de gênero e a educação feminina no Paraná Oitocentista
Mello, Graciele Dellalibera de
Educação feminina
Educação
Gênero - Mulheres - Condições sociais
title_short As representações de gênero e a educação feminina no Paraná Oitocentista
title_full As representações de gênero e a educação feminina no Paraná Oitocentista
title_fullStr As representações de gênero e a educação feminina no Paraná Oitocentista
title_full_unstemmed As representações de gênero e a educação feminina no Paraná Oitocentista
title_sort As representações de gênero e a educação feminina no Paraná Oitocentista
author Mello, Graciele Dellalibera de
author_facet Mello, Graciele Dellalibera de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Graciele Dellalibera de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Anjos, Juarez José Tuchinski dos
contributor_str_mv Anjos, Juarez José Tuchinski dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação feminina
Educação
Gênero - Mulheres - Condições sociais
topic Educação feminina
Educação
Gênero - Mulheres - Condições sociais
description Orientador: Prof. Dr. Juarez José Tuchisnki dos Anjos
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-20T12:50:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-20T12:50:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/55867
url https://hdl.handle.net/1884/55867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 260 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55867/1/R%20-%20D%20-%20GRACIELE%20DELLALIBERA%20DE%20MELLO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ab845f807a4121e05ec2cc3c2a7218c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860872984854528